Letra só (2003) - Caetano Veloso
Letra só saiu pela Editora Companhia das Letras e é composto por 180 letras de canções de Caetano Veloso. O livro foi lançado em 2003 acompanhado de Sobre as Letras, livro que traz comentários inéditos de Caetano acerca de suas músicas. Os dois volumes foram organizados pelo poeta Eucanaã Ferraz.
Texto da contracapa: Aqui, apartadas da continuidade melódica, as letras de Caetano Veloso reclama nossa concentração em sua materialidade, em sua inscrição, na descontinuidade dos versos e das estrofes. Vemos, então, uma economia do mínimo, mas também longas estruturas narrativas; construções próximas da poesia concreta e armações regulares quanto às estrofes e rimas; simplicidade extrema ao lado de grande sofisticação formal. Não se poderá separar com segurança a ironia, a citação e a paródia nesta poética despida o mais possível de hierarquias e fronteiras seletivas. Modalidades literárias, vocabulário sofisticado e dicção nobre entram em jogo como resíduos de uma tradição introjetada, negada, deformada, a que se chega por sobre os escombros das vanguardas e pela via da música, seja a moderna Bossa Nova, seja a tradicional canção de rádio da década de 50. De qualquer modo, intensidade e paixão ditam o texto, propenso a ser um amplexo que, generosamente, abarca e aceita a "contribuição milionária" de tudo, desde que com isso se exprima uma verdade, a mais íntima. (Eucanaã Ferraz).
Texto da editora: Letra só é uma seleção de letras de Caetano Veloso, organizada pelo poeta e professor de literatura brasileira Eucanaã Ferraz. O volume reúne versos dos quais se suprimiu a música, a fim de dar destaque à inventividade e à riqueza da escrita do compositor. Sobre as letras traz fotos do compositor e comentários do próprio Caetano a respeito da gênese de sua escrita. Caetano é um caso singular na música brasileira. Desde os anos 60, sua obra já apresentava uma mescla de alta cultura com cultura de massa, tendo como principais referências os Beatles, a pop art, o cinema de Godard e a poesia concreta. Além disso, o compositor sempre teve forte inclinação para trabalhar com deslocamentos conceituais e formais, levando ao extremo as dimensões estéticas da canção. Afastadas de sua melodia, as palavras ganham em materialidade e se mostram das mais diversas maneiras: versos econômicos aparecem ao lado de longas estruturas narrativas, construções experimentais convivem com formas tradicionais, simplicidade extrema se mistura a sofisticação formal. A seleção foi feita a partir das familiaridades temáticas ou formais, sem a preocupação de agrupamento por discos ou de seqüência cronológica. Entre os principais temas, estão Santo Amaro da Purificação, a Bahia, o Tropicalismo, a música, o amor, o Brasil, a existência, o cinema, a literatura e o Carnaval. O leitor de Letra só e Sobre as letras poderá confirmar a força dos versos de Caetano, com sua pulsação acelerada e seu forte diálogo com a tradição poética do país. E compreenderá melhor, a partir dos comentários do compositor a respeito das canções, por que suas letras se tornaram uma referência valiosa tanto para a poesia escrita como para a canção brasileira. (Companhia das Letras).
Referência bibliográfica: VELOSO, Caetano. Letra só / Sobre as letras. Organizado por Eucanaã Ferraz. Companhia das Letras. São Paulo, 2003. 424 pág.