Cezar Mendes

Cezinha guardou a música toda em sua alma, intuitivamente entendendo os mistérios da harmonia. O som do seu violão apaixonou santamarenses, baianos, brasileiros e estrangeiros. Suas composições são música sentida por dentro e vão direto ao nosso coração.

Caetano Veloso, 29/03/2017. 

Hoje é aniversário de Cezar Mendes um músico intuitivo e instintivo. Música é o ar que ele respira. Por isso suas composições são sempre e exclusivamente inspiradas: não há intenção fria. Tem um senso de harmonia que independe de aprendizado formal. E um gosto espontaneamente refinado. Ele, em geral, só faz música: quem tem a sorte de escrever letras pra ele é irresistivelmente levado a escrever bonito. Conheci Cezinha quando ele era criança: é de minha terra e eu era amigo das irmãs mais velhas dele. Adulto, esteve sempre perto. Mas não vejo nenhuma influência musical minha em seu trabalho. Ele é muito mais músico do que eu e seu gosto é pessoal. Tem a ver com a bossa nova de João, com Ella Fitzgerald, com Gershwin - não perde tempo com muitas das coisas que me interessam. Feliz aniversário!

Caetano Veloso, 29/03/2020. 

Cezar Mendes faz 70 anos. Grande festa da música dentro de mim. Em Santo Amaro, eu já era gente e ele ainda era uma criança. Mas quando eu me vi em atividade musical, Cezinha já era um mago das motas e de suas combinações. Meu maior orgulho é ter sido seu primeiro parceiro (tardio, é verdade, pois ele já desvendava o mistério das canções de nós todos - e até ensinava o que entendia a jovens que se tornaram novos mestres). "Aquele Frevo Axé" é um dos meus trabalhos que mais amo: celebro os 70 anos do mestre ouvindo Fernanda Montenegro cantar nossa canção.

Caetano Veloso, 29/03/2021.  


Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)