2005 - Onqotô - Trilha sonora de Caetano Veloso e José Miguel Wisnik


Onqotô (2005) uniu Caetano Veloso e José Miguel Wisnik na criação da trilha sonora do balé que comemorou os 30 anos do Grupo Corpo, mais importante companhia de dança do país. A apresentação, inspirada na música, girava em torno da criação do universo e da perplexidade do homem diante do cosmos. Tudo surgiu da frase de Nelson Rodrigues, lembrada por Wisnik, que dava ao clássico Flamengo versus Fluminense espaço e tempo antes do nada. Ou do tudo. Dentre os nove temas, Caetano musicou um trecho de Os Lusíadas, de Luís de Camões e Wisnik transformou a poesia Mortal Loucura do poeta baiano Gregório de Matos em moda de viola. Madre Deus, de Caetano, cita Carlos Drumond de Andrade: "E as coisas findas / Muito mais que lindas / Essas ficarão". Em 2011, Gal Costa gravou a música no álbum Recanto

Caetano: "Várias coisas se reuniram aqui: os 30 anos do Corpo, a primeira oportunidade de compor para dança, a colaboração com meu amado Zé Miguel. Fui parar no Candeal para esperar que os garotos percussionistas da Bahia criassem imagens sonoras do universo. Zé Miguel e eu tínhamos um mote que nós mesmos inventamos. Tínhamos nosso carinho pelo Corpo. E glosamos multiplicadamente. Ele foi a Gregório de Matos e eu fui a Camões. Cruzamos os nossos cantos. Achamos a voz humana de Greice para refazer em tom pedestre a pergunta terrível dos Lusíadas: on'q'o'tô?, onde (é) que eu estou? "onde pode acolher-se um fraco humano"? Com amor, terror e humor, conversamos com os cosmólogos, com os místicos, com os dois poetas, com o dramaturgo escandaloso e moralista. E oferecemos os resultados musicais dessa conversa, nossa música de homens de palavra, aos corpos dos bailarinos do Corpo. Rodrigo intermediou. Mais que isso: criou retroativamente o sentido do que fizemos; refez o mote e as camadas de glosa de modo a provar que tudo tinha sido dançado antes de ser escrito." (Caetano Veloso. Texto do encarte do espetáculo, 2005). 

Wisnik: "Entre tudo o que, de essencial, foi dito aqui sobre Onqotô por Caetano, e que compartilhamos totalmente, e, tudo o mais que não carece dizer, porque, afinal, "é só isso" o nosso refrão, digo ainda algumas palavras sobre músicos e músicas. Só na Bahia, talvez, se pudesse começar com tanta facilidade uma composição para dança, quando o que se tinha de início era não uma partitura de notas musicais, mas de idéias, que se aglutinavam em núcleos sonoros e poéticos. Os percussionistas do Candeal (entre eles o Hip Hop Roots) deram o primeiro corpo, e a eles se somaram o fla-flu das flautas de Carlos Malta, as guitarras de Jr. Tostoi, os violões de Luiz Caldas, os achados de Carlinhos Brown, os scratches do DJ Cia, as vozes do Banda de Boca, mais os pianos, os violinos, os improvisos vocais e outras linhas instrumentais. A composição foi se fazendo e se desdobrando ao longo das gravações. Um tal método seria inviável sem a regência e a colaboração criativa de Alê Siqueira, nosso produtor paulistano que escolheu, desde alguns anos, morar em Salvador, que é capaz de transitar com enorme facilidade da música eletroacústica às orquestras percussivas da Bahia, e de propor formas lúcidas a esses materiais todos. E, dessa vez, a ponte Bahia-São Paulo começa em Minas, atravessa Minas e retorna a Minas: ao sonho raro de trabalhar com o Grupo Corpo." (José Miguel Wisnik. Texto do encarte do espetáculo, 2005).

"Conversávamos à toa sobre como ter nomeado o começo do universo de Big Bang era de certa forma entregar esse momento ao império anglo-saxônico. Big Bang remete imediatamente a Big Ben, símbolo do poder do Império Britânico. Remete a big band, símbolo do poder da música americana; a bang bang, o poder do cinema americano, a Big Mac, o poder da comida americana... Aí, lembrei de uma frase de Nelson Rodrigues: "O Fla-Flu começou 40 minutos antes do nada". Quando veio a encomenda do Corpo, achamos que isso, renomear o momento inicial do Universo para Fla-Flu, seria um bom mote, um estímulo para começar uma música de 40 minutos.
Há na música influência baiana, mineira e paulista. Eu e o Alê Siqueira somos de São Paulo. Ele é paulistano, bem paulista, formado em música na USP e com experiências em estúdio de música eletro-acústica. A essa experiência de música de ponta especulativa, o Alê junta um conhecimento grande de estúdio e um encantamento pela percussão baiana que o fez mudar para a Bahia e fazer seu estúdio lá." (José Miguel Wisnik para o Jornal O Globo, 2005). 

José Miguel Wisnik e Caetano Veloso

Performance do Grupo Corpo. Foto: José Pederneiras.

Lista de Músicas

1 - Fla-Flu
(Caetano Veloso, José Miguel Wisnik)

2 - É Só Isso
(Caetano Veloso, José Miguel Wisnik)

3 - Madre Deus
(Caetano Veloso)

4 - A Cobra do Caos
(Caetano Veloso, José Miguel Wisnik)

5 - Mortal Loucura
(Gregório de Matos, José Miguel Wisnik)

6 - Big Bang Bang
(Caetano Veloso, José Miguel Wisnik)

7 - Tão Pequeno
(Luís de Camões, Caetano Veloso)

8 - Pesar do Mundo
(Paulo Neves, José Miguel Wisnik)

9 - Onqotô
(Caetano Veloso, José Miguel Wisnik)

Vamos às Letras.

1 - Fla-Flu (Caetano Veloso, José Miguel Wisnik)

Vozes: Caetano Veloso, Greice Carvalho, José Miguel Wisnik, Tuzé de Abreu
Flautas e flautim: Carlos Malta
Arranjo para flautas: Alê Siqueira

2 - É Só Isso (Caetano Veloso, José Miguel Wisnik)

É só isso

Voz: Caetano Veloso
Piano e piano preparado: José Miguel Wisnik
Percussões: Boghan Costa, Elton, Gustavo Di Dalva, Léo Bit Bit, Márcio Victor

3 - Madre Deus (Caetano Veloso)

Frente às estrelas
Costas contra a madeira
No ancoradouro
De Madre Deus
Meus olhos vão
Com elas
No vão
Meu corpo todo desmede-se
Despede-se de si
Descola-se do então
Do onde
Longe do longe
Some o limite
Entre o chão e o não

Frente ao infinito
Costas contra o planeta
Já sou a seta
Sem direção
Instintos e sentidos
Extintos
Mas sei-me indo
E as coisas findas
Muito mais que lindas
Essas ficarão
Dizia
A poesia
E agora nada
Não mais nada não

Voz: José Miguel Wisnik
Assovio: Caetano Veloso
Violões: Alê Siqueira, Camilo Carrara (gentilmente cedido pela Azul Music)
Clarinetes: Luca Raele
Vibrafone: André Juarez
Contrabaixo: Célio Barros
Violinos: Koiti Watanabe, Laércio Diniz, Maria Ester Brandão, Nadilson Gama
Teclados e percussões: Alê Siqueira
Arranjo: Alê Siqueira

4 - A Cobra do Caos (Caetano Veloso, José Miguel Wisnik)

Vozes: Caetano Veloso
Percussões: Boghan Costa, Elton, Gustavo Di Dalva, Léo Bit Bit, Márcio Victor

5 - Mortal Loucura (Gregório de Matos, José Miguel Wisnik)

Na oração, que desaterrra ................................ a terra,
Quer Deus que a quem está o cuidado ............... dado,
Pregue que a vida é emprestado ...................... estado,
Mistérios mil que desenterra ........................... enterra.

Quem não cuida de si, que é terra, ...................... erra,
Que o alto Rei, por afamado ........................... amado,
É quem lhe assiste ao desvelado ......................... lado,
Da morte ao ar não desaferra, ........................... aferra.

Quem do mundo a mortal loucura ...................... cura,
A vontade de Deus sagrada ............................ agrada
Firmar-lhe a vida em atadura .............................. dura.

Ó voz zelosa, que dobrada ................................ brada,
Já sei que a flor da formosura, .......................... usura,
Será no fim dessa jornada ................................... nada. 

Voz: Caetano Veloso
Violões de 12 cordas: Luiz Caldas
Voz, piano, vocais: José Miguel Wisnik
Violino barítono: Felipe de Souza
Cuíca, teclado de percussionista, vergalhão: Carlinhos Brown
(Participação Especial)

6 - Big Bang Bang (Caetano Veloso, José Miguel Wisnik)

se tudo começou no big bang
só tinha que acabar no big mac
mas
se a partida já estava começada
quarenta minutos antes do nada
então
é
fla-flu
então
é
maracanã
lotado
de
pulsão
de
mais
e
o
sopro
divino
criador
cantou
fla-flu
faça
-
se
a
luz
flato-flou
flight-flucht
fiat lux
ptyx
e
expulsou
o
universo
do
universo
um

Voz: Caetano Veloso
Vocais: Banda de Boca: Amo Júnior, Fábio Eça, Hiran Monteiro, Neto Moura, Poliana Monteiro
Baixo de boca: Arno Júnior
Beat Box: Fábio Eça
Pedaleira de efeitos: Jr. Tostoi
Scratches: Dj Cia.
Dedédrumm: Dedé
Percussões: Boghan Costa, Elton, Gustavo Di Dalva, Léo Bit Bit, Márcio Victor
Arranjo vocal: Alê Siqueira

7 - Tão Pequeno (Luís de Camões, Caetano Veloso)

Onde pode acolher-se um fraco humano,
Onde terá segura a curta vida,
Que não se arme e se indigne o Céu sereno
Contra um bicho da terra tão pequeno?

Voz: Greice Carvalho
Violão: Caetano Veloso
Guitarras: Jr. Tostoi

8 - Pesar do Mundo (Paulo Neves, José Miguel Wisnik)

Pesar de tudo
Pesar do peso
Pesar do mundo
Sobre si mesmo
Pesar de nuvem
Pesar de chumbo
Pesar de pluma
Pesar do mundo
Desponta estrela
No vão imenso
Por ti suspenso
À tua espera

Tudo se afronta
Pedra com pedra
A própria onda
Quando se quebra
A melodia
Onde me leva
Onde alivia
Onde me pesa
Tudo se agita
Durante a queda
O que sustenta
A nossa terra?

E nesse quando
Somente um ritmo
Peso e balanço
Um som legítimo
Canção sem medo
De você pra mim
Ó meu segredo
Te rezo assim:
Desde o princípio 
Ao ponto cego
Eu arremesso
Um eco sem fim

Voz: Caetano Veloso
Piano, vocal: José Miguel Wisnik
Acordeom: Marcelo Jeneci
Percussões: Boghan Costa, Elber

9 - Onqotô (Caetano Veloso, José Miguel Wisnik)

Vozes: Caetano Veloso, José Miguel Wisnik
Piano: José Miguel Wisnik
Flautas e pífaros: Carlos Malta
Scratches: DJ Cia.
Delays: Alê Siqueira, Gustavo Lenza
Percussões: Hip Hop Roots: Bujão, Dedé, Elber, Furunga, Marquinhos, Pá, Paulinho, Sinho, Zidane
Direção Artística: Felipe de Souza


Ficha Técnica

Trilha musical de Caetano Veloso e José Miguel Wisnik
Produção Musical: Alê Siqueira
Gravado por Alê Siqueira no Estúdio Ilha dos Sapos (BA)
Assistente de gravação: Cristiano Lisboa
Gravações adicionais: YB Studios (SP) por Alê Siqueira e Gustavo Lenza
Assistente de gravação: Vinicius Silva
Gravações de pianos e cordas: Cia do Gato (SP) por Alê Siqueira e José Luiz da Costa
Assistente de gravação: Gustavo D. Valle
Edição e mixagem: Alê Siqueira (Home Studio)
Consultoria de áudio: Flávio de Souza
Masterização: Carlos Freitas / Classic Master
Produção executiva: Patrícia Galvão
Agradecimentos: Cacá Lima, Carlinhos Brown, Katya Osowiec, Ricardo Mosca, Rui e Valter Ohara, Andréa Conceição.

Design gráfico: Guili Seara
Designers assistentes: Alexandre Perocco, Anna Perim, Karine Drumond, Mateus Valadares
Arte final: Túlio Linhares
Produção gráfica: Guilherme Seara Design
Fotos: José Luiz Pederneiras
Foto José Miguel Wisnik e Caetano Veloso: Gal Oppido

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