Moreno Veloso

COISA BOA. Hoje é aniversário de Moreno. Seu nascimento foi o único verdadeiro acontecimento de minha vida adulta. Estivemos sempre unidos, desde que ele botou sua cara no mundo. Somos amigos de grande confiança. Cantar para fazê-lo dormir era minha maior felicidade. Ele correspondeu com uma sabedoria que acolhe qualquer aspecto de minha personalidade (minhas conquistas, meus problemas) com clareza e cuidado. E se traduz em amor à visão matemática do mundo como sendo mais profunda do que os sentimentalismos de Saint Exupéry e, finalmente, em música de impressionante pureza. Meu amigo, meu herói, Moreno é um farol de luz firme e branda em minha vida. Conversava comigo mas se interessava mais pelo violão de Gil. Assim ele cresceu e tornou-se pai de Rosa e José, de quem ele possivelmente é melhor pai do que eu pude ser. Coisa Boa é disco de alma límpida, de apaixonada atenção aos sons. O dia do nascimento de Moreno é o maior dos dias em meu calendário. No entanto, estou em Teresina, para cantar, e não na casa de Dedé, no Jardim Botânico, onde meus outros igualmente amados filhos vão comer cozido com ele.

Caetano Veloso, 22/11/2014.

Moreno é um compositor publicamente conhecido. Para mim, ele tem a sabedoria de quem deixa a luz entrar no espírito. Desde “Enquanto isso”, do “Máquina de escrever música” (álbum do Moreno+2, de 2000), ou sua versão de “Deusa do amor”, até “De tentar voltar”, ele vem apresentando canções especiais. Na nossa parceria em “Sertão”, sua música me levou a usar quase que só monossílabos e o resultado ficou divino. Ele já tinha sido incrível aos 9 anos, ao escrever a letra pra a música que eu fiz sobre o Ilê Aiyê. Ele nunca perde a delicadeza da criança e nunca teme a atitude de um homem livre.

Caetano Veloso, 22/11/2017. Trecho de entrevista para O Globo. 

Já disse mil vezes - e não me canso de repetir - que o nascimento de Moreno foi o maior acontecimento de minha vida adulta. Vendo-o agora, com suas músicas, seus filhos, sua família, seus pensamentos, sua sempre surpreendente sabedoria, isso se reafirma mais intensamente. Hoje, dia do aniversário dele, é, para mim, de celebração absoluta. O samba, como está nas lindas palavras que Quito Ribeiro escreveu sobre música que ele fez, é roda sem medida. Eu diria, seguindo a tradução de Rogério Duarte para o Baghavad Gita (que ele musicou): A base do Supremo. E as pétalas: Clara, Rosa e José. Felicidade ver a luz de meu filho crescer assim.

Caetano Veloso, 22/11/2019. 

Hoje, 22, é aniversário de Moreno. Parabéns. Parabéns à vida, à reprodução heterossexual, ao mundo que ganhou um habitante tão luminoso. Vê-lo explicando coisas de física numa conversa com o reitor da Unicamp é uma festa para o espírito. A emissão da voz nas frases que vêm com fluidez tranquila à sua mente, a clareza da pessoa, essa pessoa que nasceu de Dedé e de mim! E ouvi-lo cantar Fullgás (Lançamento em breve) na gravação nova que ele fez com seu cello e seu violão, colorida do apoio dos amigos Pedro Sá, Ricardo Dias Gomes e Bartolo. A canção de Marina e Cicero ressurge, sem perder nada da beleza original da versão da autora, relida com tranquilidade e delicadeza - lições que a bossa nova deixou para provar sempre que intensidade pode até aumentar em interpretações discretas. Felicidades para Moreno e para toda a turma que ele trouxe para nós ao constituir sua nova família.

Caetano Veloso, 22/11/2020. 

Hoje é aniversário de MORENO. Festa total: o nascimento dele foi o principal acontecimento de minha vida. E ele ainda me dá canções divinas e meus lindos netos Rosa e José. Que Nossa Senhora da Purificação, Krishna, Buda e Oxalá lhe dêem vitórias em todas as frentes.

Caetano Veloso, 22/11/2021.

Hoie é aniversário de Moreno. Ecoando a acadêmica norteamericana Barbara Browning, que escreveu que "How Beautiful Could A Being Be?" é uma canção-título-pergunta que é a resposta a si mesma, digo que esse samba-de-roda em inglês global é uma pergunta-resposta sobre a existência de Moreno. O nascimento dele foi de não se crer justamente por fazer tudo ser mais real. Será que eu acredito que Moreno faz 50 anos? O mundo passou a valer muito mais quando ele nasceu. E ele ainda se fez meu professor até da cultura em que me formei, de "How Beautiful" a "A donzela se casou", ele me mostra a essência do samba, me ensinando a sambar, tocando atabaque pra eu cantar "GilGal". Desde "Um canto de afoxé para o bloco do llê" desde as canções do primeiro +2, Moreno é beleza pura sempre. Estamos, Dedé, Clara, Rosa, José, Zeca, Tom, Jasmine, Benjamim, Paulinha e eu, Deus e o mundo, todos de parabéns.

Caetano Veloso, 22/11/2022.

Hoje é aniversário de Moreno. Ele é o fato mais importante de minha vida adulta, como tenho sempre dito. Mas é também um criador e um cuidador de belezas. Partindo de um comentário de Barbra Browning sobre a canção "How Beautiful Could A Being Be?", digo que Moreno é a resposta à canção-pergunta que ele tão sabiamente formulou.

Caetano Veloso, 22/11/2023. 

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)