Zeca Veloso

Hoje é aniversário de Zeca. Quando ele nasceu, Moreno já era grande e eu o chamava “Meu Filho”. Aí Zeca ficou sendo “Meu Filhinho”. Hoje é um homem com sua própria visão de mundo, escreve canções que são tão só dele que a gente se comove. No show que fazemos juntos, sua voz celestial parece um milagre cotidiano. A canção “Todo homem” se tornou um acontecimento na sensibilidade brasileira atual de que muita gente me vem falar assombrada. Felicidades grandes e firmes para Meu Filhinho.

Caetano Veloso, 07/03/2018.

Hoje é aniversário de Zeca. O cara que escreveu e gravou "Todo homem", a canção mais densa e comovente lançada no Brasil no ano passado. Eu o chamo de "meu filhinho" porque meu filho Moreno já era grande quando ele nasceu (e Tom, meu príncipe, ainda nem era cogitado). Zeca é uma inteligência que sempre me estimula, produzindo conversas enriquecedoras. Me ensina muito. Desejo a ele toda a felicidade genuína, toda realização verdadeira. Ele merece tudo de bom e nada de enganoso. Que o ritmo do mundo seja propício à sua luz pessoal. Em suma, como me dizia meu pai, Deus lhe dê sorte.

Caetano Veloso, 07/03/2019.

Hoje é aniversário de Zeca. Como Moreno já era grande quando ele nasceu, eu o chamo de Meu Filhinho. Moreno, Zeca e Tom são as pessoas mais importantes para mim. Quando fizemos um show juntos, nós quatro, a voz de Zeca ressaltou numa composição sua que entrou em áreas fundas de muitas almas. Ele é intenso mas polido. Afável com parentes, amigos e conhecidos, sua conversa pode vir em chamas, sempre instigada pela pergunta, sempre verdadeiramente comprometida. Ele mostra de modo reticente canções que nos fazem chorar. Nunca estão prontas a seu ver. O verso "Pra mim nunca tá bom" diz também algo sobre isso. Exigente. "Todo Homem" é apenas uma das canções que ele vem fazendo e que nos arrebatam. A pessoa dele nos arrebata. Que seus dias sejam mais e mais cheios de doçura e felicidade verdadeira.

Caetano Veloso, 07/03/2020. 

Acabo de ler o que Zeca Veloso escreveu sobre o lançamento de sua gravação de A Rota do Indivíduo (Ferrugem), essa música deslumbrante de Djavan e Orlando Moraes. O texto me fez chorar tanto quanto o canto dele. Como é que, depois de anos da surpresa que foi Todo Homem, e quase às vésperas de lançar um álbum que há tempos poderia estar pronto, ele vem com uma coisa à margem mas tão profunda? Aprendo que o milagre de ter ouvido essa canção cantada ao vivo por Djavan, depois de um Curumim inalcançável, Zeca entregou-se a ela. Tudo vem num ritmo que é tão de Zeca que, para mim, resulta misteriosamente perfeito. O vídeo intensifica o mistério e produz lágrimas que, em nós, vêm como estrelas, mini-algas luminosas, botos. Contraluz, Zeca volta aceso. E, no breu depois da canção, anuncia algo do que em breve pode vir no disco.

Caetano Veloso, 21/01/2022.

Hoje é aniversário do meu filhinho querido, Zeca. Ele está focado na feitura do álbum. Toda música dele é especial. A maior festa de aniversário pra mim foi gravar com Moreno, Tom e ele uma canção que ele fez pra a gente cantar junto. Que todas as bênçãos caiam sobre ele, que tudo concorra para fazê-lo feliz, sempre muito mais feliz. Tivemos "O Sopro do Fole" com tia Beta, "A Rota do Indivíduo (Ferrugem)" de Djavan e Orlando Moraes (com imagens lindas sob o som sublime de sua voz); teremos mais Sopro no Pantanal e, em breve, 10 faixas novas. Salve Zeca.

Caetano Veloso, 07/03/2022.

Desde 2017 que a gente espera um álbum de Zeca. Havia canções sempre comoventes. Agora finalmente sai o primeiro single. O Sopro do Fole foi inspirada em gravações que tia Maria Bethânia fez de músicas sertanejas - e foi lançada por ela. Zeca é fascinado por esse gênero, entende a profundidade do fenômeno. Sua voz espiritual ressoa em dez faixas, todas as canções escritas por ele. Esse primeiro sopro é belo anúncio. É a única canção caipira. E rima com a volta de Pantanal, tia Beta desta vez cantando a música de abertura.

Caetano Veloso, 05/05/2022.

Hoje é aniversário do meu filhinho Zeca. Tenho saudade da turnê em que cantávamos juntos, ele, seus irmãos e eu. Como muitíssima gente, sou louco pela canção Todo Homem. Mas Zeca tem, além de um coração imenso, uma porção de canções igualmente lindas que ainda não se tornaram públicas. A gente espera. Desejo a ele felicidade e serenidade de espírito. Sou um pai muito orgulhoso dos filhos que tenho. Mas hoje é tudo pra Zeca. Viva Zeca.

Caetano Veloso, 07/03/2023.

Hoje é aniversário de meu filhinho Zeca. Deus lhe dê mais felicidades do que ele próprio sonha.

Caetano Veloso, 07/03/2024. 

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)