Rodrigo Velloso

Hoje é aniversário de Rodrigo, meu irmão querido, que me deu os discos e os livros certos para ler e ouvir, que me estimulou no estudo do cinema, que é a alegria da minha vida. Que todas as forças que fazem o mundo vibrar produzam felicidade, harmonia e doçura, para ele e para Carlos, lá em Santo Amaro, aonde ainda não pude ir neste verão.

Caetano Veloso, 26/01/2021.

Hoje é aniversário de meu irmão Rrodrigo, que me deu assinatura da Revista Senhor quando eu tinha 17 anos, fazendo-me, assim, chegar a Clarice Lispector, de cujos textos ele também veio a se apaixonar; que comprou os três primeiros discos de João Gilberto para mim; que entrou, junto comigo, no Clube de Cinema da Bahia, o que me educou na cultura cinematográfica. Devo a ele a aproximação com a onda vanguardista que tomava Salvador no fim dos 1950 e começo dos 1960. Eu o amo mais do que a quase todo o resto do mundo. Até hoje seu jeito, seu tom, seu ânimo abrem sendas claras em minha mente. Só tenho a celebrar. Que a Virgem e os Santos católicos deem tranquilidade a sua alegria. E que ele se surpreenda com novas razões para se animar.

Caetano Veloso, 26/01/2022. 

Meu irmão mais velho entre os filhos homens de meu pai Zeca e minha mãe Canô, Rodrigo faz hoje 88 anos. Além da felicidade que é ouvi-lo falar, ganhei dele tudo o que me formou como artista e como pensador leigo. Os livros de Clarice, os discos de João, os filmes de Godard. Tudo mesmo. Que o Deus das missas e dos terreiros traga novas alegrias a sua vida.

Caetano Veloso, 26/01/2023.

Hoje é aniversário de meu irmão Rodrigo Antonio, o mais velho dos filhos homens de meus pais, meu irmão amado, a quem devo tudo o que conquistei na vida. Cinema, Teatro Vila Velha, música, literatura, carreira de artista, tudo. Ele faz 89 anos. Que o que há de luminoso no Papa Francisco e na Mãe Carmen do Gantois caia sobre esse meu irmão. Digo isso porque me vejo como um católico de axé: a dimensão religiosa também me vem de Rodrigo, que não ia à missa nem às novenas e que nunca fez cabeça em casa de santo. Tranquilidade e alegria para quem sempre me deu e dá tanta alegria.

Caetano Veloso, 26/01/2024. 

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)