Tom Zé

Tom Zé faz 80 anos hoje? O filho de Seu Éverton é um dos meninos mais travessos do nosso mundo. A Brigitte Bardot está ficando velha. Estudando o samba. Made in Brazil. Um amigo teimoso e deslumbrante que muda o mundo do mundo. Meu maior orgulho é ter arrastado ele até São Paulo. Que ele aprendeu a amar até mais do que eu. Viva o grande inventor de invencionices essenciais. Meu amigo, meu irmão mais solto.

Caetano Veloso, 11/10/2016.

Tom Zé, o menino de oitenta e três anos, foi um companheiro tropicalista desde antes de Gilberto Gil e eu virarmos tropicalistas. Ele tinha de ir pra Sampa juntar-se a nós porque ele já estava onde queríamos chegar. Estou em Nova York e amanhã vou ver David Byrne na Broadway. Só penso em Tom Zé: David e quem quer que tenha visto em seus discos um tropicalismo mais inteiro do que em tudo o que nós outros fizemos estão certos. Paula Lavigne viu no show do Vila Velha. Eu revi várias vezes. Feliz aniversário!

Caetano Veloso, 11/10/2019. 

Tom Zé fez 85 anos. Uma beleza acompanhar a caminhada desse artista único. Tenho orgulho de tê-lo convocado para a guerrilha tropicalista em 1968. E de conhecê-lo desde bem antes pelos cantos da Cidade do Salvador. Passeio Público, Vila Velha. E em SP. Divino, Maravilhoso. Depois ouvir e ver seu teimoso experimentalismo nos palcos, nos discos, nas telas. Sempre mais sertanejo e mais futurista do que os pop do recôncavo, Tom Zé, que foi parceiro de Rita Lee, mantém-se na vanguarda. E vem disco novo aí!

Caetano Veloso, 13/10/2021.

Tom Zé é ao mesmo tempo o irmão mais velho e o caçula dos tropicalistas baianos. Primogênito porque nasceu uns anos antes de mim e de Gilberto Gil. Caçula não só porque entrou no bonde depois mas principalmente porque foi o que se manteve e mantém tão experimentalista quanto no começo. Temos muito o que celebrar no seu aniversário. Ele é a saudável teimosia da inspiração sertaneja que, diferentemente de nós litorâneos, não deixa a própria música cair na rotina.

Caetano Veloso, 13/10/2022. 

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)