Foto no estúdio (21/10/2008)

 

21/10/2008 10:28 am 

Daniel, Ricardo, eu, Moreno, Marcelo: os Velosos escondidos: Moreno de costas e eu com a cara no escuro.

 

100 Comentários sobre o Post “”

  1. Rafael Rodriguez disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 11:19 am

    “Caetano no estúdio é algo que não desejo desmistificar. Mesmo que achem que o vejo como oráculo. Prefiro assim. Ponto.” (Fernando Salem)

    E essa foto contribui; Ricardo, Caetano no escuro, o Pedro e o Marcelo lá atrás (ou será um espelho e eles estão na frente? risos).

    Adorei a foto. Na verdade tenho adorado esse espaço virtual, adorado os links, as referências…

  2. Rafael Rodriguez disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 11:37 am

    Caetano,
    um site de fofoca divulgou que você estava de malas prontas para o 3º Festival de Cinema de Roma (viajaria ontem e faria um pocket show no dia 25)… rsrsrs… 

    Como cê pode tá lá e cá ao mesmo tempo?

    bj.

  3. Lucas Serra disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 12:22 pm

    Olá, fiquei curioso com o blog depois que ouvi um comentário seu (postado aqui) em uma rádio. É interessante um artista baiano fazer um pouco de “política”, pois muitas vezes precisamos falar algo mas não temos voz. O artista acaba fazendo esse elo entre as pessoas através da mídia. Parabéns.

  4. Renata Roizenblit disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 12:48 pm

    Não consegui abrir a foto! Estou com tanta saudade dos shows… Era tão bom saber que logo ali, na outra semana iria participar de tudo de novo… Por favor, termina logo esse disco e faz um show para podermos matar as saudades…Por enquanto, estou esperando meu livro da Mabel

  5. Renata Roizenblit disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 12:52 pm

    Não consegui abrir a foto! Uma pena! Caetano, termina logo esse disco e faz um show para podermos matar as saudades da obra em si, e o progresso… Neste momento estou atenta ao correio, aguardando o livro da Mabel O Sal é um dom, pois como o Caetano, eu tam~em não sei cozinhar… Quem sabe Dona Canô me dá uma luz! Beijos,

  6. Tomás disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 12:54 pm

    que beleza vê-los!

  7. Eliana Giacon disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 1:13 pm

    Meninos, vocês combinaram os braços cruzados ou é sincronicidade mesmo?
    Bjossss

  8. Exequiela...Tan fuleros berretines disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 2:12 pm

    Por fin las fotos!!!!!!!

    Los que están parados tienen la típica posición de escucha, observación, espera: con brazos cruzados

  9. Lucia Alves disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 2:37 pm

    Também não consegui abrir a foto…

  10. Susi Leira Lugrís disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 3:24 pm

    Olá, estou muito deslumbrada com esta sua Obra em Progresso. Cae nao deixa nunca de surpreender e de criar. Você contribui muito à felicidade da gente, que lindo.
    Parabéns também prara os meninos que o acompanham. Eu vi vocês aqui na minha terra (Galiza), a Banda Cê com o meu Cae, maravilhoso, um prazer bem enorme. Também vi Cae na sua gira europeia, foi na Quintana dos Mortos, em Santiago de Compostela, acompanhado pelas badaladas da nossa catedral. Nao sei se gostaste Cae? O concerto foi íntimo e intenso, amei, como sempre. Mais acho que a gente foi fria como o clima, você também estava com frio, nao?
    Faz referência a Aveiro e a fazer uma cançao: Menina da Ria. Que inveja! Aqui temos as dezassete filhas do oceano (as nossas rias galegas) que acompanham a nossa costa desde Asturias até Portugal.
    Que dizer sobre a fotografia! Que linda, num estúdio de gravaçao, quem dera poder estar ai, no teu Brasil novamente (eu me considero já de ai) e poder seguir a vossa Obra.
    Novamente parabéns a você e aos meninos.
    Vocês só transmitem ledícia e vontade de viver com a sua música. Obrigada. Beijinhos.

  11. Hermano Vianna disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 4:03 pm

    eu não consigo ver a foto com o Firefox e o Chrome - consigo com o Internet Explorer - pedi ajuda para o pessoal da AllInMedia, que desenvolveu o blog - lá não dá erro em nenhum dos browsers - então são sei o que fazer… se alguém tiver alguma dica para decifrar este mistério, será bem-vinda

  12. Rosana Tibúrcio disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 4:17 pm

    Acho lindo esse tipo de foto em que as pessoas dão a impressão de não fazerem nada, fazendo TUDO.

  13. Fernando Salem disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 4:34 pm

    No Safari a foto não abre. Juro que não fui eu que ziquei. Não gosto muito de falatório sobre gravações, mas adoro fotos.

  14. Exequiela...Tan fuleros berretines disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 5:18 pm

    Hermano: tampoco abre en IE y antes se veía bien.

    Una idea:
    Básico: Borrar la foto y volver a insertarla (subirla, upload). Esto me imagino que ya lo habrán hecho. Y algo que puede “arruinar” la foto es tratar de cambiarle el tamaño con las flechitas una vez que ya está insertada. El tamaño hay que elegirlo con las opciones pre-determinadas. Y como última opción: hacer un nuevo post… podés probar de hacer uno nuevo para ver si se ve la foto, sin borrar el actual así quedan los comentarios y si funciona, luego ponés un texto en el viejo y borrás la foto “arruinada” y de esa manera quedan los comentarios. Bueno no sé… te trato de ayudar pero sin meter mano es difícil.

  15. Carolina disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 5:28 pm

    O último disco do caetano que comprei foi livro… Mas fico contente que venha coisa nova por aí:
    “Viva aquele que se presta a esta ocupação, salve o compositor popular”.
    Festa Imodesta (chico ou caetano?)

  16. gil disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 5:31 pm

    socorro hermano…a foto não abre aqui…só uma interrogação…desculpe o incomodo, devo fazer alguma coisa?

  17. Ricardo de Alcântara disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 6:44 pm

    Seria essa a câmera soviética, à esquerda de todos?

  18. joana disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 7:36 pm

    taí! comunicação…

    o seu “de costas” seria o meu “de lado”.

  19. joana disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 7:43 pm

    imagina se a gente fôsse conversar sobre o Moreno!

    rs…

  20. Heloisa disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 8:10 pm

    Moreno, sempre na penumbra, de lado ou de costas.
    Mostra sua cara linda, menino que me enternece desde que brincava no palco durante os shows, com aquele cabelo lisinho e jeito de levado…

  21. Mônica M.P.P. disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 8:19 pm

    Como já mencionado acima, O MOZILLA NÃO ABRE A FOTO, MAS UTILIZANDO O INTERNET EXPLORER é possível visualizar..talvez o moderador possa orientar os usuários????

  22. nelson disse: 
    Outubro 21st, 2008 at 8:44 pm

    é a maquina sovietica ora bolas….

    onde ja se viu maquina sovietica?

    que ideia de jerico…..”a perestroika e a glasnost”
    deixaram a foto em branco…háááá estas esquerdas do mundo …..oh hermano nem com o internet explorer abriu tb.

    façamos assim, vamosfalar com o putin que ja domou
    um tigre recentemente e talvez ele resolva o problema….

    ou então vamos pedir ao sebastião salgado para contribuir com o progresso da obra e colocar a obra em progresso de verdade….

    hermano semquerer ser chato acho que a obra está devagar pacas…mas não tem revolta não …eu só quero que vc se encontre….saudade até que é bom
    ..melhor que caminhar vazio…a esperança é um dom que eu tenho em mim eu tenho sim..não tem desepero não rsrsrsrsrsrsrsrs

    canção do dia:

    http://br.youtube.com/watch?v=_zmeRTUkCX0

    saudade dele….

  23. nelson disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 12:10 am

    hermano irmão brother

    não consigo visualizar a foto.

    ok.acho que foi a salem- salem que zicou rsrsrsrsrsrsrs.

    mas tudo é uma quastão de manter a mente quieta, a espinha erecta ou seria ereta e o coração tranquilo….. 

    maquina sovietica de meio mega pixel….rsrsrssr

  24. nelson disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 12:22 am

    abriu ……..

    onde estará wally- moreno?kkkkkkkkkk

    caetano está no escuro…..

    quem são os dois do fundo?

    caetano não tem paciencia pra tirar fotos ele já nos contou no blog….

    moreno me parece que não gosta de aparecer…..

    os veloso gostam de cantar, de emocionar, de poesia,………mas é bacana foto de estudio sempre ….estudio é encontro,stress,repetição,
    duvida,progresso,takes,surpresas,imprevistos,emoção
    se este blog colocar uma camera on line em um dia de gravação e conectar ao obra em progresso hermano definitivamente este blog vai entrar para a historia da musica popular brasileira.

    abraços a todos do blog especialmente á musa do blog e saudações ao hermano irmão brother e a caetano

  25. teteco dos anjos disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 1:11 am

    Estive na casa de Geny ontem. Ouvindo bossa-nova ela comentou; “quanto mais rica a harmonia e o ritmo, mais linear e suave tende ser a melodia, e vice-versa. Uma coisa compensa a outra”.
    Pensei em “Samba de uma nota só”, de Tom Jobim, e - contrapondo - pensei nos primeiros sucessos dos Beatles e entendi que ela tinha razão. Uma coisa de certa forma “óbvia” para quem estuda música, mas que eu ainda não tinha compreendido.
    Vi a foto do estúdio. Eis a obra em progresso estática, numa foto escura. E, claro, como dizia o próprio Jobim, como você mesmo lembrou, músico não deve falar só de música, principalmente depois de uma sessão de gravação..para não ficar maçante.
    Mas achei o comentário de Geny tão importante (pelo menos pra mim) que quis postá-lo.
    Ela - que se diz toda “manual” e “não internauta” - me pediu para postar um poema de sua autoria aqui no “obraemprogresso”. Lá vai então:

    Shy moon

    a Caetano Veloso

    Coisa estupenda
    essa caixinha
    seca frágil
    e dentro dela
    engravidar esse volume
    veludoso

    Há perícia
    na invisível exatidão
    do equilibrista
    sobre o abismo.
    E quando se pensa
    do esperto mago
    (delicado inseto)
    virá som magro…
    a vibração dos graves
    fende o silêncio
    brônzea broca

    E o pequeno fauno
    sorri
    Mais uma vez a possível
    mágica.

    (Geny Marcondes)

  26. gil disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 1:49 am

    vi a foto…quer dizer…ehehe…caetano já fotografou? vi o filme e gosto até hoje, mas fotos acho que nunca vi…a gente quer tudo…quero ver irene rir, quero ver irene dar sua risada.

  27. Vero (URUGUAY) disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 2:35 am

    Es una imagen espléndida y espontánea…mirando en “dirección” hacia el pos…”do progresso”; se percibe “en el aire” una atenciosa calma…

    y yo aquí…en “dirección” a “vocês”…contemplo con espectativa… calma…que mis adentros…te agradecen la cortesía del registro.
    Beijo grande. Vero.

  28. Heloisa disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 2:40 am

    Hermano: Uma câmera on line seria um acontecimento mesmo! E não dá para colocar mais fotos?

    Pessoal: Os comentários continuam no outro post. Acho que não vamos parar enquanto não chegarmos ao 204.

    Caetano: Você está bravo comigo? Anda me ignorando completamente…Que foi que eu fiz?

  29. Laura Artioli M. S. disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 2:50 am

    Caetano, meu querido,

    não acredito que agora tenho a oportunidade de lhe falar, falo - lhe como amiga, desconhecida, mas alguém que lhe quer muito bem. 

    Para aproveitar a oportunidade queria dizer - lhe que o meu disco predileto feito por ti é Qualquer Coisa, acho puro, humano, o disco se classifica pelo nome, ou seja, o disco Qualquer Coisa é qualquer coisa mesmo. E mais do Qualquer Coisa é Da Maior Importância que também é qualquer coisa por si só. 

    Adoro quando você canta Beatles (FOR NO ONE, especialmente), Dylan.

    Cae, quando o Bob Dylan veio à SP, aconteceu. Quando eu vi estava a menos de 1 metro de distância, olhando naqueles velhos e cansados olhos, que me olhavam com indagações.
    Quando eu vi estava em cima do palco, ouvindo Like a Rolling Stone, foi tudo tão rápido parecia um sonho, acredito que realmente foi.
    Cinco segundos olhando para ele e ele existe!

    Pareço uma louca escrevendo desse jeito, mas é que eu estava quase dormindo - com “qualquer coisa” na minha cabeça - quando lembrei que o meu namorado havia me contado sobre o seu blog. 

    Cae, estou eufórica, com muitas obras em progresso também. Tenho um tcc para entregar, até que enfim a minha tão sonhada graduação. Estudo geografia. Uma coisa qualquer. Essa faculdade foi qualquer coisa que me aconteceu/acabou e perdeu - se.

    Sou jovem, 22 anos, ainda quero Muito - Eu sempre quis muito - quero o mundo, India/Vietnã/Butão. Estou mergulhada em perguntas, dúvidas. 

    ******************************************

    Tenho uma curiosidade pra te contar. A minha vida inteira minha mãe nunca me deixou ouvir música. Eu não sabia bem o porquê. Achava que era porque ela lecionava no estado e isto era motivo bastante para enlouquecê - la. Não é querendo puxar o saco não, mas outro dia estava conversando com ela e coloquei o seu cd - não lembro qual - e ela só disse: “Caetano eu consigo escutar”. Pode parecer ofensivo, mas é real. Minha mãe não ouve música, eu ainda continuo sem saber o porquê. Mas Caetano ela consegue. Só você, ela só ouve você. Não que ela ouça muito, mas é só você. 

    Estou mais calma
    Vou dormir,
    leve…leve…

  30. Caetano Veloso disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 3:24 am

    fui eu que postei a foto. via firefox. mas entro no safari e vejo a foto muito bem. pus os nomes em ordem, da esquerda para a direita. mas agora vi que não pus o nome de pedro. pedro é o último à esquerda, no fundo ao lado de marcelo.

  31. a.c. disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 3:32 am

    ué. mas você não está esquecendo um? alí de barba não é o pedro sá?

    estou no mozila firefox e a foto está legal.

  32. Rafael Rodriguez disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 6:18 am

    Uso o Firefox 3.1 Beta 1 e abri a foto sem nenhum problema.

  33. Lucia Alves disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 8:02 am

    Hermano, hoje tá abrindo no internet explorer também. Ontem não. Seja lá o que fizeram, funcionou.

    Agora só falta o Moreno olhar pra gente! 

    Moreno, que por sinal, foi alundo do meu irmão lá no departamento de física, no Fundão. Mas acho que a esolha pela música foi muitíssimo mais sensata.

    Abraços, Lilu

  34. Nobile José disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 8:11 am

    navegar é preciso
    explorer não é preciso

    (no meu firefox abriu)

    ps: gosto de fotos sem flash. e esses contrastes da luz natural (natural de estúdio) parecem uma tela de velasquez… que eu chamaria de los niños…

  35. Fernando Salem disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 8:18 am

    Cacidis. Via a foto no Safari do velho G4 do meu pai! 

    O explorer eu não uso, por implicância com a microsoft. esse negócio de MAC X PC, parece FLA-FLU.

    Sobre a foto: instigou minhas fantasias de estúdio. o q será q os caras estão escutando? vozes novas? mix? minha nossa. esse negócio de fantasiar o q acontece por aí me deixa zoado.

  36. nelson disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 8:23 am

    esta foto me remeteu a uma canção rsrsrsrsr,o jeitão old fashion da foto, “vintage”,a granulação,meio escura demais, meio jetsons,a mesa de som do tempo da vovó, 

    segue a canção de hoje pra quem gosta deles

    http://br.youtube.com/watch?v=hByFDVwiQq8

    abraços caetano…esperando a camera on line no estudio e ver vc gravando seria algo super bacana e inédito em um blog de musica…

  37. Victor Popper disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 10:02 am

    Pessoal, aqui é o Victor Popper da All In Media, criadora do Blog Obra Em Progresso junto com o Hermando. Baixamos a foto e refizemos o upload. Aparentemente está tudo ok agora.

    Caetano, vi o trailer do filme Romance do Guel Arraes que tem sua música. Quando você nos brindará com um post sobre Romance ?

    Pra quem quiser conferir, Guel está colocando Posts no Blog do filme.

    http://www.romanceofilme.com.br

    Abraços
    Victor

  38. gui (transfã) disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 10:05 am

    esse é meu primeiro post, tomei coragem. digo transfã porque caetano me eclipsou pra tudo,cinema, música,outras palavras, fez com que eu transcendesse né. com 14 anos dei de cara com “caetanocanta” uma coletânea. gostei de tudo, da foto, do azul da capa e de “sem essa aranha sem essa aranha nem o sarro arranha o carro nem o sarro aranha a espanha” ficava pensando sobre isso. achava interessante como ele tratava seus temas de como exercia sua masculinidade e pensava, pô então não tem problema homem colocar a mão na cintura etc..(na cabeça de quem tem 14 é um turbilhão,e que bom que ventou tudo) coleciono tudo, recortes, cd´s, dvd´s, livros. tô super ansioso por este novo CD (quando será o lançamento heinn até o final de outubro será que rola? e o conceito da capa,alguém arrisca em dizer qual será, adoro ficar pensando isso rsss?) tive a oportunidade de dar e receber um abraço em caetano no show que ele fez com Mautner, jamais vou esquecer o carinho, ali tudo se comfirmou, estava com minha amiga cybele( que é de carteirinha ) a foto segue mais ou menos o conceito das do disco cê, um registro despojado.caetano, valeu por tudo, você é minha alegria pra sempre

  39. Gilliatt disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 10:31 am

    Mas são 7 na foto! Há alguém bem à esquerda, sentado, com um laptop branco. Parece ser o Quito Ribeiro.

  40. Lucas Jorio disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 12:13 pm

    Que bacana essa foto… Tá todo mundo olhando exatamente o quê? Lembrou as fotos do encarte do Cê, o Caetano meio no escuro, e orgulhoso dos cabelos brancos!?
    Tenho visto comentários sobre comentários, acho isso legal, um lado metablog do blog. Eu mesmo fico me pergutando, o que quero escrevendo aqui? Conversar com o Caetano, provocar o Caetano, seduzir o Caetano, mostrar uma música pra ele, e outras coisas com as quais ele não tem nada a ver. De tudo um pouco. Enquanto isso o Caetano, ou uma persona do Caetano (já que falamos de Lacan), me parece bem flagrada nessa foto: ficando velho no meio de um monte de rapazes, meio sumindo e no centro…
    Anda simpático ao liberalismo, nunca leu os liberais e só te enchem o saco por causa do Marx… Essa foi ótima, me fez rir, Caetano. Eu me acho marxista às vezes, mas adoro uma coisa que li na Riqueza das nações, acho que cabe para comentar o blog. A propensão humana para a troca: pelo fato de se especializar, de só realizar um tipo específico de trabalho, o produto do trabalho humano fica ao mesmo tempo aquém e além de suas necessidades (o cara faz cadeira, não pode comer cadeira e tem mais cadeira do que precisa: troca!) Exatamente por ser foda (o século XVIII tinha a coisa da Natureza Humana…), o homem precisa mais dos outros do que outros bichos. Acho que nesse blog se trata muito disso, todo mundo precisa muito dos outros (e dos Outros!).
    Mas o liberalismo do Caetano, por favor me corrijam, não me parece ser econômico, sei lá, acho legal o Lacan ter aparecido, acho que é muito um “liberalismo da linguagem”, ou do inconsciente mesmo. Pelo pouco que li (Seminário 8, A transferência), acho que a dificuldade de lidar com Lacan é um pouco a dificuldade de lidar com o próprio inconsciente. Ele foi grande nisso, o pensamento dele nunca pára de desviar e pode ser melhor apreendido pelo inconsciente, por aquelas coisas que nos ocorrem assim, sem mais nem menos… Quando ele fala da demanda oral, imagine uma mãe fazendo aviãozinho para a criança comer… A edição para o Lacan deveria ser “Folha interpreta”.
    Acho que o Caetano provoca um pouco isso também, aquela reação absurdada do despertar em relação ao sonho sem pé nem cabeça. Não estou querendo dizer que o Caetano é pra se interpretar, é também.
    Abraço,
    Lucas

  41. Lucesar disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 12:14 pm

    Exequiela, acabo de assistir Adriana Varela no youtube.Que voz é essa, que “presencia”, acho que me apaixonei. A música argentina se resumia, para mim aos rockeros ( Spinetta, Charly, Baglietto, Aznar …), Mercedes e sobretudo ao Deus FITO PÁEZ. Mas essa MUJER!!! Gracias.
    PS. Acho que você vai gostar também de Mariza.
    http://www.youtube.com/watch?v=TeOhPR_0×8E

  42. Caetano Veloso disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 12:58 pm

    é verdade. no fundo, à esquerda, está, não o quito (que é magro, alto, mulato e bonito), mas o miguel lavigne, primo da paulinha e meu assistente pessoal, já que giovana foi morar em são carlos (com erre retroflexo). se bem que ela chega agora pois embarcamos para roma (exibição de ‘coração vagabundo’, o filme de fernando andrade sobre a excursão do ‘a foreign sound’ - aliás bom - no festival de cinema de roma; acho que ‘romance’ e ‘ó paí, ó’ também vão estar). não sei se de roma vou ter tempo de postar. o disco, zii e zie, tem 8 faixas prontas (4 já mixadas), e 5 por fazer. adorei um cara que escreveu super mal dizendo que eu escrevo mal (parece que ele quis dizer que boulez, chico e não-sei-quem escrevem bem, apesar de serem músicos). não sei não, mas pra mim verdade tropical é super (com erre retroflexo) bem escrito. assim também, alguns textos de ‘o mudo não é chato’ (o artigo sobre ‘orfeu’, por exemplo). mas, exequiela, o que é mesmo ‘narcisismo’? sim, marcio, lembro de minhas perguntas ingênuas e ousadas sobre vanguarda. vou reler e sentir em que pé estão hoje essas questões para mim. os arrazoados de cicero são inteligentíssimos e vão aonde ninguém vai. prometo pensar e depois eu conto.

  43. Marcio Junqueira disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 1:13 pm

    ontem eu não tinha conseguido ver a foto, só hoje. foi uma grata surpresa.
    caetano, depois do seu ultimo post e do papo com o joaldo sobre a recepção da obra do galuco, as ideias do cicero sobre vanguarda, fiquei com isso na cabeça. estou produzindo uma revista (junto com o Lucas mattos) e essas questões acabam me falando muito forte, pq tanto o galuco quanto o cicero estão an revista, mas não só por isso, tem também o ricardo domenec que faz uma outra leitura diso tudo. tinha vontade de ouvir você falar sobre isso, ontem fui consultar o verdade tropical e é tão bacana você falando sobre a poesia concreta e uma fé que eles tem na expeiementação, mas você mesmo fala no Verdade, que um questão que vc não consegue resolver, e não vê ninguem oferecer uma resposta suficientemente conviecente, é sobre uma certa tendencia da vanguarda querer se impor como norma. ficaria feliz se vc retomasse esse ponto.
    também pq eu vivo perguntando oisas e fazendo comentarios e vc me ignora solenemente.
    qual é, baiana?
    beijos

  44. oCo oCa disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 1:26 pm

    Estive lendo o artigo de Cicero recomendado por alguém neste blog onde ele falava que a questao hoje é a morte das vanguardas, pois a vanguarda enquanto abre uma porta nova se fecha a tantas outras, levando à um experimentalismo formal.
    Isso até parece um interrogatorio daquela época!
    A meu ver hoje estamos numa época de olharmos uns aos outros, época de inclusao sobretudo quanto às diferenças. Percebo a dificuldade das pessoas em simplesmente OLHAR àquilo que lhe parece estranho e nao julgar. SEM FRONTEIRAS. Por exemplo quase perdi uma amiga por estranhar atitudes minhas que ela nao compreendia, talvez isso tenha desestabilizado suas crenças pré-estabelecidas causando uma cegueira e o medo de perder seus velhos parâmetros.
    Tem pessoas que até jogam cadeiras em outras com raiva daquilo que nao podem controlar.
    Nada contra a raiva, pois também detesto me sentir presa, porém: li numa entrevista de Dona Canô pelo seu aniversario de 100 anos, que seu coraçao apenas se acostumou a receber carinho das pessoas de quem quer que seja e isso nao me saiu da cabeça, pelo contrario me clicou para abrir o coraçao, a mente geral na medida em que eu vou conseguindo.
    A meu ver este seria o sentido da globalizaçao!!!! Por mim apreendido por uma senhora de 100 anos que nao conheço!!!
    Acho esse papo de vanguarda realmente ultrapassado, rigido e embasado em questoes de pos-guerras.
    A questao hoje tem muito mais à ver com aceitaçao do proximo, nao rejeitar o que NAO somos capazes de entender, pois é ai que deve estar alguma liçao, algo novo à entrar no coraçao mesmo que minimamente.
    Para mim estamos na época das relaçoes, seja com quem for.
    Outro dia o carinha que vende talao zona azul com cara de bandido colocou uma folha no painel do meu carro à noite sem que eu visse.
    Quando fui pegar o carro ele pediu o dinheiro e vi que a folha era com dados de outro carro. Nao paguei, mas ele era feio, sujo, tao pavoroso e assustador, que mandei um beijo e ainda disse dinheiro nao te dou fica valendo o beijo (com aquele sorriso). Sei lah eu fiquei feliz por esse sorriso ele merecia muito mais e eu realmente nao podia ajuda-lo além disso.
    O Cicero diz que a questao hoje é a atitude e eu concordo. Talvez amanha jah concorde com outras coisas.
    E a baiana o que pensa?

  45. Maria disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 1:31 pm

    Caetano, que coisa linda a sua voz na música de “Romance” - não dá para descrever.É isso que você chama de colocar a voz? que coisa mais linda.
    Agora é que vou querer ver mesmo essa produçâo.

    Como falou a criadora do blog acima, quando vai nos presentear com um post sobre o filme?

    Hermano Vianna, só agora me toquei que você é o cara do livro que li há uns 20 anos sobre os bailes funks do rio. Era um livro com mais de 100 páginas, mais ou menos, e uma capa amarelo indiano, nõa era isso?. Nossa quanto tempo. Parece que se esgotou, nâo foi? 

    Um abraço para você e todos que fazem esse blog em progresso.

    sucesso para todos.
    Maria

  46. C disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 2:31 pm

    Oi Exequiela,
    hoje estou com febre de cama e estou navegando aqui no blog com calma. ADOREI sua voz e ver seu lindo rosto!
    Pena vc nao poder ver o rosto dos que te vêem, né?
    beijos
    C

  47. André Rodriguez disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 3:11 pm

    Caetano,
    desculpe-me responder antes da Exequiela, mas como sou cantor, compositor posso dizer:
    egocentrismo a meu ver é tudo aquilo referente ao poder de criaçao artistica, alegria, euforia, descoberta do novo, deslumbre por se aproximar do sublime, etc… e logo apos todo esse processo: o vazio, a percepçao do que fiz de novo nao era nada de relevante e todas as frustraçoes a que isso remete.
    Percepçao, constataçao da insignificância e derrota como motivo para tentar de novo.
    Nao sei se você queria saber a respeito disso, mas por ser também musico pensei houvesse algum interesse em me manifestar.
    Como sou interessado musicalmente e acompanhando seu obra em progresso o que é zii e zie?

  48. teteco dos anjos disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 4:10 pm

    e ela finalizou com o samba…

    “e o galo cocoricó/ e o galo cocoricó”

    tudo bem.
    Pedro negou “J” na história
    e agora você nega a Pedro
    na foto.
    humanos, demasiadamente humanos!!!

    Acredito que possa haver ou ter havido ou que haverá na terra pessoa tão mágica quanto o personagem “Jean Valjean”, de “Os Miseráveis” (Victor Hugo), citado no post anterior. Não vi nada similar ainda, em carne e osso. Eu me esforço nesta crença. Do contrário, faria como Rimbaud: “fiz desvanecer em meu espírito toda a esperança humana”. Ou como o velho Buk: “Odeio a humanidade”.
    Adoro frases lindas, inusitadas, alopradas e cheias de sabedoria, que nos tiram do lugar comum.
    “Confie na obra, não no artista”..essa é do DH Lawrence. Não, não estou me referindo ao Caetano. Apenas gosto de pensamentos alheios e de misturá-los numa pândega total. É sempre bom divagar as vezes.
    David Bowie disse: “Sou uma coleção de idéias de outras pessoas”. Mais antropofágico que isso? Mais oceânico?
    É a mesma idéia de William Blake (surrupiada ou aprimorada, como queiram, por C.G. Jung) de que nenhum homem é uma ilha. Jonh Donne também teve essa visão.
    E isso me faz acreditar, de fato, que o imenso continente humano, que somos nós, está evoluindo..para melhor, para melhor.
    “I have to admit it´s getting better” (Beatles)
    Então vamos nessa, “com a contribuição milionária de todos os erros” (Oswald Andrade).
    Viram.
    Pessoas de todas as partes do globo e de tempos diferentes, vivos ou mortos, ativos ou de stand by, conversam entre si, no grande mistério da vida.
    Escrevi tudo isso - não linear - porque estava me sentindo meio “borocochô” hoje. Temos o direito de oscilar. Si si si. Mas, Pelé faz 68 amanhã (23/10) e eu acho que devo comemorar.

  49. gil disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 4:21 pm

    quando vi a foto e vi caetano ali no meio daqueles meninos me lembrei na hora, sem querer, veio, caetano e roberto…lá achei caetano um menino ( e de terno hein…), lá caetano era o menino, mas aquilo tudo era tão justo ( e não era o terno não…), tão adequado ( inclusive o inadequado no menino, se houve, pra alguém, se justifica porque ali caetano era o menino…pelo menos pra mim e pra minha sensibilidade). é bacana esse lance de estar entre os mais jovens, há uma nostalgia da juventude ou um menino dentro da gente que vai com a gente a vida inteira. mesmo no velho, tá lá o menino com ele. mas é muito bacana também quando as diferentes experiências e o serviço do tempo se manifestam…mas o filósofo é o caetano que pode falar melhor sobre isso pra gente.

  50. laurene disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 5:02 pm

    Oi, Caetano. Tenho aqui o filme Orfeu Negro, que comprei em banca em versão colorizada. Adorei. Você uma vez falou que viu esse filme nos anos 50 e sentiu vergonha, que nós, brasileiros, não somos assim. Por que?

  51. Gilliatt disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 6:35 pm

    Foi mal confundir o sétimo elemento com o Quito, mas pelo menos eu ri muito do jeito com que o Caetano respondeu a isso.

    Se zii e zie for o título do disco, eu já gostei. Me lembro dele dizer aqui no blog que queria um nome em italiano, uma expressão com fonemas repetidos. Zii, em italiano, é o plural de tio; zie, de tia.

  52. nelson disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 7:35 pm

    é so caetano pra gerar controversia sobre uma misera foto….

    cade o 7 elemento? eu não vejo…rsrsrsrsr.

    o negô, com todo o respeito e carinho que tenho por ti e nestes meses de blog tb, eu te digo, coloca os oculos caetano rsrsrsrsr. 

    se o quito é magro alto, mulato e bonito este lavigne é o que?gordo,baixo,branco e feio?rsrrsrssrs

    hermano não sabia que vc tinha escrito algo sobre o funk….como se chama o livro?e se vc escreveu algo sobre o funk há muito tempo e este blog é de musica tb te pergunto o que vc acha do funk agora
    funk é o que?

    da um notebook pro caetano se comunicar com a gente de roma….

    abraços

  53. alberto disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 7:53 pm

    zii e zie. o que significa?

  54. Rodrigo Canto disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 8:08 pm

    Caetano, o disco se chamará ‘zii e zie’ ?!

    PQ?

    Quando você lutará por lançar o especial seu de 50 anos de idade passada em 92 pela REDE MANHCETE?

    e o show VELÔ que a TEVE GLOBO passou em 85?

    e o GRANDES NOMES, de 81, da TEVE GLOBO?

    e o show do A FOREIGN SOUND, do Bareto, em SP???

    olha olha olha hein!

    beijos.

    tempo tempo tempo tempo.

    beijo do rodrigo de SP.

  55. Afonso disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 8:19 pm

    Pra que tanta barba, meninos!

    p.s. sei que já passamos da temporada do post anterior, mas lembrei agora, acho que ninguém comentou o fato de álvaro guimarães ser o autor da capa de “transa”…

    p.s.2: zii e zie, caetano? hm… non mi dimenticheró mai de quella “zia jagger”… rs

  56. Kaitlin disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 8:39 pm

    I’m afraid my Portuguese reading comprehension is lacking, so I don’t get to enjoy this blog to its fullest extent. (Though I have learned a lot of the language from your and Gil’s songs.) But I wanted to say that, having been introduced to your music through reading Tropical Truth, I am incredibly grateful for the happiness the melodies and lyrics bring to me. For me, happiness is generally an elusive thing, but it’s always right there with the music.

  57. nelson disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 9:09 pm

    heloisa

    explica que diabos e este érre retroflexo que tanto incoma o caetano, sera algo assim tão perturbador? 

    o que obama falaria pra gabeira?

    o que kassab falaria pro obama?

    o que lula falaria pro obama?

    Há alguma coisa de lula em obama que não me agrada…..

    Assim como há uma mensagem institucional em grande parte dos filmes brasileiros de hoje que não me agrada…do tipo linha de passe, o filme do breno,174, e por ai vai….

    há um discurso pós crise que uniformiza uma visão totalitaria e “demonizante” de possiveis outras realidades e classes….

    tudo está se resumindo a uma luta de classes e isso é empobrecedor em um mundo complexo…

    há algo em comum na bolivia,na venezuela, no brasil, em são paulo, no rio de janeiro, nos estados unidos e na australia
    e que tem a ver com a minha indagação acima…

    só nos resta estrelas estrelas estrelas 

    PARA MIM OU PARA VC RSRSRSRSRSR

    http://br.youtube.com/watch?v=TMqaO7De4jU

  58. Lucia Alves disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 9:20 pm

    Caetano, meu pai, de 83 anos, diz que você foi quem melhor definiu os cabelos brancos, quando disse que “era triste”…

    Mas pra você fica muito bonito. É o mais bonito na foto, mesmo escondidinho nas sombras.

    E se você escreve mal, estamos todos perdidos, só nos resta pular da janela.

    O Miguel Lavigne pode até ser baixo, gordo e feio (não sei, nunca vi), mas é Tricolor. Isto compensa qualquer coisa.

    Boa viagem, Caetano! (sem erre e sem acento!)

  59. Judith disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 9:48 pm

    depre, noooo, nunca, es sólo mistica y creación. parece un cuadro, me hace acordar a la imagen de las meninas, donde a través del espejo se siguen observando figuras. A lo lejos hay alguien muy concentrado viendo un papel.

    Todos mirando al frente, pero quien mira a todos, pareciera que estuviera esperando la aprobación de eso que se mira.

    foto para el analisis

    belleza de foto con Cae al centro.

    Cae….. volvés a Argentina?

    Besos
    Ju.-

  60. Labi Barrô disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 9:56 pm

    Estúdio de gravação é escuro né? Deve ter um ar-condicionado fortíssimo. Tudo fechado. Não pode colocar uns quadros não? Quanto tempo você aguenta ficar dentro de um estúdio, sem sair, Velô?
    Todo mundo olhando lá pra frente. O que tem lá na frente?
    Achei a foto meio deprê.
    Labi Barrô

  61. Marcos Lacerda disse: 
    Outubro 22nd, 2008 at 11:27 pm

    Que bacana! A foto está bem bonita, e o modo como os músicos se portam no estúdio, com os olhos para a frente, o semblante concentrado, a excessão do Moreno, e de parte do rosto do Caetano, que fica imperceptível. Claridade de penumbra, luz escura, sol negro. Não, nada disso, claridade e coração solar, com a densidade do crepúsculo, e intensidade sutil da penumbra.
    Caetano escreve muito bem, seus textos são densos, bastante reflexivos, melhor que muitos escritores oficiais, e nisso incluo sociólogos, economistas, antropólogos, etc.
    As fotos. E as canções. E mais, o texto. A palavra falada. A palavra escrita. conversa de imagens em canções. A palavra cantada.

  62. André Rodriguez disse: 
    Outubro 23rd, 2008 at 1:45 am

    Oi Labi,
    eles devem estar olhando para o Zie-zie!!!
    Que em francês jah sabes o que é, né?
    beijos
    André

  63. Lola Lili disse: 
    Outubro 23rd, 2008 at 2:08 am

    AAAi Labi amigaaa,
    beeem eeu que veejo eeesse blooog como puuuro carnavaaal, fico taaao tristinhaaa cooom essas foootos escuuuuras, me daaah uma melâncoliaaa. Aaai umaaa vontade de choraaar!!!!
    Fruuuta, vaamos joogar uma tinta nessa fooooto?
    Caetaaano, alegorizamos a Bahia, terra da cor, da alegriiia vaaai!!!! Minha flooor eeeu voou de bikini amareeelo, e bundinha de foora, xuxu!!! Vaaaaii!!!!

  64. Louise disse: 
    Outubro 23rd, 2008 at 2:25 am

    Caetano,
    zizi en français tem um significado bastante especifico sabe qual mon anje?
    je t’ambrasse
    LOULOU

  65. Rafael Rodriguez disse: 
    Outubro 23rd, 2008 at 2:27 am

    O aparelho de som atrás do Moreno está zerado… Pedro e Marcelo não estão olhando para o mesmo ponto que o Cae, Ricardo e Daniel. Parecem tensos, preocupados com o resultado da fotografia. Acho que tá todo mundo fazendo pose. Como cantaria o Lobão, “é tudo pose”.

    Linkei em um dos comentários o vídeo do Caetano comentando “menina da ria”… relinko:
    http://br.youtube.com/watch?v=99jX4YNjYcI&feature=related

    bjs.

  66. Gilliatt disse: 
    Outubro 23rd, 2008 at 3:29 am

    Vamos reconhecer que o fato de o Caetano dizer que o Quito Ribeiro é magro, alto, mulato e bonito não significa, de forma alguma, que o Miguel Lavigne seja gordo, baixo e feio. O engraçado nessa história é alguém (só eu mesmo…) confundir duas pessoas que em nada se parecem. Mas esse nem é o meu maior defeito…

  67. Guido Spolti disse: 
    Outubro 23rd, 2008 at 9:55 am

    O que é bacana (nossa, bacana é do baú), é ver este resultado “final”, termos acompanhado a trajetória do blog, desde os primeiro ensaios do obraemprogresso, resultando nesta foto onde o grupo parece refletir (com um astral de lances de nada) os acabamento da obra, as “colocações de voz”, as canções escolhidas, o resultado da “construção”. 

    Pro Caetano:

    Eu adoro o Verdade Tropical,gosto de toda a trajetória da MPB ali contada, a narrativa dos festivais da canção, os programas da Record, os antagonismos dos grupos culturais; mas não é só, acho, por exemplo, o capítulo Back in Bahia bárbaro, amo como você fala de sexualidade neste texto..

  68. Heloisa disse: 
    Outubro 23rd, 2008 at 12:15 pm

    Nelson, o erre retroflexo parece mesmo incomodar muito o Caetano, já que no último comentário ele o mencionou duas vezes. Não sei bem por quê: tenho a impressão de que é só para pegar no meu pé. E eu nem falo o erre, que é aquele bem arrastado de ‘porrrta’ de muitos (mas não todos) mineiros, paulistas do interior e goianos. Só isso.
    Linda a música. Adoro Adriana Calcanhoto.

  69. Exequiela...IMAGO VOCIS disse: 
    Outubro 23rd, 2008 at 2:48 pm

    Que pregunta LeAo! 

    NARCISISMO
    -Fase infantil del desarrollo caracterizada por el deseo de ser amado, con preferencia al deseo de amar. El narcisista no logra superar esta fase evolutiva, queda atrapado en el YO. En la elección del objeto amoroso escogerá siempre bajo la influencia inconsciente de la imagen que se tiene formada de su propio yo, buscando en él una especie de réplica de sí mismo.
    - Quedarse fijado en el autoerotismo y no poder metamorfearse al amor objetal.
    - Masturbador compulsivo
    - Compañero libidinoso del egoísmo
    - El padecer de nuestra sociedad? Extremadamente individualista?
    - Una necesidad que mientras que no sea patológica no será peligrosa…
    Y para apoyaR la última “definición”, copio abajo un link para que conozcan (los q no lo conocen) a mi Narciso preferido. Miguelito, el amiguito de la adorada Mafalda. Nota: hay que hacer clic en la imagen para leer bien… a no ser que tengan una vista privilegiada.

    http://exequiela.blogspot.com/2008/10/miguelito.html

  70. Exequiela...IMAGO VOCIS disse: 
    Outubro 23rd, 2008 at 2:50 pm

    A AllInMedia… será que se puede arreglar el problema de que los posts aparecen en cualquier orden por el tema del horario?
    Obrigada!!!

  71. Exequiela...que reine China! disse: 
    Outubro 23rd, 2008 at 3:14 pm

    C: Gracias! Sí! me gustaría ver esos rostros… o por lo menos saber el nombre de todos C!

    Teteco: Sin ánimo de ser negativa… Recordemos que Lennon contestaba “it couldn´t get much worse” al “getting better” de McCartney :)

    Viste Lucesar!!! Qué mujer, no?!!!!!! Me encanta MARIZA!! La vi en vivo en EEUU. Amo los fados… No te parece que Fito Páez está un poco para atrás? Se le fue la inspiración a ese muchacho.
    Te olvidaste de Andrés Calamaro… lo conocés?

    Calamaro para todos (con cariño)

    Un compositor, tres momentos:

    1. **ESPERANDO…**
    Cada Una De Tus Cosas
    http://www.youtube.com/watch?v=ne3N99W5ciA

    Mirando el río una rumbita te escribí
    mientras te esperaba,
    con el pechito inquieto y alegre,
    y un andar de no ser de acá.
    De aquí no me moví, de tu vértigo mío,
    de tu sonrisa vertical, que misteriosa es una rosa de Hiroshima
    y la rumba que hay.
    La rumba se ríe, no sabe si es rumba,
    será un momento nada más,
    de eternidad, de esos que me das.
    Todos los días, todos los segundos
    infinitamente, la alegría de vivir,
    el sentido que da la vida vivir contigo.
    En el cielo , en el suelo, en cada una de tus cosas,
    En el cielo , en el suelo, en cada una de tus cosas.

    2. **PRIMER ENCUENTRO SEXUAL**
    El Chino 

    Ella lo mira con amor,
    él la desnuda en la habitación,
    le ve de a poco toda la piel,
    y la acaricia por primera vez. 

    Y la locura de la ciudad
    no se deja de escuchar,
    él teme lastimarla
    y ella no puede esperar más. 

    Primero suelta un botón,
    mientras él muere de pasión.
    Ella lo hace muy bien
    deja su mano descender
    por su pecho hasta llegar
    a donde hay miel… 

    Va a ser mejor
    olvidarse de todo esta vez,
    va a ser mejor
    volver a casa
    después.
    En el reloj cu-cú
    sólo son las seis, adiós bebé,
    parece que fue ayer. 

    El chino nunca perdió el control,
    no conocía el verdadero amor.
    Todos tenemos una debilidad
    en el pantalón. 

    Y la locura de la ciudad
    no se deja de escuchar,
    él teme lastimarla y
    ella no puede esperar más. 

    Va a ser mejor
    olvidarse de todo esta vez,
    va a ser mejor
    volver a casa
    después.
    En el reloj cu-cú
    sólo son las seis, adiós bebé,
    parece que fue ayer.

    3. **LA DES-ESPERA**
    PALOMA
    http://www.youtube.com/watch?v=ZbVA5cWeLlk
    Mi vida fuimos a volar
    con un solo paracaídas
    uno sólo va aquedar
    volando a la deriva
    vivir así no es vivír
    esperando y esperando
    porque vivir es jugar
    y yo quiero seguir jugando
    le dije a mi corazón
    sin gloria pero sin pena
    no cometas el crimen, varón
    si no vas a cumplir la condena
    quiero vivir a veces
    para poder olvidarte
    quiero llevarte conmigo
    y no voy a ninguna parte
    no te preocupes, Paloma
    hoy no estoy adentro mío
    tu amor es mi enfermedad
    soy un envase vacío 

    no te preocupes Paloma
    no hay pájaros en el nido
    dos ilusiones se irán a volar
    pero otras dos han venido
    si me olvido de vivir
    colgado de sentimientos
    voy a vivir para repetir otra vez
    este momento
    te bajaría del cielo, mujer
    la luna hasta tu cama
    porque es muy poco de amor
    sólo una vez por semana
    puse precio a mi libertad
    y nadie quiso pagarlo
    te cambio tu corazón por el mío
    para mirarla y mirarla
    …de gloria, mujer
    quiero un pedazo de cielo
    para invitarte a dormir
    en la cama o en el suelo
    un sacrificio ritual bién o mal
    yo quiero hacerle a mi estrella
    sin principio ni final
    no quiero vivir sin ella.

  72. alberto disse: 
    Outubro 23rd, 2008 at 3:40 pm

    vc fez não vai estar aqui no segundo turno? ou volta pra votar no gabeira?

  73. Renato disse: 
    Outubro 23rd, 2008 at 5:21 pm

    Fiquei aqui tentando escrever esse tal erre retroflexo mas é bem difícil, hein?! Mas, Nelson, para você poder dormir realmente em paz, tenta falar “porta” com a ponta da língua no céu da boca. Conseguiu? É isso ;)

  74. nelson disse: 
    Outubro 23rd, 2008 at 5:54 pm

    heloisa apenas ele deve estar brincando com a gente
    a la stand up comedy…ja que retroflexo não é concavo nem pode ser reconvexo ou pode?rsrsrsrssr

    linguistica é com vc e só com vc nada além de vc.
    rsrsrsrs.

    ja que vc gosta de adriana calcanhoto e eu tb
    segue uma canção que ela ta cantando cuja historia
    é super interessante no sentido do dimensionamento
    da canção á uma particularidade que ela passou recentemente em terras lusas….

    mas um exemplo de como a interpretação assim como “é o amor” com bethania pode mudar completamente o sentimento que nos evoca.
    nos evoca ta certo?

    segue:o audio não ta legal mas dá pra perceber o que disse.

    beijos repletos de errés retroflexos.

    http://www.youtube.com/watch?v=kH-qvaOuUTQ

  75. Roberto Joaldo de Carvalho disse: 
    Outubro 24th, 2008 at 1:46 pm

    Adoro links & nomes. E “nomes” de nomes. Em todos os dialetos, idiomas - incluso esperanto, e, sobretudo, no castelhano: como Andres Calamaro, Celeste Carbalho… & Exequiela Goldini. 

    -EXEQUIELA, esquecida, sonegaste-nos um dos links (El Chino) {!}:

    http://www.youtube.com/watch?v=GBLT5llRyjo

    p.s.: O rei de nossa canção - e de quem nem gostas tanto - há tempos e tempos estava cantando pra ti (veja o vídeo de ” El gato que está triste y azul” - 1979 -[o título é de me cortázar o coração!]):

    http://www.youtube.com/watch?v=Q4nC95SteAU

    -Pra TETECO DOS ANJOS: 

    Que nem disse se gostou da CANTIGA DE AMIGO na versão eletrônica da trupe do Axial que alguém enviou… 

    …E pra TODO ALGUÉM que também tanto curta a matéria bruta nordestina do cajuíno Elomar, segue um dueto de cantadores que pode calar fundo o sentimento de nosso pensavento errante-navegante-puético-internético-caetanáutico genuíno (por Chico de Assis & João Santana):

    http://www.erratica.com.br/opus/81/index.html

    [clique com o butão direito no link e peça ao navigador uéb pra abrir em outra janela]

    -Puxa, NELSON, alguma coisa em meu coração diz que você ACERTOU EM CHEIO com essa pista, pois Caetano já andou recitando O SEGUINTE preceito:

    “A EXPRESSÃO ‘FUNDIR A CUCA DE ALGUÉM’ É VÁLIDA. AS PESSOAS GOSTAM QUE VOCÊ FUNDA A CUCA DELAS. EU QUERO FORMAR UMA BANDA GRANDE E CRIAR UM NOVO TIPO DE MÚSICA. AGORA NÓS VAMOS FUNDIR A CUCA DAS PESSOAS MAS, ENQUANTO ELA SE FUNDE, NÓS VAMOS CONSTRUIR ALGO PARA PREENCHER O VAZIO”

    [Alguém reconhece de onde eu surrUPiei o trexto?]

  76. Exequiela......IMAGO VOCIS disse: 
    Outubro 24th, 2008 at 10:21 pm

    Roberto, lo que pasa es que me pareció que el sonido del video era malo y arruinaba a esa canción tan linda… Y entonces pensé que sería interesente dejar volar la imaginación… justo en esa canción.

    Che, no hay caso… Roberto Carlos no me gusta. Por más vuelta que le dé, no me gusta.

    Y ese preceito. Mmmmhhh. LeAozinho juguetón!!!

  77. Caetano Veloso disse: 
    Outubro 25th, 2008 at 7:14 am

    Heloísa, não estou nada zangado com você. E já disse do meu amor (provado na composição e gravação de “A outra banda da terra”) pelo erre retroflexo. Não foi um amor que cresceu se conflitos, mas ele existe e é forte. O inglês (sobretudo o americano) é farto em retroflexões, não? E Rafael, a foto não é posada. Nem parece posada, se você olhar bem. Foi tirada pelo adorado Leo, que veio visitar o estúdio e fez uma série. Ninguém se tocava que ele estava fotografando. A posição da maioria, olahndo à frente e concentrada, se deve ao fato de nesse momento estarmos ouvindo uma versão de mixagem para decidir: todos de frnete para as caixas grandes e epquenas (que não aparecem na foto) sobre a imensa mesa de controle (de que só aparece uma parte) e no alto da parede. Creio que Moreno se viarava para mim e para Daniel para observar a reação. Eu olhei para Moreno. Miguel, que não participa da produção sonora, olhando o computador. Os outros todos pondo-se bem de frente para de onde vem o som - e pensando em cada detalhe do que ouve. É uma bela foto, que escolhi entre muitas que Leo mandou por ser representativa do clima de trabalho lá. Penso como Judith: lembra mais Las Meninas.

  78. nelson disse: 
    Outubro 25th, 2008 at 2:12 pm

    heloisa,

    adriana estava em turne em terras lusas e tomou um remedio para resfriado me parece e este gerou efeitos colaterais consistentes em alucianações e insonia e ai ela pensou nesta canção cantada pelo guilherme arantes. Me parece que ela ficou a maior parte do tempo no quarto do hotel e não saia do mesmo em razão destes efeitos colaterais.

    detalhe como tudo que ela faz é super interessante ela acabou de escrever um livro que ainda não li e que me parece ainda está no prelo sobre esta experiencia em terras lusas misturando ficção e realidade, poesia e musica , alucinações e vozes
    enfim agora escuta de novo a canção e vc vai perceber que tem tudo a ver com que ela passou experiencia terrivel mas que ela transformou em arte.

    segue uma canção que me fez pensar em vc ou seria o contrario?vc me fez pensar na canção

    beijos com sabor de fruta mordida

    http://www.youtube.com/watch?v=yoSapTSZlwI

  79. nelson disse: 
    Outubro 25th, 2008 at 2:25 pm

    Acho que caetano teclou a ultima mensagem com teclado em ingles rsrsrsrsrsrsrsrs…detalhe ja imaginou se caetano tivesse que ser obrigado a se comunicar em ingles?seria um “exilio linguistico”
    rsrsrsrsrs bricadeira gente exilio é uma palavra por deveras forte e pesada por alguem que ja viveu a experiencia que por sinal a mim muito se assemelha a um campo de concentração ….exilio
    é algo que nenhum humano deveria passar….

    abraços caetano perdão por qualquer palavra inoportuna e beijinhos á minha musa da linguagem

  80. Heloisa disse: 
    Outubro 25th, 2008 at 2:43 pm

    Roberto, sei de onde você surrupiou: de um texto do Caetano para o Pasquim, em 1970. Certo?

    Nelson, não tinha ouvido essa música com a Adriana Calcanhoto: ficou linda, como tudo o que ela faz. Muda mesmo o sentimento que ela nos evoca (tá certo). Mas, que particularidade ela passou em terras lusas?

    Exequiela, que canta tão lindo, o que vem a ser um ‘juguetón’? E ‘fuleros berretines’? Acho que preciso estudar espanhol!

  81. Rafael Rodriguez disse: 
    Outubro 25th, 2008 at 8:15 pm

    De certa maneira ao saber que se está sendo fotografado cria-se uma expectativa em relação ao produto final gerando assim uma tensão. 

    A foto é linda, ela meio que materializa uma idéia, a música que está sendo escutada.
    Não sei, não me lembra essa pintura do Velazquez. Tem todos esses olhares compondo a fotografia, mas não me leva a “Las Meninas”.
    Como citei anteriormente, parece que se está diante de um espelho, um grande espelho. Tá aí, olham com os ouvidos para o reflexo daquilo que foi criado, a música. O estúdio como uma caverna e a música como uma projeção.

    Podemos traçar um linha vertical juntando: Miguel com o Daniel; Ricardo, Caetano e Moreno; Marcelo e Pedro Sá. Três tempos dentro de um presente presentificado.

  82. Ítalo de Melo Ramalho disse: 
    Outubro 25th, 2008 at 10:55 pm

    Oi Caetano, em algum comentário seu foi mencionado um livro de Joaquim Nabuco que tem por título “Minha Formação”. Encontrei e comprei na editora do Senado. Espero com estusiasmo o danado.

    Dá uma espiada numa página de um jornalista aqui de Natal chamado Tácito Costa. Lá discutimos os mais variados assuntos relacionados com a arte.

    Caetano você conhece Elomar Filgueira de Mello? O que achas?

    Consegui comprar num sebo aqui de Natal um disco que talvez você conheça. Transa. Fantástico!

    Sim, o endereço eletrônico da página é: http://www.substantivoplural.com.br, você pode até não gostar, mas o título é bonito.

    Um afetuoso abraço.

  83. Heloisa disse: 
    Outubro 26th, 2008 at 1:28 am

    Caetano,

    Logo agora que eu ia dizer que você não foi totalmente sincero em seus comentários sobre o erre, você vem todo manso e me desarma. Explico: é que, depois de dez anos exatos, resolvi tirar da estante o seu livro, ganhado de alguém que me imaginou ansiosa para entrar no seu mundo. Mas não. No lugar de uma alegria, durante todo esse tempo ele quase me incomodou, apertado entre um Guimarães Rosa e um Dostoievski. Não porque não lhe desse crédito - talvez me faltasse coragem, ou só não fosse a hora ainda.Comecei meio relutante: uma lida aqui, outra ali, emoção, deslumbramento, revolta… Como sempre foi, para mim, tudo o que se refere a você. Acontece que encontrei, lá pelo final do livro, as expressões ‘aleijão do erre sonoro’ e ‘horrível som engrolado’, palavras que você não usou quando conversamos sobre isso aqui. Tudo bem, você agora menciona os conflitos, que eu também tive. Nem chego a amar o erre, só não tenho mais preconceito. No entanto, desde que li suas palavras tento imaginar como se sentiram os falantes do erre ao ler aquilo (ou você pensou que eles nunca poderiam ser seus leitores?). E isso me dói.
    Mas logo depois li um trecho em que você explicava porque se sentia bem em Nova York, e levei um susto: estava ali uma resposta para mim também. Encontrar por acaso, no meio de 500 páginas, dois trechos que me tocaram tanto assim não me deixava dúvida - seu livro pedia para ser lido, e com certa urgência.

  84. Roberto Joaldo de Carvalho disse: 
    Outubro 26th, 2008 at 6:06 am

    Certíssimo, Heloísa! Tal passagem, que eu transcrevi do jeito que a encontrei (em caixa alta e com as aspas mesmo), encerra texto publicado lá no Pasquim com data assinalada assim: 21 a 17/10/70. 

    Somente esclareço que não surrupiei direto da fonte, mas de exemplar da Literatura Comentada, coleção da década de 1980, com prosas & letras de Caetano. Por sua vez, segundo se percebe dessa edição, o texto que contém a passagem foi extraído de famosa coletânea anterior, intitulada “Alegria, Alegria”, mais abrangente, organizada por Wally Salomão para a Editora Pedra que Ronca. 

    Caetano focava ali o contexto da contracultura no exato momento da morte de Jimi Hendrix, escrevendo sua elegia ao artista. No texto, várias citações internas aspeadas são palavras de Hendrix, e sempre penso que essa passagem final assim graficamente destacada seja a declaração de poética cabal do fabuloso guitarrista, e cara a Caetano e ao tropicalismo.

    XXX

    Suas conversas por escrito com Caetano… tão saborosas. Me fizeram lembrar da leitura que fiz de ensaio de Jean Starobinski lendo A nova Heloísa, de Rousseau, em livro curiosamente intitulado “A Transparência e o Obstáculo” (capítulo 5), editado pela Cia. das Letras.

    Acabei de ver o último vídeo que Nelson enviou pra você. Mesmo que ele fique enciumado comigo, não resisto em presentear você com outro, em que Baby (a Menina - telúrica - da Ria, que já se sabia), numa gravação doméstica bem nesse estilo casual ou improvisado que em parte já antecipa a cara do YouTube, interpreta a mesma canção, nos primórdios dos Novos Baianos: 

    http://www.youtube.com/watch?v=KfIUQSDFRMY

  85. Guido Spolti disse: 
    Outubro 26th, 2008 at 11:16 am

    Adoro o “uns” especialmente a canção que dá título ao disco; andeir ouvindo “a outra banda da terra” pra sacar o lance consonantal retroflexo do “r” tenho mesmo cantarolado

    Amarrr
    Darrr tudo
    não terrr medo
    tocarrr

    Entrarrr
    Na vida
    com a música

  86. Heloisa disse: 
    Outubro 26th, 2008 at 11:47 am

    Roberto, obrigada pelo carinho e pelo vídeo, que não conhecia. É lindo ver a menina que dança em estado puro, tão solta, e talvez sem saber que fazia história: ela ainda dança sem parar no olho da gente. xxx

  87. Rafael Rodriguez disse: 
    Outubro 26th, 2008 at 12:09 pm

    É verdade, é verdade, é verdade.
    Só agora saquei: “Ninguém se tocava que ele estava fotografando.”.

    Mas continuo achando aquilo tudo que achei no comentário 81, a partir do segundo parágrafo.

    bjs.

  88. nelson disse: 
    Outubro 26th, 2008 at 4:35 pm

    oh roberto não fico enciumado não negô!

    heloisa é um presente para todos nós.

    Poder conversar sobre tantos assuntos interessantes com uma mulher tão ou mais interessante é simplesmente delicioso….detalhe eu to aprendendo muito com ela e caetano sobre linguistica e portugues e preconceitos da linguagem …ela escreve e eu respondo com musica que é o que eu domino minimamente e o que me fez estar aqui quase que diariamente.

    Bacana a canção que vc postou alias novos baianos são eternamente novos…é impressionante
    o tempo passa e eles continuam modernos ou contemporaneos….detalhe produzindo este som maravilhoso com uma tecnologia tosca e hoje em dia vc não sabe mais quem toca o que porque a tecnologia é capaz de produzir um som sem a quase interferencia humana e sai um som que é uma merda….

    tenho 33 anos de musica e de idade… novos baianos pra mim e decada de 70 marcam meu nascimento pra vida e pra musica ……e o curioso é que o tempo passa mas a alma de alguem que precisa de musica pra viver é eternamente curiosa e jovem….talvez va dai a jovialidade ou longevidade de caetano….

    pasquim não é exatamente do meu tempo mas recentemente comprei uma antologia em dios volumes e achei que eles na verdade são os precursores do humor engajado e a la casseta e planeta…não sei se vc conhece mas eu sou do tempo de um jornal de humor chamado planeta diario embrião do casseta planeta enfim abraços roberto e seja bem vindo á nau internauta de ceatano e de pessoas que querem entender mais o mundo e as outras pessoas e que gostam de musica..e ja deu pra perceber que vc tem bom gosto musical

    abraços pra vc beijinhos pra heloisa e saudações á caetano
    heliosa

  89. Miriam Lucia disse: 
    Outubro 26th, 2008 at 6:14 pm

    Ciao a tutti! Estive passeando pela Sicília, mas voltei! E adorei as novidades das fotos, tanto esta do Moreno quanto a outra com todo pessoal trabalhando e pensando, super legal mesmo. Andei lendo por ai algumas reclamações nas qualidades das fotos, mas na minha opinião estão ótimas, as fotos digitais são mesmo um pouco difíceis de acertar, nitidez, numero de pontos (pixels), iluminação, nossa são tantos os fatores, depois na hora de colocar no site você tem que trabalhar a imagem para que o arquivo fique num tamanho ideal para facilitar na hora de carregar, enfim, a gente tem mais é que agradecer a boa vontade do pessoal que repartiu com a gente um instante dos muitos instantes que vocês vivenciam por ai! Maravilhoso! Obrigada mesmo.

    No outro post li que o teteco dos anjos falou sobre o dialetos “sardos” e me lembrei uma das primeira vezes que estive na Sardenha que perguntamos o caminho da saída para um senhor já com uma certa idade que vinha passando de bicicleta, o cara foi muito gentil, respondeu tudo certinho só que em dialeto sardo e nem mesmo o Franco que é italiano entendeu alguma coisa que ele falou, mas tem o lado bom da estória que depois de tanto falar quando ele mesmo percebeu que a gente estava mais perdido que antes da resposta ele fui com a bicicleta na frente indicando o caminho! 

    Não podia faltar uma observação com relação ao Moreno. Me lembro vagamente de uma entrevista da Maria Rita (filha da Elis) quando ela se lançou como cantora aqui no Brasil onde ela falava dessa responsabilidade de ser filha de uma grande cantora, da inevitável comparação que as pessoas fazem entrem os pais e os filhos de artistas e, que ela mesma tinha um pouco de receio quanto a isso porque ela queria ser a Maria Rita e não a filha da Elis. Não conheço o Moreno, não sei como ele trabalha com isso, mas, pelo que vejo existe também esta quase “cobrança” da hereditariedade musical, o que não é uma inverdade, mas também não pode ser uma imposição. Andei vendo alguns clipes e ate peguei alguns tipo Só Vendo que Beleza, Cores Vivas, entre outros, confesso que não conhecia seu trabalho, mas você tem uma boa presença de espírito, me parece um pouco obvio a tua familiaridade com a musica, com o violão, com o palco, com os amigos músicos, enfim, deixando de lado este negocio de ser filho de Caetano e sobrinho de Bethânia, adorei conhecer teu trabalho, parabéns!

    Ultima coisinha, estava vendo um dias destes uma entrevista com esta menina Mallu Magalhães, que anda em onda por ai; fui ver alguns vídeos dela no youtube e achei muito legal que ela conta que o pai é quem tocava pra ela e daí ela diz: e quem não gosta de ouvir o leãozinho de Caetano, para quem quiser ver esta ai.

    http://www.youtube.com/watch?v=OgoNGg-p1RY

    Inclusive o que me levou a encontrar esta menina foi uma curiosidade sobre os novos talentos da MPB, fiz algumas pesquisas também sobre a iniciação musical de Ary Barroso, Dorival Caymmi, Dolores Duran, Vinicius, Chico, Caetano, Milton, Bethânia, Gal, Rita Lee, cada um no seu tempo, com as suas possibilidades e dificuldades para se lançarem como músicos, a importância das rádios com os programas de calouros, dos festivais, reparei que nessa época todos começavam com tão pouca idade e tanto talentoso, hoje vi ate algumas pessoas dizendo que esta menina é um fenômeno por ter 15 anos, ela é mesmo, mas historicamente falando, musicalmente não acho que ela seja precoce, a única coisa que penso é que hoje um musico assim “novinho”, talvez não tenha as mesmas oportunidades, as mesmas chances. Acho o tema pertinente.

  90. Fernando Salem disse: 
    Outubro 26th, 2008 at 7:11 pm

    Cacildis!

    Hoje fui ensaiar os musicais do Prêmio Bravo com a Nina Becker e o Catatau e quem eu tenho prazer de encontrar? 

    Ricardo Dias Gomes e Marcelo Callado, baixo e batera de levadas e invenções. Marcelo é um sujeito atento, preciso e muito simpático. Ricardo lembrou do meu nome por causa desse blog.

    Conversamos sobre o fato do show Obra em Progresso concorrer a um prêmio e eles estarem lá trabalhando, tocando.

    Achei isso sensacional.

    Amanhã estaremos juntos na Sala São Paulo. Os caras fizeram arranjos extraordinários pra Caminhos Cruzados, Águas de Março e outras bossas repaginadas.

    Emocionante!

  91. Heloisa disse: 
    Outubro 26th, 2008 at 11:50 pm

    Roberto, sua leitura sobre o ensaio de Jean Starobinski está no seu blog? Gostei muito do Estrela de Centauro. Parabéns!

    Nossa, Nelson, fiquei emocionada. Ser considerada um presente para as pessoas é um elogio grande demais para mim.

    Miriam, bem-vinda de volta. Adorei a história da Sardenha - essas histórias sobre comunicação (e a falta dela) me encantam. E você gosta da Sicília? Pergunto porque fiquei impressionada com o lugar, mas tem gente que não gosta muito.

  92. Roberto Joaldo de Carvalho disse: 
    Outubro 28th, 2008 at 4:39 am

    NELSON, como eu já disse em algum lugar aqui, sou seu fã desde o princípio - não perco um link seu! 

    Sou vidrado, sim, nos Novos Baianos, e compartilho cada palavra sua sobre a relação que eles parecem ter com o meu tempo, com o seu tempo, com o tempo deles, com o tempo de quem se dá um tempo pra estar com eles.

    Também não vivi a época do Pasquim, mas por algumas antologias - não só, é claro, a de textos do próprio Caetano - percebi que o que faziam ali foi muito além do Casseta & Planeta. Eu curti muito quando o Casseta & Planeta surgiu. Logo virou fórmula: eu não aturo. Detesto besteirol. Aqui em Salvador jamais fui ver Los Catedrásticos, A Bofetada e A Novíssima Poesia Baiana. O texto de Zizek sobre o riso enlatado me faz lembrar desse humor estandardizado. 

    Não fui, pois. Mas é como se tivesse ido. E a fórmula foi transposta para tanta coisa, para novelas e quase tudo no humor da TV. Não vejo a menor inventividade. É o riso industrializado, ironizado naquela canção tropicalista por Tom Zé, lembra-se? 

    Mas pra minha grata surpresa está em cartaz aqui em Salvador um grupo com um espetáculo chamado Alvoroço que supera a gargalhada rasante do besteirol e constitui trilha nova. Esttá fazendo um baita sucesso. É um espetáculo que, pelo que deduzo dos gostos e interesses estéticos de Caetano, o agradaria muito. 

    Eu prefiro um humor patafísico.

    xxxxx

    MIRIAM LUCIA, não sei se você está se baseando na Bravo Online sobre Mallu Magalhães… em todo o caso vou compartilhar um link que acabo de achar por lá: 

    http://bravonline.abril.uol.com.br/conteudo/musica/musicamateria_346048.shtml

    Foi com você que falamos sobre Ariano Suassuna? Acho que TETECO também curtiria esse trecho do início de Pedra do Reino (seriado da TV Globo):

    http://www.youtube.com/watch?v=3pHpMcbmTFY

    xxxxx

    Ô, HELOISA, a minha leitura do ensaio de Starobinski lendo esse romance epistolar de Rousseau ficou dentro da minha cabeça. Eu tava falando em leitura enquanto ato de ler mesmo. Mas quem sabe agora não me dê ganas de reler e fazer um textamento crítico-delírico sobre?

    Se você puder encontrar o livro por aí, meu faro me diz que terá uma grata surpresa! 

    Obrigado por curtir o meu cantinho de poesia na internet. Ah, essa canção é um troço mesmo. 

    Cê tem toda razão: ela nunca pára de fazer dançar a menina de nossos olhos! Postei para Exequiela esta noite na outra página um vídeo de Jurema Paes cantando e carnavalizando uma oração a Santo Antonio feita pelo Jota Velloso, sobrinho de Caetano. Dê uma conferida lá.

    —–
    p.s.: pra quem estiver pintando por aqui e circulando também no orkuto-circuito, e quiser me adicionar por lá:

    http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=t&uid=1951086788591895336

  93. Felipe Velho disse: 
    Outubro 28th, 2008 at 3:02 pm

    Caetano,

    Já nos encontramos. Já lhe entrevistei, já batemos papo. E foi ótimo. Além de um ouvinte, um leitor seu.

    Mas faço o comentário triste, dias após à não-eleição de Gabeira. Envio-lhe uma rima boba que, suburbano do Encantado, escrevi para a véspera da eleição. Esse textinho correu a internet e está em meu blog.

    Beijo.

    ———–

    Sou suburbano. E voto Gabeira!

    Rima pro Rio sorrir

    Felipe Velho

    Sou suburbano, mas não me engano: conheço bem esse papo de malandro.

    Isso de dizer que é suburbano com orgulho. Isso é chamar a gente daqui de burro. Vê lá se vou cair nessa conversa bem-nascida agora travestida de discurso popular. Pra variar, querem enganar jogando umas palavras no ar, fora do contexto e sem explicar.

    A gente sabe que ser suburbano é bem diferente de ter visão suburbana, que é uma visão provinciana, achando que o mundo é só um bairro, sem ver que tudo está conectado. Aqui no subúrbio a gente não é fechado, a gente vai pra todo lado: de trem, de kombi, em pé, apertado, do muquiço até o trabalho, da central até vigário. Aqui não tem isso, porque a gente é mestiço - e não preto ou branco. Aqui é a terra do favelado zona sul, do rico suburbano.

    Que otário esse nosso adversário, que prega a união, mas quer partir a cidade em dois lados. Por mais que tente separar a gente em rico e favelado, VIP e fulano, MPB e sambista, zona sul e suburbano, esse papo meio paulista, a gente é uma coisa só: carioca. Que de jeito algum é idiota.

    Porque o Rio é o lugar onde a mistura é pra valer. Aqui não tem esse papo de Lado A/Lado B. Aqui o playboy, o polícia, o travesti, o milícia, o gringo e a mulata, o purê e a feijoada estão juntos na quebrada - e, ao contrário do que preferem publicar, quase sempre em paz. E, aliás, é com esse “z” que a gente quer escrever a nossa paz. Com as duas letras finais do adversário, jamais.

    Eles arrumam uma baderna e dizem ‘estamos juntos’. Mas suburbano à vera como a gente diz ‘tamo junto’. E vota pelo que sente: vou de Gabêra porque ele é gente como a gente.

    Gente que caminha no calçadão - seja de Bangu ou do Leblon. Gente que pega um bonde com o parceiro pra dar um rolé. Gente que vai de 175 pegar jacaré. Gente que encheu o saco desse boneco do mal que é o político tradicional, vomitando estatística na TV, enumerando o que nem pode fazer. Chega, a gente não cai mais nessa asneira. A gente é suburbano e vota Gabeira!

  94. Roberto Joaldo de Carvalho disse: 
    Outubro 29th, 2008 at 6:22 pm

    Felipe, ouço uma “canção” inteirinha em meio a partes de sua “dissertação”:

    ah, se eu soubesse tocar um instrumento, ia ficar quieto mais do que um pouquinho só - pra, devagarinho, adaptar e alinhar umas partes, tom a tom… aprontando um “som”

    ___

    ao tentar postar este, não sei se tem acontecido com outros de vocês, como aconteceu anteontem comigo e quase me fez desistir - a janela fica esbranquiçada e uma mensagem diz: “você está indo muito rápido, vamos com calma”, acompanhada, na filigrana da janela, de umas desculpas (’erro do Wordpress’)… se as desculpas não forem esfarrapadas, perdoai minha suspeição, e ajudai-me a chamar o suporte técnico infocaetanáutico [estou no firefox e, nesse instante, em conexão discada]

  95. Tuzé de Abreu disse: 
    Novembro 4th, 2008 at 6:13 pm

    Tento mais uma vez.Tenho acompanhado pouco , mas com mui boa atenção as coisas nesse blog. Gostaria de ouvir o fadista português e tantas outras coisas citadas, mas tenho ouvido muito pouco música porcausa da própria música. Fiquei sendo o flautista único da orquestra da UFBA (por motivo de viagem para doutorado de Tota), e tenho gasto a maior parte da minha energia , que não tem sido muita por muitos motivos , estudando e tocando em concertos , inclusive (como o último) de música contemporânea.Este blog me ajuda a ter uma visão mais panoramica , aliás como tudo que Caetano faz sempre .

  96. Roberto Joaldo de Carvalho disse: 
    Novembro 5th, 2008 at 11:13 am

    Tuzé, meu elfo, tanto na - atualmente - última postagem de Caetano (LI…), quanto na antepenúltima, com mais de 220 zumzumbidos já (ZAMBUJO…), venho em comentários falando em você, Gereba, Jota, Armandinho, e modalizando como, por exemplo, através justinho de vocês, a música fez e faz parte de minha vida, e acho que em medida tão desigual em bem mais gente. 

    Mas estou vindo aqui te achar pra dizer que eu curtiria escrever uma canção a se chamar “Peter Pã”, sobre o homenino e esse deus do paganismo industrial e pós-industrial que é o Caetano. Há uns troços em Khlébnikov, com traduções pro português pela Editora Perspectiva, e também no brasileiro Sousândrade, que bem poderiam inspirar a letra. 

    Só que eu, guardadas as proporções ou magnitudes estelares, sou meio como o Augusto de Campos. Tenho ouvido musical e nenhum talento instrumental pra música. 

    Sofro. Você poder minorar meu sofrimento, e me proporcionar uma honra sem igual: dispondo-se a participar dessa sagaraninha comigo? Se sim, queira ir vendo algo sobre o Peter Pan, assim como sobre o deus Pã na mitologia; para ter alguma idéia, e então passe-me teu e-mail: rjoaldo@gmail.com

    xxx

    Uma expressão que por certo agradaria ao Haroldo de Campos tem de estar posicionada pem algum momento no contexto da letra da canção:

    “pássaro cerúleo”

    Sinto que seria uma coisa em rolaria alguma enumeração de feições ou atributos. Palavras em procissão orgiástica… 

    E isso integraria um enredo-desenredo de uma lenda, ou de uma sagaraninha moderna e até pós-moderna… 

    xxx

    Que tal? Posso contar contigo? Ou você me ensinaria a tocar um instrumento?

  97. Alice disse: 
    Novembro 15th, 2008 at 5:48 pm

    .Tem gente que brilha no escuro.

  98. Roberto Joaldo de Carvalho disse: 
    Novembro 16th, 2008 at 12:43 pm

    para Alice: em alguma noite o céu se coagulará de diamantes…

    sol idão

    -clicando no título do poeminha em minha página, caroninha pruma noite leminskiana

  99. ju disse: 
    Dezembro 1st, 2008 at 10:05 pm

    antes de tudo: saudacoes!

    “a gente que estancou de repente
    ou foi o mundo entao que cresceu? ”

    “a gente nao quer só comida…”

    ()

    “è importante que as pessoas percebam que podem criar uma vida melhor para si próprias” 

    teu blog nem eh um blog -
    parece um livro.

    o jogo das amarelinhas.
    é sempre lindo relembrar cortazar.

    tanto como
    meu coraco desnudado,

  100. Josias disse: 
    Dezembro 12th, 2008 at 3:47 am

    Estava lendo sobre a obra do Caetano e me dei conta de uma coisa interessante:

    Transa… disco importante e bárbaro!

    Transamazonica…não topou fazer nada pros milicos… óbvio!

    Transamba… novo projeto!

    Transando ou não… Caetano continua sempre transado!

    Parabéns por ser e estar entre nós, sempre Caetano.

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Milagres do Povo (Caetano Veloso)