Casa Grande (19/08/2008)

CASA GRANDE
19/08/2008 4:50 am

Deixo para discutir restauração do Pelourinho e Imbassay mais tarde. Hoje e amanhã tem show da Obra em Progresso no Teatro Casa Grande. E depois junto-me a Roberto Carlos (”nós precisamos saber quem é que chamamos de rei”, eu disse dele, no show Circuladô, ao contar que ele escreveu “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos” para mim, como uma reza para eu voltar do exílio, aonde fui mandado pela ditadura militar) - e junto-me a ele para cantar canções de Tom Jobim. Tenho de despender muita energia para me concentrar nas duas tarefas.

O Casa Grande era A Casa Grande, no meio dos anos 60, quando era ainda um lugar de MPB (com mesas, comida e bebida, mas pequeno e com ar de lugar de encontros, não uma cervejaria que virou Las Vegas, como o nosso também amado Canecão). Depois virou teatrinho. Vi muito teatro lá. E muitas vezes vi Bethânia, acho que fazendo “A Cena Muda”, no seu palco. Hoje, com grana da Oi mas com o mesmo grupo tocando o lance, é um teatrão, muito bem equipado e com uma acústica excelente. Fico emocionado de me apresentar lá.

Vou cantar duas músicas novas (”Lapa” e “Lobão tem razão”); vou cantar todas as outras que fiz para o novo CD e que já cantava no Vivo Rio do MAM; vou cantar Kassin; vou cantar Dé e Cazuza; vou cantar Lupicínio; vou cantar Carlos Lyra; vou cantar “Cê”; vou cantar Caymmi… Não estou preparado para mostrar um trabalho muito limpo e acabado como seria de se exigir para a gravação de um DVD: é ainda obra em progresso. O limpo e acabado fica para o CD de estúdio. Mas acho que estamos mais ajustados do que na fase pré-Europa. A Banda Cê me apaixona. Muitos sons celestiais pintaram no ensaio geral que acabou faz poucas horas. Estou cansado mas estou animado. Não dá para discutir ACM, Pelourinho e Imbassay hoje. No momento, a única afirmação político-partidária que devemos fazer é: VOTEMOS EM GABEIRA PARA PREFEITO.

Caetano Veloso.

28 Comentários sobre o Post “CASA GRANDE”

  1. tyrone de medeiros disse:
    Agosto 19th, 2008 at 6:49 am

    Estarei lá!

    Beijo,
    Ty.

    ps.: Kassin? Eba!

  2. Guido Spolti disse:
    Agosto 19th, 2008 at 7:25 am

    Lupicínio? Será “Felicidade” ou “Vingança”?

  3. tyrone medeiros disse:
    Agosto 19th, 2008 at 9:33 am

    Caetano, como ficaria o lance do DVD? ele sairia junto ao CD?

    Mas a turne do CD já será uma outra história? Pois geralmente tem cenário, setlist mais preso…

  4. Daniel Nobre disse:
    Agosto 19th, 2008 at 10:08 am

    Cara… vc é meu ídolo! Mas não concordo com a opção Gabeira. A cidade está PARTIDA. Gabeira é Zona Sul demais… Precisamos de um candidato que priorize o suburbio e outras areas dessa mal-tratada cidade…

    abraço!!!

  5. Alan Veloso disse:
    Agosto 19th, 2008 at 10:37 am

    Poxa eu tô na Bahia, mais estou acompanhando os shows pelo site e pelo youtube, ja que inumeros fãs gostam de colocar videos la, gosto da frase obra em progresso, acho que é muito prazeroso fazer isso, e acho também que o DVD deve ser feito como está agora, em progresso para que o público que não assistiu a esses shows possam ver e sentir o clima da sua nova loucura. É impressionante dizer isso mais nos tempos de hoje Caetano Veloso ainda é um louco,mas um louco que eu amo muito e sempre. Sei que você está cheio de turnês mas se não for fazer com esse novo trabalho não esquece de apresentar na Bahia ta? abraços.

  6. Andre disse:
    Agosto 19th, 2008 at 12:03 pm

    Espero que aconteça o registro de ambos trabalhos. O encontro único de Cae e R. Carlos, mas estou muito mais curioso pra ver e ouvir ao vivo o que poderá se chamar de Transamba.

  7. Gilliatt disse:
    Agosto 19th, 2008 at 12:04 pm

    Não sei se muita gente percebeu, mas existe uma quase parceria Caymmi/Caetano lindíssima. Quase porque não se trata de uma canção composta pelos dois. Mas são canções irmãs: “Cantiga”, de Caymmi, “Canto do Mundo, de Caetano. Uma torna a outra mais bela. É maravilhoso ouvi-las em seqüência. Pena aqui não haver um player pra mostrar isso. Mas prourem ouvi-las.
    “Cantiga” foi gravada pela Nana no disco “O Mar e o Tempo”. “O Canto do Mundo” é da trilha de “Ó Paí, Ó”.

  8. Marcos Aurélio Lacerda disse:
    Agosto 19th, 2008 at 12:29 pm

    O show hoje será um grande desafio, sobretudo para nós que acompanhamos detidamente cada passo dessa “obra em progresso”. Infelizmente, não vou poder ir por falta de grana,mas de todo modo insisto na questão “canção” e “conceitos”. Como disse em outro comentário, existe uma distância muito grande entre os textos escritos por Caetano e as canções am si.

  9. Filipa disse:
    Agosto 19th, 2008 at 12:40 pm

    caro cineasta-de-uma-obra-só,

    como político não faço ideia se gabeira vale o rio de janeiro (sou de lisboa) mas se ele for tão bom prefeito como é fotografo, então é excelente.

    e agora a despropósito: não está já na hora de dar continuidade ao ‘cinema falaDo’? não haverá nunca um outro filme? seria uma pena……

    abraço,
    F.

  10. Exequiela -Lightness- disse:
    Agosto 19th, 2008 at 2:52 pm

    Caetano: Toda a sorte para os shows… o como decimos aca: mucha mierda! (merde).
    Me encantaria asistir pero estoy en Argentina (hoy igual futbolisticamente es mas lindo estar en Arg que en Brasil).
    Beijosss

  11. gil lopes disse:
    Agosto 19th, 2008 at 3:09 pm

    eu também sou fan do Cinema Falado…e do Verdades também…a gente quer tudo.

  12. Marcos Carvalho Lopes disse:
    Agosto 19th, 2008 at 3:21 pm

    Oi, to de passagem aqui no Rio mas nao vai rolar de ver o show: grana, engrenagens. Mas to as voltas com um artigo chamado A Utopia de Caetano Veloso… a ideia e comparar sua trajetoria de pensamento com a de Rorty: Rorty quando era pequeno queria criar orquideas, mas tinha medo que a familia trotskista nao aprovasse esse pendor burgues… entao,’e como se o espaco de liberdade no plano publico fosse bem desenvolvidomnos EUA, mas faltasse essa liberdade no plano privado…a partir de sua obra desvendo o contrario: temos liberdade privada mas nao cidadania… “poesia e politica sao demais para a mesma pessoa”?! e por ai vai… (aqui ta tudo sem acento…)

  13. Luisa Capurro disse:
    Agosto 19th, 2008 at 4:27 pm

    Estarei lá hoje fazendo parte dessa obra em progresso e comemorando meu aniversário…ouvindo e vendo aquele que tanto me alegra e emociona.

    PS: 04:50 essa foi a hora verdadeira do seu post? Uau! Já li em entrevistas, livros e afins que você gosta de dormir até tarde…rs…espero que tenha recarregado a bateria com umas boas horas de sono para arrasar hoje a noite.

  14. Sílvio Osias disse:
    Agosto 19th, 2008 at 4:59 pm

    Podemos enxergar muitos significados neste encontro de Caetano e Roberto Carlos em torno da obra de Jobim. O retorno do Rei à bossa nova é um deles. Roberto Carlos começou na bossa e, mesmo tendo se distanciado tanto dela, conservou algumas lições do canto de João Gilberto. Outra coisa: que bom que o encontro seja justamento com Caetano, que, ao longo de décadas, tem chamado nossa atenção para a importância de Roberto Carlos, percorrendo o caminho inverso dos que, no que se convencionou chamar de MPB, ainda não enxergam o que é tão evidente. “Roberto Carlos vem de regiões profundas do ser do Brasil” - não era mais ou menos assim que Caetano o definia numa das falas do show Circuladô? E tem a música, mais importante do que qualquer leitura que a gente possa fazer: as canções de Tom interpretadas por dois grandes artistas de uma geração que deve muito à bossa. Os obstáculos impostos pelo sistema de compra de ingressos por telefone ou pela Internet me impedem de ver o show ao vivo, mas fico torcendo por um registro em DVD.

    Sílvio Osias

  15. camila lordelo disse:
    Agosto 19th, 2008 at 6:14 pm

    que vontade de rio.

  16. Bruno Melo disse:
    Agosto 19th, 2008 at 7:47 pm

    Bem, a Obra em Progresso a mim, me parece um grande laboratório. E isso me estimula a curiosidade. Pena estar tão longe. Todas as obras estão em progresso sempre, inclusive a minha, porém, poucos se apercebem disso. E, portanto, a genialidade do Caetano. Aliás, só mesmo esse grande compositor e cantor para captar, traduzir e publicar o que muitas vezes está em todos nós, porém imperceptível. Ainda não tive a oportunidade de estar na platéia de um show de Obra em Progresso como estive no “Prenda Minha”, no “Circuladô”, no “Tropicália 2″ ou na Praça da Matriz, em Santo Amaro da Purificação. Nessa época eu ainda nem sonhava em compor, cantar ou publicar minhas composições em filmes caseiros na internet. O que eu quero dizer com tudo isso é que o seu cansaço, Caetano, é, pelo menos, a minha mais forte captação energética. Um artista de sua envergadura, quando vem ao mundo não só canta e encanta como inspira também. Ando compondo como antigamente, cantando coisas de antigamente, introduzindo elementos mais espirituais,sem ser piegas ou dramático. Acho que a música brasileira passa por um prisma interessante, agora. Obras em progresso… Sinto que num mundo cada vez mais desprovido de coisas tranquilas, é hora de introduzir esperanças, de cantar valores e de injetar novas propostas criativas nas músicas. Bem, isso você, Caetano, faz bem. Quem sabe um dia volto a sentar em sua platéia. Fica bem, amigo.

  17. Cleithsania tiburcio disse:
    Agosto 19th, 2008 at 9:12 pm

    Caetano,li seu texto no jornal do Brasil.
    Cara, se perder dinheiro significa fazer o que você esta fazendo.Vale muito a pena.
    mal posso esperar para ter o DVD nas mãos.
    Lembra do livro:” CAETANO ESSE CARA”??
    Pois então você ainda É O CARA.
    bjs.

  18. Maurício disse:
    Agosto 19th, 2008 at 10:00 pm

    Oi Caetano! Depois deste lufa-lufa todo, gravações de CD, DVD, tantos shows, viagens, tournées, compromissos, fica uma sugestão, na boa - venha descansar na Bahia e, de quebra, faça uma apresentação na Concha pra gente ver.. O nome pode ser “Obra em Recesso”, por exemplo.

  19. Paulo Tabatinga disse:
    Agosto 19th, 2008 at 11:35 pm

    Será um sonho de zil sonhos - Caetano e Roberto estão no nosso consciente coletivo. São muitas emoções!

  20. Rafael Rodriguez disse:
    Agosto 20th, 2008 at 1:13 am

    Hermano,
    no ano passado, durante a turnê do “Cê”, eu mais uma turma: Veronica Moreira, Tyrone, Bárbara Omena, Pedro Augusto e Angela Chaloube; criamos um blog como meio de dialogarmos e reunirmos materiais. Focamos principalmente no álbum “CÊ”, tentamos construir um álbum com fotografias das cidades por onde a turnê passou.
    Aí segue o link:
    http://caetanovelloso.blogspot.com

    Escrevo isso somente para constar e agradecer a idéia do blog Obra em Progresso.

  21. Rafael Rodriguez disse:
    Agosto 20th, 2008 at 1:16 am

    Outra coisa…
    quando puder poste o vídeo da participação do Jacques em “Deusa Urbana”… Se não me engano foi na segunda semana lá no Vivo Rio. Aquilo foi lindo! Quem não foi precisa ver.

    Um forte abraço.

  22. Renata Roizenblit disse:
    Agosto 20th, 2008 at 2:09 am

    Acabei de chegar em casa depois desse show maravilhoso, mas acho que ficou faltando Vampiro, que eu adoro, Adorei o Show, as músicas novas, mas detestei o fato dos ingressos terem sido tão caros!Mais chateada ainda eu fiquei por não ter conseguido comprar ingresso para o show com o Roberto. Uma sugestão que dou é que deveria ter algum esquema especial para os que frequentam quase todos os shows, eu por exemplo, não dixei de ir a nenhum dessa temporada, pagando ingresso, estacionamento e gasolina. Não estou reclamando, mas adoraria, que de vez em quado,pudesse ser convidada pelo Caetano e equipe, para ir num show como convidada. Por falar nisso, se alguém tiver um lugarzinho sobrando para o show com o Roberto, pode me falar, que estou muito interessada. Só vou dizer mais uma coisa: O Caetano estava lindo, ótimo, calmo, muito engraçado, e acho que mais gordinho, muito pouco, deve ter engordado uns 3 K,mas achei que ele ficou , se é que pode, muito mais bonito assim. O Melhor de tudo, foi poder ver o melhor do mundo de novo no palco. Beijos,

  23. Gustavo disse:
    Agosto 20th, 2008 at 2:44 am

    Ah, Caetano… Que loucura isso tudo de você fazer um blog! Adorei esse negócio porque acho a tua cara. Honestamente, neste ponto, você me lembra Hamlet, cuja palavra perfeita só nos faz implorar para que possamos continuar tendo conhecimento do que se passa por aquela cabeça iluminada…

    Sobre o seu show com o Roberto. Apesar de poder imaginar o que e como vai ser o negócio todo, e de saber que estarei perdendo uma oportunidade, muito provavelmente, única, eu sequer tentei comprar os ingressos.
    Motivo? Depressão por não ter conseguido ir ao show do João…Duas horas completas ao telefone e ao computador e nada. Doeu pacas perceber que não ia dar certo!

    É muito ruim isso tudo de comprar ingresso por telefone ou pela internet…Já disse alguém “Não deixe o computador perceber que você está com pressa”. A frase é muito espirituosa e, conforme me diz a experiência, está certa.

    Mas sei lá. Você deve se lembrar melhor do que eu- que tenho 20 anos!- daquela visita do rei, em Londres…Pasquim…”As Curvas da Estrada de Santos”. Aquilo lá é muito lindo mesmo.Dá uma baita vontade de ver vocês dois juntos…

    Caetano Veloso, estrela irremovível da minha constelação…Tenho escutado, no carro, quase todo dia, o “Qualquer Coisa”. Poxa, que versão linda que você fez de “For no one”! E “A Tua Presença Morena” é uma das mais belas letras- poesias, de fato- que já ouvi, juntinho ali com “Cajuína” e com “O Quereres”.

    Você falou aí de Sartre, e eu fiquei pensando nele…Eu tenho a impressão de que foi um grande homem e tudo. Tenho mesmo. Mas, ao mesmo tempo, acho tão louca essa história toda acerca da Liberdade depois de, entre outros, Kant. Liberdade plena, que nos provoca a Náusea…Mas pera aí! Que Liberdade é essa, caramba??

    Tava vendo aquela foto da Simone nua, tirada, salvo engano, por Art Shay…Retocaram a bunda dela pra publicar a foto em alguma capa de revista aí…O photoshop chegou à bunda de Simone. Soube disso e fiquei pensando… Que época chata que me arranjaram pra viver!
    No fundo, acho que tudo tá ligado ao politicamente correto, etc. Até a nudez, que, de certa forma, deixou de ser nudez. Lembro, aqui, de Walter Benjamin analisando a estética hitleriana…Aqueles corpos dourados, esquartejados, flexíveis, expressionistas…

    Caetano, não sei muito bem o que dizer. É “a mesma lua a furar nosso zinco”. Só sei que os elogios todos que você teceu ao nosso querido Caymmi- “uma rocha e um anjo”- se aplicam, perfeitos assim, a você.

    Um abraço grande

  24. Hermano Vianna disse:
    Agosto 20th, 2008 at 2:50 am

    Sobre o “A Cena Muda”, show da Bethânia, achei este vídeo aqui:

    http://www.youtube.com/watch?v=LhQP2kOFmBw

    incrível o YouTube!

  25. Gustavo disse:
    Agosto 20th, 2008 at 2:52 am

    Só uma coisinha. Acho que me equivoquei no que diz respeito à fotografia de Simone. Não tem nada a ver com o politicamente correto. Tem, isso sim, a ver com uma certa ditadura estética que emergiu do nosso sistema consumista, acho eu. E nesse ponto é que entra Benjamin e suas análises…

    Era só isso.
    Abração

  26. Pedro Augusto, comPedro disse:
    Agosto 20th, 2008 at 3:19 pm

    Sonho é ver Bethânia fazendo Acena Muda (cantando “Tira as mãos de mim” como só ela faz).

    Morando em Sampa, não pude estar no Obra, então conto com o blog pra saber se repertório e video.

    Estou adorando o contato direto da sala de estar, do camarim do show, do blog, do quão acessível está Caetano, por que assim que ele sempre pareceu pra mim (e de tantas histórias que eu já ouvi dele ser realmente assim).

    Estou te esperando em Sampa, provavelmente irei ao seu show do Roberto e, lógico, vou tentar falar com vc.

  27. Labi Barrô disse:
    Agosto 24th, 2008 at 12:55 am

    Em entrevista recente Dona Maria do Carmo Manfredini, mãe de Renato Russo, disse que seria a glória para o trabalho de seu filho ter uma canção de autoria de Renato gravada por Maria Bethânia. Eu, que maquiei Dona Maria e pude ver o quanto ela fã de Bethânia - como eu sou -, não me contive. Caí na gargalhada. Betá Bethânia jamais gravaria o Renatão, não é mesmo? Não tem…sei lá…a ver com a linha da diva. Ainda mais agora, com toda a sofisticação alcançada por ela.
    Bem, people, aí eu pensei: se Betá não grava, quem sabe Caetano gravaria já que está em um momento rock? Aí resolvi escrever isso aqui. Quem sabe meu ídolo lê e resolve pensar no assunto? Eu gosto de algumas coisas do Renato, apeser de achar o sujeito um pouco pesado.Deprê demais! Caetano poderia dar um TOM de alegria ao trabalho do entristecido Renato Russo. Será que ficaria bom?
    Mas, mãe sempre comove a gente né? A minha já morreu…E como agora eu sou quase amiga de Caetano, resolvi dar a sugestão.
    Beijos da Labi Barrô.

  28. Reginho disse:
    Outubro 14th, 2008 at 9:44 pm

    Menino,
    Por acaso encontrei sem querer, querendo, tua página. Meu Deus do céu, como gostaria de ler tudinho mas tu escreve tanto que manca tempo. Não esqueça de mandar pra Dona Canô o que ele pediu na entrevista à revista d´O Globo. E me faça um favorzinho, diga a dona Marta, candidata em S. Paulo, que na Bahia tem luz elétrica muito antes antes do Marinetti aparecer por lá vendendo os trolleys italiano. Não foi o Lula, como afirma dona Marta candidata, que levou luz elétrica prá lá não.

  29. 1.        Estevao Moura de Lima disse: Fevereiro 4th, 2009 at 10:31 am

     

    A suprema vontade de pertencimento de um grupo, de um lugar, de um canto me contamina bastante hoje…Estou distante de meu pais lendo esse post pretérito com imagens de tantas coisas familiares : o Cena Muda de Betania disco classico na minha infancia pois minha mae o escutava ininterruptamente,o ambiente de teatro, Lupicinio, Cazuza…Tantas lembranças fortes me vieram com esse email e a distancia q me separa da escrita desse post do “Caetano” já não equivale a distancia q me separa da minha terra e da minha gente.Minha malas estão prontas e meu peito aberto para a brisa…por que aqui nao tem!

    Beijos


Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Milagres do Povo (Caetano Veloso)