Erasmo Carlos

Erasmo é simplesmente o máximo. Desde a Jovem Guarda da nossa mocidade, através dos anos e das décadas. Me orgulho de estar me aproximando da oitava tão perto dele: que geração! Erasmo é honesto, direto e verdadeiro como parece. Muito talento e nenhuma frescura. Coisa rara. Uma honra ter feito uma música no exílio para ele gravar. "De Noite Na Cama" foi ouvida no Brasil dos anos 1970 na voz do tremendão mais doce que se pode imaginar. Feliz aniversário, Erasmo Carlos.

Caetano Veloso, 05/06/2021.

Erasmo, com seu imenso talento, com todo seu corpo grande, passava, como ninguém, a sensação de pureza. Ele dizia com sinceridade que não tinha medo da morte. Só conheci um outro que dissesse isso assim: o guitarrista Perinho Santana. Há muito o que celebrar a respeito da vida e da obra de Erasmo. Junto a Roberto e Wanderléa, ele formou uma máquina potente de criação que sintonizou a música popular do Brasil com o espírito do mundo. Não haveria tropicalismo sem eles. Sem eles não haveria vida verdadeira no Brasil. E Erasmo sempre o mais puro e o mais livre. Tenho a honra de ter escrito, desde o exílio, "De noite na cama", a pedido dele. Outro dia falei numa entrevista de figuras decisivas na MPB. Não me referi a ele, talvez por senti-lo acima dessa sigla. Mas o fato é que, sem ele e seus companheiros da Jovem Guarda, eu não teria feito nada do que fiz de relevante. O amor pela pessoa era, foi, é ainda mais importante.

Caetano Veloso, 22/11/2022.

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)