1996 - Tieta do Agreste - Trilha sonora de Caetano Veloso


O filme "Tieta do Agreste", lançado em 1996, tem direção de Cacá Diegues e é baseado no célebre romance homônimo de Jorge Amado. Caetano Veloso foi convidado para compor a trilha sonora e contou com Jaques Morelenbaum na produção musical, arranjos e regência. Gal Costa, Zezé Motta e a Didá, banda de Salvador composta exclusivamente por mulheres, também participaram do projeto. A Luz de Tieta é hit imediato, tão pedida nos BIS de shows de Caetano e Vento foi inspirada quando o cantor visitou Barra do Itariri e o Sítio do Conde, na Bahia, locais de filmagens. Miragem de Carnaval, cantada em bolero por Zezé Motta e em bossa por Caetano, remete à Manhã de Carnaval, canção integrante da trilha sonora de "Orfeu Negro" (1959), feita por Antônio Carlos Jobim. Coração-pensamento é belíssima. Ainda em 1996, Caetano e Gal Costa se reencontraram nos palcos acompanhados pela banda Didá em breve excursão divulgando os temas do filme.

Caetano: "O Jaquinho foi fundamental para o trabalho. Eu tinha as ideias apenas usando o violão e a voz e ele transformava em música. Tive tempo e condições de trabalhar. Fiz tudo inspirado pelos atores. Sônia Braga é uma rainha mesmo, o filme é a confirmação de sua grandeza. Há paixões diferentes, coisas divinas, como os trabalhos de Claudia Abreu e Patrícia França. Marília Pêra está maravilhosa e fiquei apaixonado por Chico Anísio." (Caetano Veloso para o Jornal O Globo, 1996).

"Um filme como "Tieta" eu acho um acontecimento grandioso na história da cultura de massas no Brasil. Ele aponta para o fato de que esse desejo de se fazer cinema no Brasil, um cinema que seja uma cultura audiovisual nossa, que nos enriqueça, que nos ajude a nós mesmos nos entendermos, resolvermos a nossa vida e que caminhe conosco; isso daí se prova com um filme desse: é factível e está nas nossas mãos colaborar para que isso se efetive ou não. Quando Cacá Diegues me disse que Sônia Braga tinha sugerido que fizessem uma adaptação cinematográfica da famosa história de Jorge Amado, "Tieta do Agreste", e ele me pediu que para isso eu fizesse a música, eu logo pensei numa voz. Uma voz que várias vezes já tinha acompanhado a imagem de Sônia Braga em sucessivas adaptações de histórias de Jorge Amado, uma voz que, na verdade, já estava ligada ao cinema brasileiro desde "Terra em Transe" mas, sobretudo, uma voz que estava sempre comigo. A voz de Gal Costa." (Caetano Veloso para o Canal Multishow, 1996). 

"Normalmente faço pedaços de letras, ou pedaços de músicas, ou tudo junto. Mas para este filme fiz as músicas antes." (Caetano Veloso para a Revista Caras, 1996).

"Entre outras virtudes, "Tieta" tem uma dicção já amadurecida do cinema brasileiro. Você não faz um esforço brutal como foi o do cinema novo, iniciado heroicamente por Glauber Rocha nos anos 60, sem que depois veja frutos. "Tieta" é a prova. E o roteiro, os diálogos são fundamentais. "Serviu?", diz Sônia Braga, quando dá o uniforme da Seleção Brasileira ao sobrinho. "Deu", diz ele. "Deu direitinho". Tem essas graças." (Caetano Veloso para a Folha de S. Paulo, 1996).

Cacá Diegues: "Fazer um filme inspirado em obra de Jorge Amado, com roteiro de João Ubaldo Ribeiro e Antonio Calmon, uma equipe técnica do nível da que tivemos e um elenco que é um olimpo da representação, é mais que um privilégio, é um presente que o cinema nos dá. Entre tais bênçãos, Caetano Veloso é uma especial. Antes de tudo, porque ele é um dos artistas brasileiros mais importantes do século, além de generoso militante de causas quase sempre luminosas no mundo das ideias. Foi ele, por exemplo, o responsável pelo primeiro passo da atual retomada do cinema brasileiro, quando reacendeu nosso orgulho com a canção Cinema Novo, parceria com Gilberto Gil.
Nós sempre pensamos em "Tieta do Agreste" como um filme com uma espinha musical, a música integrada em sua estrutura narrativa. Assim, não convidamos Caetano para escrever algumas canções, mas para que se responsabilizasse pela totalidade da trilha. Começamos a trabalhar juntos ainda durante a escritura do roteiro, quando discutimos a participação da música em cada cena, escolhendo aquelas em que ela teria papel relevante na encenação, quase que como um "número musical". A tal ponto que, cada vez que íamos rodar uma dessas cenas, a equipe técnica a identificava assim: "Essa é daquelas pro Caetano!".
Encerradas as filmagens, passamos a assistir juntos às fitas de cada versão da montagem, enquanto ele ia compondo os temas e adaptando-os ao que via. Mesmo depois de começadas as gravações, com arranjos do genial maestro Jaques Morelenbaum, Caetano ainda ia conosco para a montagem sincronizar e adaptar as peças. Sua música nos inspirava modificações na escolha das imagens, na articulação entre elas.
À sua intervenção em nossas conversas sobre o roteiro e, depois, na criação e sincronização da trilha, devemos, em muitos aspectos, o que este filme pode vir a ser. Apesar de surpreendente timidez e delicado pudor em externá-las, muitas de suas ideias influíram bastante na encenação e, depois, na montagem do filme. Essas ideias sempre partiam de uma exaltante cumplicidade com a obra e, sobretudo, de uma exemplar e intransigente fidelidade a uma lógica e a uma estética de artista - radicalmente artista.
Mesmo que não se encarregasse da música de "Tieta", Caetano estaria de algum modo presente neste filme. Como, ainda que de uma maneira nem sempre explícita, ele estará presente na maior parte dos filmes dos cineastas brasileiros, que tiveram a sorte e a responsabilidade de serem seus contemporâneos". (Jornal O Globo, 1996). 

Caetano e Didá Banda Feminina gravam o clipe de "A Luz de Tieta".

Caetano e Gal no show de lançamento de "Tieta do Agreste", 1996. 

Lista de Músicas

1 - A Luz de Tieta - Caetano Veloso e Gal Costa
(Caetano Veloso)

2 - Imaculada - Instrumental
(Caetano Veloso)

3 - O Motor da Luz - Gal Costa
(Caetano Veloso)

4 - Coração-pensamento - Caetano Veloso
(Caetano Veloso)

5 - Perpétua e Zé Esteves - Instrumental
(Caetano Veloso)

6 - Tieta Sorri Para Perpétua (A Luz de Tieta) - Instrumental
(Caetano Veloso)

7 - Venha Cá - Gal Costa
(Caetano Veloso)

8 - Ascânio no Jeguinho (Coração-pensamento) - Instrumental
(Caetano Veloso)

9 - Zé Esteves - Instrumental
(Caetano Veloso)

10 - Tieta e Ascânio (Coração-pensamento) - Instrumental
(Caetano Veloso)

11 - Coraçãozinho - Gal Costa e Flora Diegues
(Caetano Veloso)

12 - Miragem de Carnaval - Zezé Motta
(Caetano Veloso)

13 - Leonora na Janela (Coração-pensamento) - Instrumental
(Caetano Veloso)

14 - Vento - Gal Costa
(Caetano Veloso)

15 - Perpétua - Instrumental
(Caetano Veloso)

16 - Tieta Vê Lucas (Venha Cá) - Instrumental
(Caetano Veloso)

17 - Canto das Lavadeiras (O Motor da Luz) - Coro 
(Caetano Veloso, Tradicional)

18 - Construção da Casa (Coraçãozinho) - Instrumental
(Caetano Veloso)

19 - O Prefeito Relembra (Vento) - Instrumental
(Caetano Veloso)

20 - Festa (Vento/A Luz de Tieta/Coração-pensamento/Miragem de Carnaval) - Instrumental
(Caetano Veloso)

21 - Cardo Vai Embora (Imaculada/Vento) - Caetano Veloso
(Caetano Veloso)

22 - Tonho e Tieta (Zé Esteves) - Instrumental
(Caetano Veloso)

23 - Final (Vento/Coração-pensamento/O Motor da Luz) - Texto: Sônia Braga
(Caetano Veloso)

24 - Miragem de Carnaval - Caetano Veloso
(Caetano Veloso)

Vamos às Letras.

1 - A Luz de Tieta (Caetano Veloso) - Caetano Veloso e Gal Costa

Todo dia é o mesmo dia,
A vida é tão tacanha
Nada novo sob o sol
Tem que se esconder no escuro
Quem na luz se banha
Por debaixo do lençol

Nessa terra a dor é grande
E a ambição pequena
Carnaval e futebol
Quem não finge,
Quem não mente,
Quem mais goza e pena
É que serve de farol

Existe alguém em nós
Em muitos dentre nós
Esse alguém
Que brilha mais do que
Milhões de sóis
E que a escuridão
Conhece também

Existe alguém aqui
Fundo no fundo de você,
De mim
Que grita pra quem quiser ouvir
Quando canta assim:

Eta
Eta, eta, eta
É a lua, é o sol é a luz de Tieta,
Eta, eta!

Toda noite é a mesma noite,
A vida é tão estreita
Nada de novo ao luar
Todo mundo quer saber
Com quem você se deita
Nada pode prosperar
É domingo, é fevereiro,
É sete de setembro,
Futebol e carnaval
Nada muda, é tudo escuro
Até onde eu me lembro
Uma dor que é sempre igual

2 - Imaculada (Caetano Veloso)

Instrumental 

3 - O Motor da Luz (Caetano Veloso) - Gal Costa

Quem desligou o motor da luz?
Ai, que aperto no meu coração!
O meu bem foi-se embora
E na noite lá fora
O mar agora só me diz não
Ai de quem vive na escuridão
Nunca vê o clarão de um prazer
Vida sem liberdade
Sombra de uma saudade
Resta uma só vontade: morrer
Sem amor onde é que eu vou chegar,
Se é o amor que nos guia e conduz?
Nunca andei tão perdida
Será minha esta vida?
Quem desligou o motor da luz?

4 - Coração-pensamento (Caetano Veloso) - Caetano Veloso

Um baguinho de jaca,
Um jeguinho que empaca,
Um casal de mosquitos no ar
E o coração de'de'mim
Quer parar, disparar
Coisa louca é gostar!
O pensamento não quebra
Na praia da boca
Não posso falar
E o mar...
Ai, o mar...

Uma nuvem rosada,
Uma palma suada, 
Uma planta molhada de pé
É o coração que diz sim
Diz que não, diz assim
Num clarão de luar
E o pensamento não diz
Sou feliz, infeliz
Onde é que isso vai dar?
No mar...
Ai o mar...

Uma música doce no céu
Travo de féu na minha voz
Canta tudo de você que eu
Cubro com véu prendo com nós

Minha coisa querida,
Meu bem, minha vida,
Meu sonho, meu raio de sol
Desde o dia em que te vi
Bem-te-vi, bem-te-vi
Que só faço sonhar
Meu coração - pensamento
Não dá mais aqui
Não encontra lugar
E o mar...
Nem no mar

5 - Perpétua e Zé Esteves (Caetano Veloso)

Instrumental

6 - Tieta Sorri Para Perpétua (A Luz de Tieta) (Caetano Veloso)

Instrumental

7 - Venha Cá (Caetano Veloso) - Gal Costa

Venha cá, não morra
Venha amar, oi, socorra
Quem lhe dá doçura
Quem no ar, oi, segura
Seu olhar.
Tudo embaixo do céu
Tudo em volta do mar
Vadeia
Vem amar, oi, na areia
Vem dormir na cama
Bem-te-vi, oi, lhe chama
Maturi gostoso
Sapoti, oi, meu gozo
Chegue aqui.
Lua nos coqueirais
Mas você é bem mais bonito
Venha cá, oi, cabrito
Vem me ver, meu nêgo
Vem trazer, oi, sossego
Vem dendê, vem coentro
Vem que o sol, oi, é dentro
Vem viver. 

8 - Ascânio no Jeguinho (Coração-pensamento) (Caetano Veloso)

Instrumental

9 - Zé Esteves (Caetano Veloso)

Instrumental

10 - Tieta e Ascânio (Coração-pensamento) (Caetano Veloso)

Instrumental

11 - Coraçãozinho (Caetano Veloso) - Gal Costa e Flora Diegues

Não sei onde aprendi a cantar
Só sei que não consigo esquecer
Cantiga vem do céu
Vem do mato e vem do mar
Faz o meu coraçãozinho doer

12 - Miragem de Carnaval (Caetano Veloso) - Zezé Motta

Você sorriu pra mim
Depois sumiu na multidão
Será que foi miragem de Carnaval
Ou o amor me mandou seu sinal?

Manhã e eu nem dormi
Cabeça cheia de canções
"Eu sou negão", "Aurora",
"Frevo mulher", "Mal-me-quer",
"Faraó"... me perdi.

Misturo meus carnavais
E não distingo mais
Fatos de ilusões
São melodias demais
É preciso ter mais
De mil corações

Porém pra lá de abril
E já bem longe do verão
Você virá do coração do Brasil
E trará o meu sonho na mão

13 - Leonora na Janela (Coração-pensamento) (Caetano Veloso)

Instrumental

14 - Vento (Caetano Veloso) - Gal Costa

Vento, pastor da curva do mar
Vim te sentir passar
Volta do mundo
Tu és o meu lugar

Vento daqui, de longe, de lá
Meu verdadeiro lar
Voz do coqueiro
Que manda a duna andar

Quero te ver brincando
Entre onda e onda
Quero te ouvir
Cantando no bambu
Quero que me perguntes
E que eu te responda
Não contes a ninguém
Esconde em teu azul

Palha da palma
Das asas dos anjinhos
Saia rendada, tuba, procissão
Roça na minha pele,
Me faz carinho
Me ensina o que eu já sei
Meu mestre e meu irmão

Vento de tempo,
Espaço e canção
Ave de arribação
Vida da vela
Entrada do avião

Vento sem pena e sem ilusão
Sem Deus e sem razão
Bafo de estrela
Sopro no coração

15 - Perpétua (Caetano Veloso)

Instrumental

16 - Tieta Vê Lucas (Venha Cá) (Caetano Veloso)

Instrumental

17 - Canto das Lavadeiras (O Motor da Luz) (Caetano Veloso, Tradicional)

Encontrei senhora
Na beira do rio
Lavando os paninhos
Do seu bento fio
Senhora lavava
José estendia
Menino chorava
Do frio que fazia

Não chore meu menino
Não chore meu irmão
A faca que corta
Dá golpe sem dor
A faca que corta
Dá golpe sem dor

18 - Construção da Casa (Coraçãozinho) (Caetano Veloso)

Instrumental

19 - O Prefeito Relembra (Vento) (Caetano Veloso)

Instrumental

20 - Festa (Vento/A Luz de Tieta/Coração-pensamento/Miragem de Carnaval) (Caetano Veloso)

Instrumental

21 - Cardo Vai Embora (Imaculada/Vento) (Caetano Veloso) - Caetano Veloso

Vento de tempo,
Espaço e canção
Ave de arribação
Vida da vela
Entrada do avião

Vento sem pena e sem ilusão
Sem Deus e sem razão
Bafo de estrela
Sopro no coração

22 - Tonho e Tieta (Zé Esteves) (Caetano Veloso)

Instrumental

23 - Final (Vento/Coração-pensamento/O Motor da Luz) (Caetano Veloso) - Texto: Sônia Braga

Tieta, Jairo. Me chama de Tieta, só. 

24 - Miragem de Carnaval (Caetano Veloso) - Caetano Veloso

Você sorriu pra mim
Depois sumiu na multidão
Será que foi miragem de Carnaval
Ou o amor me mandou seu sinal?

Manhã e eu nem dormi
Cabeça cheia de canções
"Eu sou negão", "Aurora",
"Frevo mulher", "Mal-me-quer",
"Faraó"... me perdi.

Misturo meus carnavais
E não distingo mais
Fatos de ilusões
São melodias demais
É preciso ter mais
De mil corações

Porém pra lá de abril
E já bem longe do verão
Você virá do coração do Brasil
E trará o meu sonho na mão








Ficha Técnica

Produção Musical, Arranjos e Regência de Jaques Morelenbaum
Produção Executiva: Paula Lavigne, Connie Lopes e Felippe Llerena
Assistente de Produção Musical: Marcelo Costa
Assistente de Produção Executiva: Robert Archey 
Gravado no Estúdio Companhia dos Técnicos, Rio de Janeiro
Gravação de percussão da Didá Banda Feminina no Estúdio WR Salvador
Regência da Didá: Adriana Portela
Mixado no Right Track Recording, New York
Criação de capa: Fernando Pimenta
Fotos do filme: Luciano Justo
Fotos de Caetano e Gal: Bob Wolfenson e Rogério Faissal

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)