O Leãozinho (Caetano Veloso)
Gosto muito de te ver leãozinho Caminhando sob o sol Gosto muito de você leãozinho Para desentristecer leãozinho O meu coração tão só Basta eu encontrar você no caminho Um filhote de leão raio da manhã Arrastando o meu olhar como um ímã O meu coração é o sol pai de toda cor Quando ele lhe doura a pele ao léu Gosto de te ver ao sol leãozinho De ter ver entrar no mar Tua pele tua luz tua juba Gosto de ficar ao sol leãozinho De molhar minha juba De estar perto de você e entrar NUMA © 1977 Ed. Gapa / Warner Chappell - Álbum Bicho - Caetano Veloso. Comentário do autor : "Fiz para o contrabaixista Dadi, um amigo que eu adoro. Ele é lindo, e nessa época ele era novinho, era lindíssimo. Ele é de Leão, assim como eu." (Caetano Veloso. Sobre as Letras. Companhia das Letras, 2003). "Fiz "Leãozinho" para Dadi. Gosto de chamá-lo de Leãozinho porque ele é um lindo menino do signo de Leão, que é também o meu signo. Disse a ele: “Vou fazer uma música para você”. Aí comecei a
Outubro 22nd, 2008 at 11:25 pm
De novo, a foto não aparece no internet explorer…
Será que o Moreno tá olhando pra gente agora?
Outubro 23rd, 2008 at 2:09 am
Moreno é espetacular.
Moreno segue os caminhos do pai (não com a intenção de capiar Caetano, mas como um dom propriamente dito) no que diz respeito à sensibilidade de entender o que uma música tem ainda para ser revelado.
A canção Deusa do Amor, gravada lindmanete no disco Máquida de Escrever Música, é a prova disso.
Zeca Veloso, por sua vez, está atacando de DJ.
Um abraço Caetano…
Outubro 23rd, 2008 at 2:22 am
Evoé, muito axé Moreno! Um chamego em Dedé, nego. Fico feliz em ver esses filhos encaminhados: o filho do Glauber fez um filho quer dizer, um filme, o sobrinho do Oiticica é um bom artista plástico, Moreno é bom músico como o papi.Isso é a árvore do tempo.
Caê, tou ouvindo bossa o dia inteiro nessa rádio americana especializada:
http://luckysevenradio.com/wm/pianojazz_low.asx
As músicas que ouvi lá: Cavaleiro e Samba da Paz. Estão em que disco?
Outubro 23rd, 2008 at 5:28 am
Oi, laurene.
Não sei se essas canções chegaram a sair num compacto (duplo? simples? oh, tempos!), mas a RCA Victor lançou-as num long-playing misto total em 1968. Nunca entendi como é que o Gil e o Caetano foram parar na RCA, mas, de um lado, além de “Cavaleiro” e “Samba em paz”, tinha Bethânia cantando “Viramundo” e Gil cantando “Roda”, “Procissão” e “Iemanjá”; do outro lado, só Bethânia cantando Noel: “Três apitos”, “Pra que mentir”, “Feitio de oração”, “Último desejo”, “X do problema” e a espetacular “Silêncio de um minuto”. Os créditos não dizem quem foi o autor da capa (Rogério Duarte, talvez, ou Hélio Oiticica. Alguém sabe dizer?), mas ela é bacana e estranha; talvez um tanto estúpida, pela falta de informações. Bem, a capa não traz o nome do disco (aliás, acho que o disco não tem nome mesmo; aqui em casa a gente sempre chamou de “disco das flores”, mas não acho que o nome sirva pra nenhum outro território do planeta); em lugar disso, no canto superior esquerdo, estão os nomes dos três, um abaixo do outro. Assim: VELLOSO (com dois “l” mesmo) Caetano em cima, BETHANIA (sem acento) Maria no meio, e GIL Gilberto no fim. Na parte de baixo da capa tem uma colagem feita com pedaços rasgados de revistas, num arranjo pop com jogadores de futebol, crianças sorridentes, uma mulher de calcinha, um olho, uma boca, um monte de pedacinhos de papel colorido e mais um monte de coisas que não dá pra saber se são coisas mesmo ou se são só cores. Desse arranjo “brotam” 3 flores bem grandes, riscadas com nanquim e tintadas com aquarela; e no miolo de cada uma dessas flores estão fotos em P&B do Gil, da Bethânia e do Caetano.
Bem, é isso.
Outubro 23rd, 2008 at 9:38 am
Agora sim! Bonito, este moço.
Outubro 23rd, 2008 at 11:58 am
No meu desktop o Moreno tá tão moreno que não consigo ver nada. Em que codec as fotos estão sendo postadas? JPEG?
Outubro 23rd, 2008 at 12:28 pm
Moreno, you’re such a beautiful being…Não sei quase nada sobre você, mas o dono de uma voz tão doce e tranqüila só pode ser assim também.
Outubro 23rd, 2008 at 12:54 pm
Comprei recentemente um cd da Série Documento com essas canções.
A coordenação geral e seleção de repertório é do José Milton e o projeto gráfico da Stela Nascimento (a capa é horrorosa, uma mancha amarela com os nomes em azul: “Caetano, Gal, Gil & Bethânia.”. Saiu pela RCA no ano de 1989. No encarte tem um bonito texto do Tárik de Souza.
“Cavaleiro” e “Sol Negro”, que beleza!!!
Outubro 23rd, 2008 at 1:02 pm
a foto do moreno não abre no meu pc, pensei que era outra foto ainda e que a moderação num gesto raivoso havia limado todos os comentarios. loucura, né? oco oca, falouq ue achava esse papo d vanguarda ultrapassado e que o negocio agora são relaçãoes. eu acho que o negocios empre foi relções mas não acho mesmo a vanguarda ultrapassada. muita gente achava que o oswald de andrade era ultrapassado, ou não tinha nada a dizer, quando os concretos e zé celso resgataram ele do limbo que a critica havia posto ele. não sei quem é o oco oca, se é artista ou civil, mas ao menos nos meios que eu frequento, e que tem pouquissimos civis (nem é uma opção, as coisas acabarams endo assim mesmo, adoro viver com artista) a vanguarda ainda é uma questão quente. seja na releitura (mais uma?) no concretismo, seja nas novas configurações da poesia, do teatro, do cinema. talvez nãos eja extamente a questão das vanguardas em si, mas como trabalhar com a hrança delas, já que eu concordo com o cicero de que elas cumprirams eu papel historico por isso se acabaram.
boa viagem caetano.
ps: pergunta pro moreno, agora que o +2 acabou com o ciclo de discos dedicado a cada um dos integrantes, quando vamos ter um novo com musica dos três? e tambem quando vai ter show de novo no rio, ja tem um tempinho que vcs não tocam aqui.
Outubro 23rd, 2008 at 1:22 pm
How beautiful could a being be!
Outubro 23rd, 2008 at 1:48 pm
Laurene, salvo engano, “Cavaleiro” e “Samba em Paz” saíram originalmente em compacto. Em 1968 foram reunidas num LP da RCA, que trazia, no lado A, músicas de Caetano e Gil interpretadas pelos próprios e, no lado B, Bethânia interpretando músicas de Noel Rosa. Em 1989, esse disco foi lançado em CD pela BMG. Porém, por algum motivo, resolveram colocar Gal no pacote, não com interpretações da década de 60, mas com material bastante posterior (”Sorte” e outra música de que não me recordo agora), em substituição a duas canções do vinil original.
Quanto à foto de Moreno, só consigo ver a pequena, seja no internet explorer ou no firefox.
Outubro 23rd, 2008 at 2:17 pm
O homem ocupado.
Outubro 23rd, 2008 at 6:18 pm
Laurene:
Caetano já é vovô. Moreno e sua esposa, salvo engano chamada Clara, tiveram a pequena Rosa.
Caetano é vovô da pequena Rosa.
“Tu és, Divina e graciosa estátua majestosa do amor, por Deus esculturada…
Um abraço…
Outubro 23rd, 2008 at 8:21 pm
Amiguetes:
La foto no se ve. Al hacer click sobre el lugar en que debería estar la imagen aparece la siguiente leyenda:
“Não encontrado. Desculpe , mas o que você procura não está mais aqui.”
No es un problema de navegadores ni configuraciones, porque la foto anterior sí se ve. Hay algún tipo (no typo) de inconveniente en el posteo de las imágenes.
Outubro 23rd, 2008 at 9:33 pm
Oi, Caetano. Falta vc virar vovô. Vovô, por que não? Por que não? Por que não? Não sou nostálgica, mas gostei mais do orfeu do Camus que o orfeu do Cacá, ao contrário de Caetas. A ingenuidade e o romantismo se perderam nessa nova versão. Não sei, o cinema brasileiro agora compete bem com o americano, mas perdeu, por exemplo, a capacidade de falar em política. As comédias eróticas tem um sexo arrependido, broxado. Nada é tao excitante como ouvir Neruda numa chancada e uma transa na psicina, como em Rio Babilônia. Mas tem coisas que gosto, a canção It´s a Long Way ficou vaporosa, misteriosa, linda no My Name is Johnny.
Eu adorei todas as mulheres do mundo do domingos de Oliveira embora seja em preto e branco e o adapto para Caetas: existem homens lunares (Nick Cave, Jim Morrison) e homens solares (Caetas, Caymmi).
Obrigada pelas dicas ao luiz, rafael e marcio.
Outubro 24th, 2008 at 1:35 am
Como assim falta Caetano virar vovô? Eu tô doidão, então…. Podia jurar que Moreno tem filho(a)….e que ele era reservado o suficiente para não ficar expondo a criança, e só ! Me consertem se estiver errado….
Outubro 24th, 2008 at 2:44 am
Desculpa mudar o rumo da prosa, é por uma questão de urgência…
A eleição no Rio tá cheirando a golpe, o governo estadual está fazendo de tudo para eleger o Paes:
”
“Não é a pressa eleitoral, é a pressa de atender. Essa pressa é a marca do nosso governo. A pressa será até o dia 31 de dezembro de 2010″, justificou Cabral.
Na última semana da campanha eleitoral, o governador decidiu inaugurar três UPAs, duas das três unidades ficam na zona oeste, região que, de acordo com as pesquisas de intenção de voto, concentra a maioria dos indecisos e pode decidir quem será o futuro prefeito.
A UPA de Campo Grande, a segunda do bairro, foi entregue na terça (21). Ontem à tarde, Cabral inaugurou a UPA de Realengo. Das 20 unidades que deveriam ser abertas até o final deste ano, 13 foram inauguradas em plena campanha eleitoral, cinco delas no curto período de três semanas entre o primeiro e o segundo turno.
”
fonte: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/
————-
Fora os vários panfletos que já foram apreendidos, o apoio das milícias, o feriado do servidor público estatual programado para a segunda-feira… Não entendo, o TRE não toma nenhuma atitude. Será por quê?
Outubro 24th, 2008 at 2:46 am
Caetano, socorro!!!!!!!!!! João Henrique está liderando em Salvador. Geddel e João Henrique governando a cidade. Pára, eu quero descer!
Outubro 24th, 2008 at 4:25 am
Oi, obrigada! adorei saber da Rosa! Mando até um poema para ela, do mineiro Altino Caixeta (conhecem? A professora Maria Ester Maciel é que o divulga, depois passo o site).”Divagação”:
Será que a rosa visual: objeto-flor, me
facilita o acesso à experiência humana?
Nesta dimensão a rosa é pictográfica,
hieroglífica, tribal. Minha mãe mostrou-me
na roseira uma rosa oral-audível e, mesmo
oracional, afetiva-emocional, quase prece.
Hoje caem pétalas no meu olvido.
Outubro 24th, 2008 at 9:58 am
Exequiela
Lo siento, me olvidé de Calamaro, Fabi y también Piazzolla. El Fito, tengo una deuda eterna a este genio de la música. Dívida que também tenho, em maior grau, com Caetano. Aliás, esses dois são responsáveis por grande parte do meu orgulho de ser latino-americano, de ser “del sur”.
Outubro 24th, 2008 at 10:15 am
agora quem não consegue ver a foto (de moreno) sou eu. hermano, qual será a razão?
estou em roma para a apresentação do filme “coração vagabundo”, de fernando andrade. é um filme sobre parte da turnê de “a foreign sound”. trata-se do festival de cinema de roma.
passam também “ó paí, ó”. e, por falar nisso, joão henrique reeleito na bahia? reeleição tem desses inconvenientes. com ele ou sem ele, vamos seguir na campanha pelo respeito ao que restou da beleza urbana de salvador.
“romance”, de guel arraes, também foi exibido aqui (fora da competição). guel posta no site do filme. vale a pena ler.
Outubro 24th, 2008 at 10:18 am
não sei como é isso. mas clicando na interrogação que fica no lugar da foto abre-se uma reprodução gigante dela. moreno bem lindo, quase em tamanho natural. será que isso só acontece comigo? experimentem. hermano, por que esse mistério das fotos?
Outubro 24th, 2008 at 11:00 am
Oi Caetano, que bom que nos fala de Roma.
Vou ler o post de Guel Arraes sobre o filme dele. Estou gostando desse filme antes de ter visto (rs)
A foto do Moreno abre normal por aqui.
Ele é realmente bonito. Esse jeito da mão dele parece uma coisa sua, se não me falha a memória de alguma imagem sua em entrevista.
Não cheguei a ver Coraçâo Vagabundo, existe um blog também?
Mande-nos notícias sobre os resultados.
Boa sorte.
Outubro 24th, 2008 at 11:29 am
vc não volta para a eleição?
gabeira está prestes a ganhar…
Outubro 24th, 2008 at 12:11 pm
Não tive problemas com as fotos.
Aguardei um pouco e elas pintaram na tela.
Roma…
adoro essa cidade.
pôxa, queria estar aí “adesso” só pra comer “panino com presunto crudo e formaggio” com suco de “arancia rosa” no “picollo mercatto” em frente a estação de Trastevere (lado direito), onde trabalha a lindíssima Esmeralda, que tem um nome bem sugestivo aliás, pois seus olhos são densamente esverdeados e hipnóticos.
Vai a dica do sanduíche. O melhor de Roma.
Vi uma foto sua na página do Piero Fabrizi. Aliás, tem um monte de “brasiliani” lá; chico buarque e chico césar, ben jor, milton..bem legal. Prego!!!
Outubro 24th, 2008 at 12:19 pm
Não acontece só com você, Caetano.Cliquei na foto e a imagem ocupou a tela toda. Aí pude ver como seu filho é lindo mesmo. Ainda espero ver vocês cantando juntos um dia, porque só vi Moreno ainda menino. Os vídeos já me deixam emocionada - imagine ao vivo.
Outubro 24th, 2008 at 12:51 pm
Sempre que vevo o Moreno me lembro da canção que ficou linda na voz dele e penso em ter uma casinha lá na Marambaia, fica na beira da praia só vendo que beleza… Sua voz é linda, e sua interpretação, bem ao estilo do seu pai. Que ótimo para todos nós!
Outubro 24th, 2008 at 3:17 pm
Et Voilá!
Apareció Moreno.
Caetano: isso não acontece só com você.
A mí me pasaba lo mismo, pero parece que Hermano ha trabajado y corregido el pequeño inconveniente.
Outubro 24th, 2008 at 3:28 pm
Sem barba deve ser a cara do pai. De barba é a cara de si mesmo.
Outubro 24th, 2008 at 5:47 pm
No meu computador a foto de Moreno abre perfeitamente. Expressiva é a sua mão; é ali que reside toda a força e elegância.
Outubro 24th, 2008 at 5:49 pm
Por aqui a foto não deu problema nenhum. (Moreno, e esse jeito da mão, que é todo de Caetano? E a sobrancelha, o olhar, a aba do nariz e o cantinho da boca que fica pra baixo.)
Outubro 24th, 2008 at 6:14 pm
E Caetano: pra abrir a foto grandona basta clicar em qualquer parte da foto normal.
Eu abri aqui e ela é toda granuladinha, tipo com um ISO alto. Fez lembrar umas suas que eu tenho, parecendo foto de jornal antigo (que tirei em Salvador depois de um show no Othon, que era com você e aquele rapaz que eu esqueço o nome, do Vixe Mainha, eu acho, recebendo convidados; e outras no show do Cê em Aracaju). Aí me deu a idéia de saber se mais gente daqui dos comentários tem fotos boas suas, porque a gente podia criar um flog pra você ver, e poder baixar se quisesse.
Outubro 24th, 2008 at 7:13 pm
Que lindo, dá até pra salvar o Moreno, quer dizer, a foto dele….rs
Conheci Altino Caixeta. Ele, Maria Ester e eu somos da mesma cidade: Patos de Minas… iurúúú!!
Outubro 24th, 2008 at 7:16 pm
Pessoal do Obra em Progresso!
Olha o que saiu no Wall St Journal
http://online.wsj.com/article/SB122358954497820725.html
Parabéns
Outubro 24th, 2008 at 11:58 pm
Moreno: Espero que entiendas mí portunhol.
Você é lindo. Aquí nesta foto te acho despejado, apacible y sereno.
Creo que tenías 5 ó 6 años, en la época que cantavas con teu pai, aquela música (Ile aie) lembras?, si mal no recuerdo),ya sonabas tan dulce, como ahora.
Me emociona y me gusta mucho el verte cantar con Caetano. No se puede negar el parecido que tienes con ele, puesto que lo que se “hereda no se roba”.
Pero también te he visto como solista(con esa voz doce y clara)y debo decirte que me encantás, sobre todo cuando tocas “percusión”,e com samba no pé ,demais!!você tem muito swing!!. Sigue em frente e meus parabéns.
Beijo grande. Vero.
Outubro 25th, 2008 at 2:16 am
Nossa, coitado do Moreno, deve estar se sentindo observado em um microscópio: tudo o que cai nesse blog é motivo imediato de análise minuciosa…
Ah, Roma…adoro também. Mas, ao contrário do Teteco, não curto muito o ‘panino’. É o gosto de um Tiramisu da Piazza della Rotonda che non mi lascia mai!
Outubro 25th, 2008 at 2:40 am
Caetano: estaremos torcendo pro Cê. Um dos melhores filmes ambientados em Minas que vi nos últimos anos foi O Viajante, do Paulo César Saraceni. Sua conversa com Caymmi em Bahia de Todos os Sambas é absolutamente maravilhosa. Entre na comunidade que fiz para o Saraceni no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=25839551
Vocês estão todos convidados.
Outubro 25th, 2008 at 11:28 am
Boa tarde gente boa!
Entrei aqui para ver se via algo de novo acerca do mesmo e me deparo com…Uma foto de Moreno Veloso.
Lindo Moreno! Moreno que me faz penar!
Entre os vários filhos de artistas medalhões deste nosso Brasil, Moreno é o que tem a postura que mais me agrada. Não que eu queira criticar os outros flhos de artistas! Não quero nem de longe ouvir o rugido do Leão…
Mas Moreno é um doce mistério e isso o faz especial. Filho de um bom sujeito, deve ser um bom sujeito também. Achei legal ver a foto e saber como é o rosto dele.
Ouço neste momento o disco de Lan Lan, aquela menina que tocava moringa, caxixis, timbau, alfaia e sinos com a Cássia Eller. Cês conhecem?
O disco é maravilhoso. Merece entrar naquelas listas que os chatos chamam de “discoteca básica”.
O disco é bom da primeira à última faixa. Por que será que não tocou nadinha na mídia? Alguém me explique, por favor. Além de excelente CD, tem um monte de filho de gente famosa participando do disco.
Heloísa tem razão, Caetano.
Tira o menino do microscópio. Coloca outra coisa aí rapaz. Esse papo já tá qualquer coisa e você tá prá lá de Marraquech. Mexe qualquer coisa dentro, doida. Já qualquer coisa dentro doida mexe.
Labi Barrô, curtindo a ressaca da sexta-feira. (Depois conto procês)
Outubro 25th, 2008 at 12:01 pm
laurene & Rosa Tibúrcio,
Que bela dica de poeta! Pelo que dá pra pressentir, Altino Caixeta (que nome!) não foi apenas um poeta, mas um laboratório de poesia inteiro.
Nesta manhã de sábado, na Salvador perto do parto eleitoral (vou votar no 13, mesmo que a campanha de Pinheiro não tenha sido nada alvissareira) (João Henrique representa a tristeza que não) balança), acabo de conferir “Altino Caixeta de Castro: o guardião das palavras”.
Quanta dedicação a desse trabalho de Maria Esther Maciel para a Revista Agulha: pôr em circulação um poeta que, pela amostragem no artigo, é de primeira magnitude. Mas há outras páginas na web bem interessantes sobre o poeta de Patos-MG.
Pelo que percebi, é poeta que, por palmilhar todos os recantos e modos da arte verbal, devia ser estudado no currículo escolar de literatura em quase todas as classses, séries, graduação e pós-gradução. Ideal para a montagem de oficinas de poesia. Um poeta capaz de “despertar” poetas, assim como Caetano.
-a qualquer momento vou fazer alguma sonetologia comparada entre ele e o Glauco Mattoso, deixa eu conhecer só mais um pouquinho
Outubro 25th, 2008 at 4:31 pm
Bingo!
Caetano não é especialista em informática, mas trouxe a solução! Clique na interrogação! Fotos em altíssima definição e liberadas pra download!
Caetano também é Suporte Técnico em Progresso!
Outubro 25th, 2008 at 6:19 pm
Gente, amanhã é dia de eleição. Como está tudo esquisito nesse clima violento de eleição, resolvi ficar em casa mesmo.
Bem, para animar a noite de quem vai ficar em casa também sugiro que acessem o You Tube e entrem no clima da belíssima DIVINE.
Você DIVINE conhece Caetano?
A bichinha já morreu, mas trouxe tanta felicidade a este pobre planetinha quando passou por aqui…
E é DIVINE que dedico a vocês:
Para Moreno: Divine cantando I’m so beautiful
Para Caetano: Divine cantando Sheke it up
E para Pedro, o mais lindo de todos: Divine cantando Love reaction
Sem chatice tá? Um pouco de trash dos anos oitenta não faz mal não.
A todos os outros dedico todas as músicas de Divine. Abram o You Tude e vejam, ouçam, divritam-se.
Depois faremos uma votação sobre a melhor de Divine.Coloquei um link para a que mais gosto.
Labi Barrô, de molho e ouvindo Divine até que a eleição passe.
Outubro 25th, 2008 at 7:02 pm
Heloísa,
confesso. o lanche de Trastevere foi o mais barato que encontrei em Roma. moder aquele “presunto crudo”…trescalante… era como beijar uma vaca. literalmente.
embora eu nunca tenha beijado uma.
meu propósito não foi intoxicar ninguém.
a dica foi mais naquela…vai que eles estejam com a grana curta rsrs.
bela era Esmeralda. Ciao.
ah perdão…Heloísa (multi-poliglota), vou começar a crer que você domina o “esperanto”… anche!!! baci!!!
roberto,
please, é pra quando seus ensaios sobre Glauco Mattoso e Altino Caixeta? vai postar no seu site? tenho-o visitado e gostado muito. grazie !!!
Outubro 25th, 2008 at 7:56 pm
Oi Caetano,
Se Você clica na interrogação e o Moreno fica grandão é porque a foto está aí, so não é visualizada. Eu só consigo abri no FireFox.
Beijo.
Outubro 25th, 2008 at 8:28 pm
Minha mãe sempre fala de um show do Caetano com o Gil em Cabo Frio, há muito tempo, em que o Moreno, ainda criança, fazia uma participação.
Outubro 25th, 2008 at 11:21 pm
Os comentários de Labi Barrô são mara…
Outubro 25th, 2008 at 11:32 pm
heloisa ,
Piazza della Rotonda combina com ….
pra vc se transportar pra lá pela musica,
http://www.youtube.com/watch?v=P2J2fH_w75g
Outubro 25th, 2008 at 11:49 pm
Descobri seu blog hoje e simplesmente não consigo parar de ler. Ri e, também, me emocionei em vários trechos. A maneira carinhosa que você fala de Roberto Carlos, por exemplo - apesar de eu mesma não gostar dele - me tocou. Obrigada por dispor de parte do seu tempo pra compartilhar suas idéias aqui no blog. Beijos!
Outubro 26th, 2008 at 2:11 am
Justiça seja feita, e também muito porque não quero ser enterrada viva uai…mas preciso retificar uma informação: Altino Caixeta, nasceu em Lagoa Formosa, uma cidade lindinha perto daqui de Patos de Minas, mas por aqui ele viveu muitos e muitos anos e aqui faleceu, inclusive.
E sim, Roberto Joaldo, Altino Caixeta (tão comum o nome por essas bandas…rs)sabia da coisas, era mesmo um “guardião das palavras”, tal qual Maria Esther tão sabiamente diz.
.
Quanto ao fato de Caetano estar em Roma isso me fez recordar um dos comentários mais engraçados que li por aqui. Era um do Nelson em que ele dizia: “Caetano não sabe brincar.”
Saúde e bom final-de-semana a todos os caetanetes e ao próprio, também…
Outubro 26th, 2008 at 7:00 am
Teteco,
A sonetologia comparada entre Glauco e Altino não será nada muito a sério, não. Mais para interessar outras pessoas pelo que a poesia propicia. E para me fazer aprender um cadinho mais. Estou em franco desenvolvimento. Não nasci feito Caetano, já com uma centelha divina que cresceu nele parece que de repente, instintivamente, tanto que era grande desde homenino.
Olha, vou ler vários sonetos de ambos, e escolher um de cada para brincar de comparação. Penso em postar isso em comentário neste blogue mesmo: no compasso da espera, ou quando Caetano já tiver postado sobre a leitura que está fazendo dos novos livros que ganhou do próprio Mattoso.
Será um texto crítico-delírico. Gaia ciência.
-Obrigado por continuar pintando em Estrela de Centauro. Embora não haja espaço para comentários (blogue de poesia, sem verba pra contratar equipe de moderadores), quando quiser me matar lá de susto, bala ou vício, há quase no final da barra lateral um canto para vivas e vaias.
xxx
Rosana, grafei Rosa… só pode ser culpa de Altino!
Outubro 26th, 2008 at 9:11 am
Oi Caetano,
Ontem, achei uma entrevista com o Fernando Andrade no Metrópolis (uma edição passada que peguei no google) falando sobre de Coração Vagabundo. A reportagem mostra alguns trechos do filme. Fiquei super curiosa para assisitir. Achei engraçado aquele monge budista que disse gostar de “Coração Vagabundo”, a canção. E como o Fernando Andrade é jovem. Nossa, que bacana.
Bem que você podia nos dizer como foi a exibição em Roma, e tomara que o filme chegue logo às telas aqui do Recife.
abraços
Maria
Outubro 26th, 2008 at 11:29 am
Professor Caetano,
uma dúvida sobre a letra de O herói, do Cê. Ela me intrigou até ontem, quando me caiu uma ficha. Quero saber se essa ficha vale. Vou utilizar a letra em uma aula essa semana. Sou professor de História do Brasil IV (1930…) no curso de História da UFMG (até este ano). No início discutimos Casa-Grande, Raízes do Brasil etc, pensando na “revolução historiográfica” dos anos 1930. Depois de passar pela ditadura militar, sua obra é objeto de duas aulas minhas (”O Brasil em letras de Caetano”). A little more blue than then, London, London, It’s a long way, Haiti, Fora da ordem, e a dita.
“Eu sou o homem cordial, que vim para INSTAURAR a democracia racial … que vim para AFIRMAR a democracia racial”. Me parece haver um “ou melhor” entre as duas afirmações: primeiro o herói acha que instaura, inaugura, porque não haveria antes dele a democracia racial; depois ele se corrige, “quer dizer, vim para afirmar, porque a democracia racial já estava, veio antes da cordialidade”. O homem cordial, vendo a democracia racial em curso, surge aderindo a ela? No seu site você diz que a rima não é solução, seria apenas uma convivência? Não há uma sem a outra? Gostaria que você falasse sobre a relação temporal entre as duas coisas.
(Desculpe a urgência de fazer a questão nada a ver com o post)
Abraço,
Lucas
Outubro 26th, 2008 at 12:14 pm
Moreno,
para quem não gostava de ser fotografado… além de foto, blá blá blá sobre.
Caetano e/ou manutenção do blog,
autoria das fotos?
Outubro 26th, 2008 at 12:58 pm
Teteco, não quis desmerecer sua dica: se um dia voltar a Roma prometo ir provar o panini de Trastevere. E não queria parecer chata ao escrever em outras línguas. É que minha paixão por elas se manifesta o tempo todo, e ao escrever Piazza della Rotonda, por exemplo, o resto da frase já vem incontrolavelmente em italiano. Da mesma forma que, quando leio Guimarães Rosa, tendo a escrever quase tudo na língua dele. Loucura mesmo.
Nelson, obrigada pelo vídeo anterior, que eu não conhecia: Marisa Monte e Baby juntas é muito bonito de se ver. Agora, o vídeo da Itália quase me fez chorar de saudade. Baci milli per te!
Alguém colocou um poema bonito sobre amizade aqui, dedicado a todos que freqüentam o blog. Também quero. A todos vocês que tornam meu dia mais feliz, um provérbio em que acredito muito:
“Un jour l’amour demande à l’amitié:
-À quoi es-tu censé servir?
-Je sèche les larmes que tu as fait couler.”
Não gosto muito de nada traduzido, apesar de ser tradutora (não de assuntos poéticos, nota-se). Mas aí vai uma tradução bem capenga, só porque já reclamaram da falta de ‘legendas’:
“Um dia o amor pergunta à amizade:
-Para que você serve, afinal?
-Para secar as lágrimas que você provoca.”
Beijos para todos.
Outubro 26th, 2008 at 2:16 pm
Caetas: vi vc falar no Jô que Minas melhorou. Nessa eleiçao há um grande dilema para as mulheres: Aécio é lindo, tem voz rascante de cantor de blues, mas Leonardo Quintão é um pão, um Apolo.
Bom também é o trabalho de algumas mulheres maravilhosas como Camila Diniz no Suplemento Literário de Minas Gerais. Ela publicou um belo texto
sobre Ricouer que se aplica a vc: sua trajetoria tb é excentrica e exemplar.
Outubro 26th, 2008 at 2:53 pm
O Moreno vai construindo sua trajetória própria, muito bacana, ao ensejo registro a participação dele com o +2, que descobri essa semana ao ouvir o novo execelete disco do Marcos Valle!!
Outubro 26th, 2008 at 6:19 pm
rosane
a gente fala tanto aqui rsrsrsrs não me lembro em que contexto falei esta frase e se falei esta frase….
vc poderia me relembrar em que contexto falei esta frase?…estou no blog desde o primeiro post e ja não me lembro de tudo que falei rsrsrsrs…mas assim a frase solta me parece contraditoria um equivoco na medida em que caetano tem um otimo senso de humor e é apanagio das pessoas mais evoluidas não terem exatamente um rigor das pessoas ditas perfeitas….esta sim uma contradição inafastavel …ja que ninguem é perfeito….de qualquer modo tomemos a palavra brincar em seu sentido ludico, infantil ou ainda mas diversas acepções do verbo em ingles…to play…. play it again sam rsrsrsrsrs….
abraços pra ti
canção pra vc
http://www.youtube.com/watch?v=zETRc4_DKxw
Outubro 26th, 2008 at 7:38 pm
Quem é de fora do Rio pode curtir Caetano cantando Cidade Maravilhosa pra campanha de Gabeira no blog de Ricardo Noblat, que reproduz o You Tube em post das 16:04 de hoje, domingo:
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/
Pena que no final a fala de Caetano é cortada quando ele está dizendo que essa canção é a cara do significado da campanha de Gabeira.
Outubro 26th, 2008 at 9:23 pm
Domingo é feriado de pobre, o mundo já sabe. Domingo de eleiç±ao ent±ao, nem se fala. Ninguém merece. A falta de candidatos, claro.
Aí, sei lá, n±ao tem nada a ver exatamente com o Moreno (ou tem; afinal tudo é tudo), vou eu atrás de um som pra combinar com a primeira cerveja que eu tomo em um ano, e dou de cara com O Herói. O seu, Caetano. Que muito similar a muito de surge em Transa, fala com a gente, comigo, pelo menos, de uma forma muito especial. E n±ao sei, quis dividir a sensaç±ao… muito do muito. Obrigada.
Outubro 26th, 2008 at 9:38 pm
Gabeira Governador!
Outubro 26th, 2008 at 10:21 pm
heloisa,
eu tenho uma interpretação particular do teu poema
alias como todo e qualquer poema rsrsrsrsrs.
Esta interpretação é tão particular que não cabe esmiuçar em um blog rsrsrsrs.
Segue aquela versão que pra mim é definitiva
e me faz chorar tb, eu estudei 2 anos de italiano
no consulado e devo te confidenciar eh idioma dificilimo de pronunciar ou de ter uma pronuncia minimamente aceitavel….
de qualquer modo esta é pra vc com perdão dos outros integrantes do blog incluso caetano rsrsrsrs
http://www.youtube.com/watch?v=lRbee1HGzXA
Outubro 26th, 2008 at 10:47 pm
Roberto,
tranqüilo quanto ao Rosa… Gosto menos de ser chamada de Rosane, como Nelson fez, mas tudo bem, erro de digitação… hehe
Passei no seu blog, gostei muito. Aguardo o texto crítico-delírico.
Nelson, obrigada pelo “brincar de viver”, lindo. Não me recordo exatamente o dia que você brincou que Caê brincava, e confesso, preguiça de procurar. Sei que foi algo a respeito de Caetano dizer que era amigo lá de não sei quem. Deve ser de alguém famoso dos “estrangas” e que eu não conheço, pois não me recordo o nome. (você fazia uma brincadeirinha). Sei que foi você porque num período de um papo interessante entre Heloísa e Caetano…em que você, nos comentários, era bem engraçadinho.
E claro que Caetano tem senso de humor, lógico, senão como teria um blog como esse em que os leitores usam o espaço dele pra, inclusive, bater papo??? Só ele!!!
Triste porque Gabeira não ganhou. Estava torcendo, mesmo cá de Minas…
Outubro 26th, 2008 at 11:59 pm
Moreno cantando…só vendo que beleza!
Outubro 27th, 2008 at 12:46 am
Eita que tá rolando um clima!
AdoUUUro!!!!!!!!
Outubro 27th, 2008 at 12:54 am
Fiquei impressionado com a diferença de votos entre Eduardo Paes e Gabeira: pouco mais de 55 mil. Um número ínfimo. Só as abstenções foram mais de 900 mil. Ou seja, se 10% (menos até) das pessoas que se abstiveram tivessem votado no Gabeira, ele estaria eleito. Não é incrível?
Outubro 27th, 2008 at 2:06 am
Moreno, você é uma das pessoas mais doces que conheci. Sua voz e seu sorriso transmitem sua doçura. E sua presença nos remete a uma paz… me senti muito bem ao trocarmos poucas palavras.
Um abraço carinhoso prá você.
Outubro 27th, 2008 at 5:38 am
querida Heloisa, claro que não peguei mal com seu comment. longe disso. sou fã da sua habilidade com tantas línguas, eu que..”poretame”..tantas vezes tropeço no nosso “Portuga Made in Pindorama”. Baci milli per te!!!
Sim Roberto, não se preocupe em ser “tão sério”. Vai uma de Zaratustra per te; “Só posso crer num Deus que saiba dançar e cantar”.
E por falar em “seriedade”..é isso mesmo???..Paes vence Gabeira no Rio com pouco mais de 55 mil votos??? Caramba. E a cidade contabiliza mais de 900 mil abstenções??? Não sei se é sério de rir ou de chorar.
Marta rodou em Sampa. O que já era esperado.
Caetano; uma licença para falar de futebol em seu blog. Eu, palestrino, parabenizo ao Corinthians, que retornou à primeira divisão “jogando bola”, na limpeza, sem tapetão, sem corrupção de arbitragem. Isso mostra que a corrupção ( tão pop em nosso futebol) está deixando de ser tão “endêmica”, como frisava anos atrás aquele relatório americano sobre os “brasis”. Tenho fé e dou testemunho !!!
Outubro 27th, 2008 at 8:04 am
cheguei de roma. sou amigo de joe boyd há anos. quando fiz ‘a foreign soudn’ no carnegie hall ele queria pôr legendas em inglês nas canções brasileiras que eu cnatava (’não tem tradução’, ‘brasil pandeiro’ etc.) mas bob hurwitz não gostou e pediu para tirar. era como fazem na ópera. esse show no carnegie hall não foi bom. nando, vocie leu o livro do boyd? ‘bicicletas não-sei-o quê (brancas ou amarelas, sei la’). é bem legal. joe já representou o +2 internacionalmente. eu conheci a rose da incredible string band quando eu morava em londres - e boyd era o empresário deles. mas não foi aí que nos encontramos. foi nos anos 80, acho. ele é um grande cara. você disse que eu não sei bricar e eu achei que era meio ‘ah, caetano logo drops a name that’s too heavy for the game’. ou: ‘caetano não é de brincadeira’. ou: ‘ah, caetano, assim não tem graça’. i’m a name dropper. joe boyd me ofereceu um jantar em sua casa de londres (ele é americano mas mora em londres desde que o rock é rock). nesse jantar estavam brian eno, david birne, chrisie hind, uma jovem cantora inglesa cujo nome não lembro, e mais uma pá de gente in de londres. o ap dele é pequeno o simpático. eno (que eu já conhecia através de arto - tocamos juntos num show em que ele fez sons etéreos para ‘terra’, que eu cantava ao violão) contava histórias de agentes da cia que ele conhecia e apresentava uma interpretação enviesada do 11 de setembo (era ainda recente). não sei se entendi bem e não lembro. mas era gozado o jeito dele contar. adoro brian eno. ele é um cara bem real. saí de lá com byrne que me disse: ’será que é porque você é brasileiro? - nunca vi tantos músicos importantaes juntos numa festinha em londres: só no brasil’. mas mesmo assim, gebira não chegou a ganhar. por tão pouco que estou culpado por ido cumprir compromisso em roma. mas ter chegado onde chegou significa muito. mas, como eu disse a meu sobrinho-neto jorginho, o rio precisa de um antídoto: não ser um veneno extra não é o bastante.
Outubro 27th, 2008 at 9:50 am
Rosana, estou mortalmente magoado Quem fez a brincadeirinha com o Caetano dizendo que ele não sabia brincar fui eu, quando ele disse que é amigo do Joe Boyd (um produtor antenadíssimo que foi o responsável direto pelo lançamento dos discos do Nick Drake e de mais um punhado de gente boa), o que me fez arregalar os olhos aqui diante da telinha e soltar um palavrão. Mas ele é Caetano Veloso, né? Às vezes a gente se esquece disso!
Outubro 27th, 2008 at 12:17 pm
Caetano: há uma gravação desta Terra processada ao vivo por Brian Eno em algum lugar… acho que o Arto tem guardada, eu já escutei não me lembro onde… o Arto é leitor deste blog: se ele estiver por “aqui” (penso que está geograficamente na Itália, onde produziu uma versão triunfal, segundo Kassin, de suas “art parades”): seria bacana publicar o MP3 dessa gravação no obraemprogresso, não seria Arto? - afinal Eno sempre foi obraemprogresso permanente
Outubro 27th, 2008 at 1:27 pm
Nando,
Desculpe-me, sabia que era alguém cujo nome se iniciava com a letra ene… aiiiiiii, que feio. Foi isso mesmo, sobre o produtor antenadíssimo. Juro que ficarei atenta ao seu nome e as coisas que dirá. Deite aqui!!! rs
Nelson,
Por pouco, por muito pouco eu te convenci de algo que não falou…rs
Sinto falta de ler as novas de Caetano.
Outubro 27th, 2008 at 2:15 pm
Pois é, Teteco. Os números do TSE são impressionantes. A eleição foi decidida por 55.225 votos numa cidade que possui 4.579.365 eleitores.
Apesar de não ter vencido, o Gabeira sai politicamente fortalecido.
Outubro 27th, 2008 at 3:01 pm
Mas matemática boa é a do desejo. Especialmente quando a lição é dada pela Orquestra Imperial, com pandeiro e vocais do Moreno.
http://br.youtube.com/watch?v=6×1Y-03LOyg
Outubro 27th, 2008 at 3:54 pm
O problema é que o PV era apoiado pelo PT, e onde o PT se meteu a coisa desandou, isto é sinal de que os brasileiros não acreditam nesta história de que a crise não está afetando o Brasil. Aí o Gabeira entrou pelo ralo junto com esta galera da estrelinha vermelha. Uma pena… acho o Gabeira um charme! Rs
Outubro 27th, 2008 at 3:57 pm
Caetano, não li!, mas fui dar uma conferida e achei um site do Joe Boyd - com um capítulo exclusivo do “White Bycicles”!!! Check it out:
http://www.joeboyd.co.uk/
É meio louco quando a gente lê a respeito de situações como esse jantar que você descreve, assim: concretamente. Putz, pra mim, que sou fã de cada um… é meio que demais. Quem quiser ter uma pequena amostra do que é capaz Brian Eno (mestre absoluto em texturas musicais), procure ouvir ao menos “By this River”, do “Before & After Science”; coisa linda de concisão e ternura.
Você citou há muito tempo Morrissey & Marr numa entrevista à BIZZ, você e a entrevistadora falavam da tradição na música inglesa de duplas geniais, Lennon & McCartney, Jagger & Richards, seria tão maravilhoso se os gravasse… “I Won’t Share You” seria minha sugestão.
Pois é, inacreditáveis 20% de abstenções. Lá se vai uma chance de ouro. Mas não se culpe, Caetano, você sozinho levou uma porção de votos pro Gabeira, tem crédito de sobra.
Heloísa, o tom da brincadeirinha foi esse mesmo que você apontou, com a delicadeza de alma que lhe é peculiar.
Outubro 27th, 2008 at 4:03 pm
Nossa, a brincadeira do Nando deu pano pra manga. E foi tão engraçado quando ele postou, tão inesperado! Eu ri muito, porque a gente falava sobre Nick Drake; aí vem o Caetano e diz com toda naturalidade:’Sou amigo do empresário dele.’ E o significado foi mesmo ‘Ah, Caetano, assim não tem graça’, mas da forma mais carinhosa e bem-humorada que se possa imaginar.
Mesmo sem ser do Rio, fiquei triste pelo Gabeira. O que os cariocas querem, afinal?
Nelson, como sempre, me derretendo o coração… Bacio.
Outubro 27th, 2008 at 4:06 pm
“o rio precisa de um antídoto: não ser um veneno extra não é o bastante”
mergulhe mais aqui. nesse aspecto.
que visão é essa a respeito do Rio?
esse pouco que falta pra realizar mudanças significativas, que morrem na praia (pasmem) por abstenção…
Outubro 27th, 2008 at 4:26 pm
Quem disse que o PT apoiou o Gabeira? Negativo.Aqui no Rio o PT ficou com o candidato vencedor da eleição.Este é mais um dos pontos a se ressaltar na incrível performance do Gabeira. Parecia Davi contra Golias, só que desta vez o Golias tinha toda a máquina do governo do estado e mais a do federal trabalhando por ele. Se as condições não fossem tão desiguais o Gabeira teria dado um banho. Mas, a realidade é esta: temos que torcer para que aconteça um milagre e o conjunto de forças que apoiaram o vencedor consiga se organizar para fazer um bom governo. Sou cética mas espero que eles me surpreendam.
Outubro 27th, 2008 at 4:53 pm
Acho que essa campanha do Gabeira incentivou muita gente, muitos jovens que votaram pela primeira vez e muios outros que viram pela primeira vez a real possibilidade de mudança no Rio de Janeiro. O canditado que ganhou teve sua campanha marcada pelo cinismo, subalternização total do eleitor.
Está havendo uma organização na internet para uma passeata na sexta-feira às 12 horas, solicitando o cancelamento desse segundo turno.
Eduardo Paes:
RESUMO:
1. Candidatura registrada fora do prazo de desincompatiblização;
2. Uso político das UPAs (em Barra Mansa o prefeito eleito perdeu o cargo por isso) e restaurantes populares
3. Corrupção eleitoral, coação de leitores na Rocinha, ZN (região da PAvuna) e ZO
4. Boca de urna por vereadores eleitos da coligação oposta (vi e fotografei, posso provar)
5. Campanha difamatória contra Gabeira, claramente bancada e sustentada por políticos da outra coligação (tipo Liliam Sá e Clarissa Garotinho)
http://pro-democracia.blogspot.com/
Outubro 27th, 2008 at 5:57 pm
Fiquei desolada…mas Gabeira nao perdeu…mostrou que é forte…ele teve uma votação bacana se levarmos em conta os conchavos políticos, as milícias etc que querem ver de longe a decência brasileira…ainda mais nosso Gabeira que é inteligência + decência…eles não suportam…continuaremos esperando e ha de chegar o dia no qual cada estado brasileiro terá um candidato como Gabeira…né Brasil?
Outubro 27th, 2008 at 6:06 pm
Caro Lucas Jório: sou mestrando em História na UFRN e desenvolvo minha dissertaçao sobre a obra de Caetano.Fiz no ano passado uma apresentaçao de um seminário sobre Gilberto Freyre e Sérgio Buarque na disciplina “história cultural dos espaços” com a professora Doutora Flávia Pedreira( que tem uma tese ótima de doutorado sobre o carnaval em Natal-Rn na época da 2ª Guerra),onde começava usando a Letra de “o herói” de Caetano,falando da questão da mestiçagem, da questão do falante da cançao ter uma postura dos “manos paulistas” e depois incorporar a visão mestiça do país,quase de forma antropofágica.De isso ser a continuidade de uma idéia que Caetano já havia insinuado em Araçá Azul de 1973,onde na canção ” Sugar Cane Fields Forever” ele dizia ” Sou um mulato nato,no sentido lato,mulato democrático do litoral”, sem falar na própria poética de caetano que é mestiça,híbrida,que borra as fronteiras espaciais dos lugares e tempos,a voz de contrabandista como afirma lindamente Waly salomão no seu livro ” armarinho de miudezas”.Creio que Caetano quer conjugar os pensamentos de Freyre e Sergio,como elementos complementares e não antípodas e que um não precede o outro,mas são multiplicidades( como diria Deleuze)sobre um determinado fenômeno,neste caso a formaçao do “homem novo” do Brasil pretendido pela historiografia que nasce junto a revolução modernista nos anos 20 e 30.seria mais uma idéia pra você pensar,e espero que lhe sirva de algum modo.abraços pra ti,pra BH,e pros blogueiros membros dos “caetanetes gotejantes”,e pro Caetano Tb.
Outubro 27th, 2008 at 6:17 pm
Que bom que minha falha serviu de mote pra um comentário tão bacana de Caetano. Delicie-se, Nando. Pensar estar devidamente desculpada…”nénão”?
Outubro 27th, 2008 at 7:58 pm
Oi, Caetano e pessoal. Obrigada Rosana e Roberto pelos comentários atentos. A estrela de centauro é belo blog de poesia. A físsil flor é a com fissão, como disse o poeta Caixeta.
Caetas, vc curte Normam Brown? Pois eu vi uma definição que ele deu da realeza que define esse blog:
A personalidade fálica e a audiência receptiva estão em coito; quando o coito termina, o prazer é recíproco. Um rei constitui uma ereção do corpo político. No Camboja, um lingam adorado no templo no centro da capital representa Devaraja, o Rei_Deus. Sua Alteza Real, a personificação do pênis!
Outubro 27th, 2008 at 11:12 pm
‘Na matemática do meu desejo
Eu sempre quero mais um, mais um, mais um beijo…’
Moreno brilha até na penumbra.
Obrigada, Gilliatt!
Outubro 28th, 2008 at 12:43 am
OBRA EM PROGRESSO acaba de ganhar o Prêmio Bravo de Melhor Show! A festa foi na Sala São Paulo em grande estilo e Marcelo Callado e Ricardo Dias Gomes estavam lá tocando com a Nina Becker e receberam o caneco!
Parabéns a Caetano e à Banda Cê!
Fernando Salem
Outubro 28th, 2008 at 3:02 am
Que bom. Imaginei que você ia gostar, Heloísa!
Já que o Moreno está na berlinda… uma coisa que me chama a atenção nas canções que ele compõe é que as melodias são perfeitas para violoncelo (instrumento que ele toca, não é?)
“Sertão”, “Maré” e “Hoje” (essa no link, com a Gal num show em Lugano), são bons exemplos disso. Só faltou o solo de violoncelo…
http://br.youtube.com/watch?v=F3J55b2YYF4
Outubro 28th, 2008 at 3:29 am
Obrigado Iaurene e Rosana, pela apreciação ao meu cantinho de poesia na web. Escreverei algo em breve para vocês duas sobre não ainda exatamente a poética da fábrica fissurada de Altino Caixeta, mas sobre o nome próprio do poeta, que em si já contém toda uma arte literária! Aguardem-me.
Fiquei mesmerizado por essa matemática, Gilliat. Te dou um troco com Leminski:
http://analink.blogspot.com/2007_05_01_archive.html#3235823973419948443
Quer dizer, Teteco, que Heloísa também fala esperanto? Convido vocês a ouvir como soaria a balalaica de Maiakóvski nessa língua:
http://estreladecentauro.blogspot.com/2007/09/balalajko.html
Outubro 28th, 2008 at 3:47 am
Se é verdade que parte do eleitorado do Gabeira,viajou aproveitando o feriado antecipado,a conclusão que se chega,é que,a turminha `esclarecida` da zona sul do Rio(os suburbanos não tem grana pra viajar),tambem padece do mal da inconsistencia politica,e da falta de consciencia civica.
Outubro 28th, 2008 at 7:20 am
Engraçado q algumas pessoas não votaram em Gabeira por conta do PSDB. O que eh Duda Paes? Neo tucano… escolhe o primeiro secretário, o primeiro secretário, tucano! http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2008/mat/2008/10/27/futuro_chefe_da_casa_civil_do_rio_pedro_paulo_diz_que_vai_rever_orcamento_de_2009-586134939.asp
Pedro Paulo quando se candidatou a Dep. Estadual teve os cartazes e folhetos com foto dele de um lado e de Paes do outro, no mesmo tamanho. Estrategia de marketing para os menos avisados… http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2008/mat/2008/10/27/deputado_tucano_pedro_paulo_futuro_secretario_da_casa_civil_do_rio_fez_campanha_para_paes_mesmo_com_psdb_apoiando_gabeira-586135226.asp .
E o PT, o que fala??? Nada… Quer dizer tudo: http://odia.terra.com.br/politica/htm/informe_do_dia_pt_quer_ser_governo_208802.asp
Outubro 28th, 2008 at 11:25 am
Adorei o troco poético, Roberto. Moeda forte! Também adorei a dose de Balalaika. Aliás, quando fui ouvir as fitas da Evangelina, cheguei a pensar que numa delas estaria a vinheta que o Caetano cantava na trilha do Percevejo.
Outubro 28th, 2008 at 12:05 pm
A todos os amigos do blog, e falando em Balalaica, convido vocês a ouvir o cassete de 1979, que contém Balalaica, dias dias dias (por Caetano) e outros poemas sonoros.
http://www.nomuque.net/balalaica
Parabéns a Caetano, Pedro, Ricardo e Marcelo pelo Prêmio Bravo!!!!!
Outubro 28th, 2008 at 1:39 pm
mas que beleza esse Hoje na voz da Gal…
fazia anos que eu não ouvia.
moreno,
com ela eu poderia dizer que vc consegue tirar as palavras de minha boca. essa, caberia perfeita em minha vida.
parabéns.
felicidades e amor verdadeiro pra vc.
a Gal é linda!
Outubro 28th, 2008 at 2:08 pm
Me pergunto o que já está efetivamente definido, se é que já há algo, sobre o tema da notícia abaixo:
Da coluna de Mônica Bérgamo (Folha de São Paulo, 28/10/2008):
Mais Roberto e Caetano
Roberto Carlos e Caetano Veloso planejam para dezembro uma temporada de sete apresentações a preços populares -mais baratos do que os shows de agosto, vendidos a até R$ 350. Já há datas reservadas no ginásio do Ibirapuera.
ROBERTO E CAETANO 2
Apesar de a realização dos shows ainda depender de patrocinadores, Roberto e Caetano já planejam mudanças no repertório. Além de Tom Jobim, eles tocariam homenagens mútuas. Roberto quer cantar “Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos”, música que compôs para Caetano. Caetano quer responder com “Força Estranha”, que fez para Roberto.
Outubro 28th, 2008 at 3:02 pm
Roberto,
aguardarei poesia sobre o nome do Altino. Vez em quando passarei lá na “Estrela” pra verificar; mas se puder avisar aqui melhor ainda, pois “correndinho” demaissssss.
Aproveitei e li a “perfeição” Leminski. LINDO!!
Joana,
obrigada pela visita no Outras Trilhas, fui na página indicada, mas não entendi muito bem, volto quando tiver mais tempo. E volte lá também.
Heloísa,
minêres cê fala??? rs
Caetano,
parabéns pelo prêmio.
E a todos um abraço e lindo restinho de terça.
Outubro 28th, 2008 at 3:28 pm
Buenos dias,
leo este blog frecuentemente, nunca escribi antes pero quiero escribir para decir:
donde esta EXEQUIELA?!!!!
etoy hechizado por esa mujer!por su acidez, su dulzura, su voz, su beleza, su forma de pensar.
Caetano, afortunado que produces esa taquicardia a Exequiela.
Adoro a todos los comentaristas. en especial Roberto (otro amurado), Salem y Heloisa… que cuando aparecio en este blog pense que era Exequiela que se hacia pasar por brasilera.
No desaparezca EX!
Un gran abrazo a todo obraemprogresso
Outubro 28th, 2008 at 5:13 pm
Heloisa:
Un placer enseñarte español/lunfardo.
Tan fuleros berretines: ilusiones malas, feas o en vano.
Juguetón: que le gusta jugar, travieso.
Caetano “L”: sos juguetón, no? Y otra cosa… escriba con más tranquilidad señor!!! Ese comtario estba u poco difcil de ler.
Lucesar:
Veo que conocés muy bien la música argentina, no?
Te gusta Sumo?
EL CIEGUITO VOLADR
Los murciélagos son tétricos
Dan miedo y terror
Y nunca están limpios
Los murciélagos se quedan abrigaditos
En cuevas tristes
Los murciélagos tienen alas de cisne
Y se cuelgan hacia arriba
Viendo tu panza al revés
Viendo tu panza al revés
Los murciélagos vuelan sin problemas
Los murciélagos tienen radar
Los murciélagos lucen mejor cuando la noche es rara
A los murciélagos no les importa…
Batman!
Revés al panza tu viendo!
Revés al panza tu viendo!
Yo estoy al derecho!
Dado vuelta estás vos!
****************
A todos:
Alguna vez no se sintieron un murciélago (o vampiresa) y le tuvieron que decir a alguien:
YO ESTOY AL DERECHO, DAVO VUELTA ESTAS VOS!
Outubro 28th, 2008 at 5:14 pm
DAVO no! DADO!!
Qué significará DAVO?
Outubro 28th, 2008 at 5:15 pm
JAJAJA VOLADOR!!!
Y después le digo a Caetano que escriba con más tranquilidad!
Qué descarada!
Outubro 28th, 2008 at 5:30 pm
Caetano: vi aquele programa CQC e fiquei ingenuamente esperando vc apare-CÊ. Curioso, aqueles meninos frequentam o blog, senão eles não saberiam q vc estava em Roma. Me ajude a dar um toque neles, Caetas: o pioneiro do tipo de programa que eles fazem foi o Abertura do Glauber q teve até entrevista com vc na porta de uma discoteca, não foi, bicho? Isso está até num livro de uma tal Regina Dutra sobre o Abertura e foi falado acho q na Bravo.
E o glauberiano Gilberto poderia deixar de ter raiva de vc: no fundo acho q ele tem raiva de si mesmo. Um poeta chamado Julio Emilio Tentaterra há alguns anos me emprestou um livro dele chamado De Olho na Fresta, cheio de elogios a vcs, totalmente tropicalista. Caetas, fale para o Giba soltar a franga e reeditar a fresta!
Outubro 28th, 2008 at 5:31 pm
per tutti gli appassionati d’Italia.. y porque hay que desnudarse más!
Io sono metà (música nuda)
http://www.youtube.com/watch?v=3MQwGICQ1Jk&feature=PlayList&p=74EA017990B8ACCB&index=1
Ti aspetto nel buio
ho l’abito rosso
stretto alle spalle
le scarpe sbagliate
non so a chi ti accosti
a chi stringi le mani
ma ovunque rimani
io sono metà
perle e cristalli
riunirsi in un filo
compagni di un unico giro
che insieme invecchieranno
non spegne l’inverno
non brucia il calore
per chiunque ti vuole
io sono metà
richiuderò gli occhi
nel gelo fontane
per quanto sian profondi
i tagli asciugheranno
mi tengo i tuoi segni
mi spetta il tuo odore
a chiunque ti vuole
io sono metà
Outubro 28th, 2008 at 5:42 pm
Caro Roberto mais uma vez obrigada pelas dicas, eu não tinha visto ainda este site da bravo, achei mais completo do que as outras noticias que eu tinha visto. Da mesma forma este vídeo da Pedra do Reino, não me lembro de ter visto esta serie e, se tivesse visto seguramente me lembraria. Uma pena! Olha eu já tinha visitado o seu site, devo confessar, não comentei nada porque me senti meio xereta (risos), mas adorei as poesias, inclusive não li todas ainda, mas guardei o site nos meus favoritos para continuar lendo mais.
Heloisa caríssima, não conhecia a Sicília, fui somente ao sul em Jardim di Naxos, achei muito lindo o lugar, em novembro devemos ir ao norte da Sicília em Palermo e, pelo que sei lá é ainda mais bonito, na verdade eu gostaria muito de ter ido ao Etna e desta vez não deu porque choveu, quem sabe se no mês que vem da certo! Pelo visto você viu o vídeo do Moreno cantando “só vendo que beleza!” nossa eu adoro esta musica… não desmerecendo a interpretação do Moreno vai dar uma olhadinha nesta versão com Bethânia.
http://www.youtube.com/watch?v=8NHshue75RE
e se tiver um tempinho veja este também depois vc já sabe tem vários outros ao lado que você vai abrindo, nossaaaaa… muito bom isso não?
http://www.youtube.com/watch?v=bG5nsvrP5l4&feature=related
Caetano e todos os amigos deste blog maravilhoso!
Gostaria também de fazer mais algumas considerações sobre o que escrevi no meu outro comentário sobre a Mallu Magalhães, na verdade, sobre esta questão de novos talentos e as dificuldades para se lançarem, não me restrinjo a Mallu não, pelo que tenho visto aqui, ate o Moreno que é filho de Caetano, embora já tenha feito muitos trabalhos legais, muitas pessoas não tinham o conhecimento deste trabalho, então para mim fica mais que claro que esta faltando alguma coisa para este pessoal que é bom de musica, e que esta a mercê da sorte, acho lamentável isso, porque o mundo e principalmente o Brasil precisa tanto dessa força jovem, acho mesmo que seria aquela coisa de horizonte, de esperança para toda uma geração que esta vindo ai. Não sei o que acontece com as rádios, com as TVs que não apóiam mas estes artistas jovens, cheios de talento. Eu na minha fantasia imagino um BOOM musical de jovens, talvez num grande festival de musica, nos moldes antigos, nada “global”, tudo muito rústico, genuíno, quem sabe promovido por nossos grandes talentos consagrados da MPB, como Caetano, Chico, Milton, Gil, Bethânia, João Gilberto, entre outros, uma coisa assim nacional, grande mesmo, para dar chance a este pessoal que já esta ai, e também para aqueles que não tem condições financeira de estar ai, penso que seria de grande ajuda para a cultura brasileira. Sei lá!
Beijos a todos
Outubro 28th, 2008 at 6:10 pm
Sou de Salvador e não fiquei muito satisfeita com o resultado das eleições aqui, mas sent muito também pelo Gabeira, estava na torcida por ele…
Ontem assisti ao CQC e lembrei que no programa passado ficaram brincando que o Gabeira tinha a ajuda do Caetano e que o Paes tinha a ajuda de Deus. Pela lógica deles Caetano quase ganhou de Deus… RSRSRSRS
Outubro 28th, 2008 at 8:11 pm
Vencedores do 4° Prêmio BRAVO! Prime de Cultura
Melhor show do ano:
OBRA EM PROGRESSO.
[[ http://br.youtube.com/user/obraprogresso ]]
Inovador, o show do cantor e compositor baiano trabalha com um grande repertório ao vivo, dando ao público a chance de ver uma obra evoluindo antes de sua gravação em estúdio.
______________________________________________________________
OUTROS VENCEDORES DA REVISTA BRAVO!:
- MELHOR CD: Conecta, Marcos Valle
- MELHOR ESPETÁCULO DE DANÇA: Vi-Vidas, Sônia Mota
- MELHOR LIVRO: O Filho Eterno, Cristóvão Tezza
- MELHOR CD ERUDITO: Bach - 3 Suítes para Violoncelo Solo, Dimos Goudaroulis
- MELHOR PEÇA DE TEATRO: Não Sobre o Amor, Felipe Hirsch
- ARTISTA PRIME: Wagner Moura
- MELHOR PROGRAMAÇÃO CULTURAL: Pinacoteca do Estado
- MELHOR FILME: Tropa de Elite, José Padilha
- MELHOR EXPOSIÇÃO: The Beautiful Earth, Vik Muniz
- PERSONALIDADE CULTURAL: Roberto Minczuk
Outubro 29th, 2008 at 6:29 am
Mano Caetano
Modere seu entusiasmo com o “mulato”Barak Obama.O cara tem toda pinta,que vai ser mais um preto de alma branca na politica americana.Lembra do Colin Powell ? Pois é,o afro-descendente(se chamar de negão pode dar processo) sempre defendeu uma posição subalterna dos paises latino-americanos,incluindo forças armadas,diante dos interesses do império.E esse mesmo general,que serviu aos dois Bush,agora ta apoiando a candidatura Obama.O que se pode esperar disso ?
Outubro 29th, 2008 at 7:14 am
JA JA JAVI!!
Gracias pero un poco sobredimensionado lo tuyo.
Pero me agarraste!!!! No soy Exequiela.. soy Heloisa, una brasilera que un día conoció a un argentino en Buenos Aires y la sedujo a tal punto que quedó hechizada por el porteño chamuyador y nunca más recordó cómo se hablaba en portugués!!!! Me cambié el nombre a Exequiela y en ocasiones tengo algunas regresiones y escribo en portugués con mi verdadero nombre: Heloisa.
JA JA JAVI!!!!!!!!!
Ojito: Caetano me provoca taquicardia y bradicardia! Este músculo sano!
Un beso Javi
Outubro 29th, 2008 at 10:57 am
Parabéns Caetano pela premiação.
Fiquei curiosa agora sobre como será a capa do Obra em Progresso. Acho suas capas de disco sempre muito interessante, um show à parte, ou melhor um show que faz parte do cojunto da sua obra.
Com isso , lembrei-me agora de uma aula em que a professora falou sobre a Humement, um livro arte de Tom Phillips, uma coisa que me remeteu a esse blog. O Tom Phillips criou sua arte em cima das páginas de um romance. Mas alguém poderia criar em em cima deste blog. Acho que ficaria legal.
Se é que vale como sugestão.
abraços a todos
Tô adorando. Esse blog está virando mesmo uma “Caetano News”. Mas se for entrar também pelas questões acadêmicas, estou nessa.
PS: Li o comentário do Guel Arraes sobre a exibição de “Romance”, em Roma. Fiquei curiosa para ver a cena da Avenida Paulista. Ele fala de uma maneira que, realmente, nos remete àquela avenida..
Aliás, estão vindo ótimas coisas suas por aí.
além do Obra em Progresso, e “romance”, com sua música, o cd e dvd com o Roberto, o filme Coraçao Vagabundo;Que maravilha, tem mais alguma coisa nova?
Maria
Outubro 29th, 2008 at 11:49 am
É chegada a hora de novo post….
Outubro 29th, 2008 at 1:06 pm
Será que, finalmente, começamos uma “nova ordem mundial”?
Dêem uma espiada no último comentário do blog de Saramago.
Aliás, os dois últimos. Porque no que ele fala sobre o filme Ensaio sobre a Cegueira, também comenta esta crise.
Outubro 29th, 2008 at 3:45 pm
Luiz,
A mí también me da bastante que pensar el hecho de que Powell apoye a Obama. HHMMMMHHH. No sé quién decía que si estuviésemos en la época de esclavitud de USA, Powell sería el típico negro buchón (delator, traicionero) que le va al patrón (jefe) con cuentos de sus compañeros.
Si Obama fuese “más negro” NO tendría chances de ganar. Es más, yo realmente tengo miedo de que lo maten. Hay MUCHO racismo en USA todavía. Y si Obama está a punto de ganar es por el momento catastrófico por el que está pasando EEUU y por el desastre Bush. Siento que Obama es una NECESIDAD. A mí me gusta … es importante lo que representa y simboliza. El tiempo dirá si nos está vendiendo una medicina o un placebo.
Outubro 29th, 2008 at 6:02 pm
Abri a foto numa boa, versão micro e macro.
Falaram do disco de Bethânia da RCA com canções de Noel. Tenho o vinil e está perfeito! Só que o no meu não tem Caetano e Gil, mas tem uma participação de Gal cantando “É de manhã”.
Uma curiosidade: onde encontro a gravação daquela primeira canção do Caetano, como é mesmo o nome, Clever Boy Samba? Será que o Caetano gravou?
Outubro 29th, 2008 at 6:53 pm
Roberto, minha memória é um tanto travessa. Guarda perfeitamente as melodias, mas às vezes troca os cantores por outros de sua preferência. Pode até ser que n’O Percevejo a tal vinheta (bala bala / bala bala / bala bala / balalaaaiiiiika) não fosse interpetada pelo Caetano (que poderá nos esclarecer). Também me lembro do Cacá Rosset cantando “na Rua Lunacharskaya / eu lembro a velha casa / a escadaria ampla / e a elegantísisma janela”, e de “O Amor”, essa sim, inteirinha na voz do Caetano, numa interpretção estupenda que, infelizmente jamais foi lançada em disco. Não sei se alguém guarda esse material. Sei que um argentino, com quem já conversei a esse respeito, tentou, por intermédio do Antonio Carlos Miguel, falar com o Caetano pra ver se obtinha esse material. Parace que também falou com o Charles Gavin. Não sei no que deu. Eu guardo muita coisa dessa peça, mas só na minha cabeça…
Outubro 29th, 2008 at 7:47 pm
Roberto, minha memória é um tanto travessa. Guarda perfeitamente as melodias, mas às vezes troca os cantores por outros de sua preferência. Pode até ser que n’O Percevejo a tal vinheta (bala bala / bala bala / bala bala / balalaaaaaiiiiiiiika) não fosse cantada pelo Caetano (que poderá nos esclarecer). Ainda me lembro do Cacá Rosset cantando “Na Rua Lunacharskaya / eu lembro a velha casa / a escadaria ampla / e a elegantíssima janela”, e de “O Amor”, essa sim, inteirinha na voz do Caetano, numa interpretação estupenda que, infelizmente, nunca foi lançada em disco. Não sei se alguém guarda esse material. Sei que um pesquisador argentino, com quem já conversei a esse respeito, tentou, se não me engano por intermédio do Antonio Carlos Miguel, falar com o Caetano pra ver se conseguia essas gravações. Parece que também falou com o Charles Gavin. Não sei no que deu. Eu guardo muito dessa peça, mas só na minha cabeça…
Outubro 29th, 2008 at 8:05 pm
Caetano,
Já nos encontramos. Já lhe entrevistei, já batemos papo. E foi ótimo. Além de um ouvinte, um leitor seu.
Mas faço o comentário triste, dias após à não-eleição de Gabeira. Envio-lhe uma rima boba que, suburbano do Encantado, escrevi para a véspera da eleição. Esse textinho correu a internet e está em meu blog.
Beijo.
———–
Sou suburbano. E voto Gabeira!
Rima pro Rio sorrir
Felipe Velho
Sou suburbano, mas não me engano: conheço bem esse papo de malandro.
Isso de dizer que é suburbano com orgulho. Isso é chamar a gente daqui de burro. Vê lá se vou cair nessa conversa bem-nascida agora travestida de discurso popular. Pra variar, querem enganar jogando umas palavras no ar, fora do contexto e sem explicar.
A gente sabe que ser suburbano é bem diferente de ter visão suburbana, que é uma visão provinciana, achando que o mundo é só um bairro, sem ver que tudo está conectado. Aqui no subúrbio a gente não é fechado, a gente vai pra todo lado: de trem, de kombi, em pé, apertado, do muquiço até o trabalho, da central até vigário. Aqui não tem isso, porque a gente é mestiço - e não preto ou branco. Aqui é a terra do favelado zona sul, do rico suburbano.
Que otário esse nosso adversário, que prega a união, mas quer partir a cidade em dois lados. Por mais que tente separar a gente em rico e favelado, VIP e fulano, MPB e sambista, zona sul e suburbano, esse papo meio paulista, a gente é uma coisa só: carioca. Que de jeito algum é idiota.
Porque o Rio é o lugar onde a mistura é pra valer. Aqui não tem esse papo de Lado A/Lado B. Aqui o playboy, o polícia, o travesti, o milícia, o gringo e a mulata, o purê e a feijoada estão juntos na quebrada - e, ao contrário do que preferem publicar, quase sempre em paz. E, aliás, é com esse “z” que a gente quer escrever a nossa paz. Com as duas letras finais do adversário, jamais.
Eles arrumam uma baderna e dizem ‘estamos juntos’. Mas suburbano à vera como a gente diz ‘tamo junto’. E vota pelo que sente: vou de Gabêra porque ele é gente como a gente.
Gente que caminha no calçadão - seja de Bangu ou do Leblon. Gente que pega um bonde com o parceiro pra dar um rolé. Gente que vai de 175 pegar jacaré. Gente que encheu o saco desse boneco do mal que é o político tradicional, vomitando estatística na TV, enumerando o que nem pode fazer. Chega, a gente não cai mais nessa asneira. A gente é suburbano e vota Gabeira!
Outubro 29th, 2008 at 8:40 pm
CAETANINO
Bravíssimo - parabéns! Teria meu voto já pelo que deu pra ver ou perceber daqui de Salvador pela web e youtubado!
De primeiro, fui fisgado por Incompatibilidade de Gênios; com o tempo Por Quem foi crescendo e crescendo e, de repente, eu me vi assim: apoderado. Não digo “amurado”, pois é palavra muito mais forte, e Exequiela pode ficar enciumada! Mas já tem outra canção pulsando forte e se encarnando em meu gosto para rivalizar com Por Quem…
O que o LUIZ CASTELO diz acima sobre a “brancura” do mulato Obama me puxou a lembança de algo que você disse, parecido se visto de modo enviesado, sobre a pretitude de Gilberto Gil em entrevista dada durante tentativas de “reativação” da Revista Ângulos, da Faculdade de Direito da UFBA, entre 1982-1983.
Ocorreu que o número correspondente da revista não saiu e o texto acabou contrabandeado para um jornalzinho alternativo do qual eu era co-editor com Valdenberg Trindade. Depois te digo em companhia e por intermédio de quem essa tua entrevista foi obtida e a quem foi dada. Eu tenho um exemplar guardado e oportunamente postarei o trecho pra saber o porquê de você ter dito sobre Gil o que disse - adianto que foi de uma de forma tão divertida.
xxx
MIRIAM LUCIA
Obrigado pela apreciação de minha proesia e a visita ao meu cantinho estelar. Na barra lateral, quase no finzinho, há como deixar um rastro seu lá, seja de sua passagem meteórica, de cometa, ou mais demorada e protegida por alguma cápsula em sonda tripulada.
Acabei de te ‘aceitar’ no Orkuto-circuito, onde minhas prateleiras de vídeos, com mais da série Pedra do Reino, e, se quiser conferir também, minhas canções estarão te aguardando para teu inteiro desfrute.
xxx
ROSANA TIBÚRCIO e IAURENE
Eu postarei aqui, neste blogue mesmo, em algum momento a minha “leitura” do ‘nome’ de Altino Caixeta. Será, refriso, aperitivo para a sonetologia comparada que farei depois entre ele e Glauco Mattoso, e já por TETECO DOS ANJOS aguardada.
xxx
NELSON
Meu chapa, passei pelo menos 36 horas fora desta infocaetanave e hoje estou em conexão por telefone prestes a sair. Só vi o vídeo de La Riva que Exequiela me mandou na outra página, e mais o outro que ela postou acima nesta - mas seus links novos já foram favoritados e tornados portáveis para mim em cada ponto dos rincões baianos pelo My Foxmarks.
xxx
EVANGELINA MAFFEI
Quanta porcentagem de gratidão eu te pagarei por esse achado? Que belo conceito o dessa Balalaica online! Finalmente, vou poder conhecer dias dias dias de Augusto-Caetano. Tentei agora, mas a minha conexão… de repente ficou meio empacada.
xxx
GILLIATT
Que presente - esse da EVANGELINA! E que nome bacana e ambivalente o dela!
Rapaz, já que falou nesta vinheta de Caetano pra trilha do Percevejo, passou a entrar em dívida comigo, mas não só - Maiakovskianos de todo o mundo, uni-vos, Gilliat tem algo mais a nos dizer e oferecer! Como ter acesso?
xxx
JAVI
Muito obrigado pela apreciação dos verbos que profiro em meus comentários. Pelo jeito, depois de mim… só me resta constatar: você, se não me engano, é o ‘quarto’ “amurado” declarado. Olha, não estou gostando nadica da enumeração… proliferando. Mas só nos resta viver - desdichados!
Não sofro. Não sofro. Não sofra mais com os sumiços dela - de imprevisto volta; não são assim tão livres e voluntariosos os gatos?
Concordo com tudo o que você disse e o resumo. O que me atrai nela - te digo de modo bem condensado: é a sagaticidade.
xxx
HELOISA (ou a Exequiela que não se sabia?)
Eu fiquei desarmado com a forma como você agradeceu o nosso elogio na outra página. Como com tão poucos verbos você pode ser tão eloqüente? Isso não é humano.
xxx
EXEQUIELA (ou a Heloisa que já se sabe?)
Diz-se aqui no Brasil que não é bom agouro um galo cantar ao meio-dia. O mesmo não se dirá da loba que uiva diante do mar à luz plena do sol?
Também vou uivar por ti… agora, esta tardinha:
DISTÂNCIAS MÍNIMAS
um texto morcego
se guia por ecos
um texto texto cego
um eco anti anti anti antigo
um grito na parede rede rede
volta verde verde verde
com mim com com consigo
ouvir é ver se se se se se
(Paulo Leminski)
p.s.: retornarei à infocaetanave em 35 horas, 59 segundos e… (a vida é real e de viés… e o cotidiano me chamou e me chamará)
Outubro 29th, 2008 at 9:52 pm
Poxa Caetano, você deve estar bem desapontado com o resultado do pleito no Rio. É uma grande pena, mesmo para mim estando tão longe da cidade. Queria muito ver o grande homem que é Gabeira, em se não me engano, seu primeiro mandato no poder executivo. Mas há uma esperança… Acho que de qualquer forma ele saiu muito fortalecido nessa campanha limpa que fez. Tornando-se um grande nome para a eleição de 2010.
Márcio Ulisses, Recife.
Outubro 29th, 2008 at 10:39 pm
meus caros amigos do blog
segue canção de hoje….
acho que vcs vão gostar….
http://www.youtube.com/watch?v=E9Wy7CaZLX0
minha matematica do desejo eu quero sete mil beijos
sete mil beijos beijos e beijos…rsrsrsrsr
beijos com sabor de blues para ela
Outubro 29th, 2008 at 10:42 pm
segue canção do dia,
hoje excepcionalmente
por conta de uma inspiração que começou
em um por do sol , um telefonema inesperado,
gratissima surpresa
http://www.youtube.com/watch?v=2Il7ST4UnKo
Outubro 29th, 2008 at 11:51 pm
Guido:
- Caetano gravou CLEVER BOYS SAMBA em 1992, para o Programa da Rede Manchette (Philips VHS 086 195-3).
Em 1995 for registrado por Família Roitman no CD “O Samba nas regras da arte”.
-O LP “Velloso, Gil, Bethânia” na RCA é uma coletánea de 1968. Relançada várias vezes em LP.
e logo em CD (1998?).
Em toda sua carreira, Caetano gravou só dos cançoes para a RCA que estao na coletanea: Cavaleiro e Samba em Paz.
MB gravou as cançoes de Noel em 1965 para seu primeiro LP e num compacto duplo: “MB canta Noel” também de 1965 (LCD 1142)com 6 faixas: TRES APITOS-PRA QUE MENTIR-PIERROT APAIXONADO-MEU BARRACAO-ULTIMO DESEJO-SILÊNCIO DE UM MINUTO.
Obrigada a todos!!!!
Outubro 30th, 2008 at 2:55 am
Gilliat:
- A respeito da peça O Percevejo, eu trouxe do Brasil (sou argentina), alguns anos atrás uma fita casette, com tres cançoes: DEIXA ESCORRER (”…A luz, a sombra, o sonho, o sol e o mar…”) com Ney Costa / O AMOR com Caetano em voz e violao / SOLITUDE Versao: Augusto de Campos, também com Caetano em voz e violao. Sao pérolas!… Só isso. Nao é pouco, nao….
- Balalaica (Vladimir Maiakóvski/Traduçao: Augusto de Campos) já foi musicada e gravada por Alceu Valença (2001, CD Forró Lunar) eu desconheço quem interpretava a vinheta.
Balalaica
[como um balido abala
a balada do baile de gala]
[com um balido abala]
abala [com balido]
[a gala do baile]
louca a bala
laica.
Que beleza!
Outubro 30th, 2008 at 4:01 am
MIRIAM
Eu também não fui ao Etna - de Taormina eu olhava aquela fumacinha e ficava imaginando…bem que ele podia entrar em erupção para eu assistir de camarote! Bem que a minha filha diz que eu não sou muito normal…Erice é um lugar bonito e impressionante no norte da ilha: não deixe de ir.
Amei Bethânia cantando ‘Só vendo que beleza’. Aquela voz, mais do que todas as outras, me emociona de um jeito muito feliz. Bacio.
ROSANA
O mineirês é a língua do meu coração, tão bunitim, tão Miguilim…Num garra de ódio em mim não, minina do céu, que eu no fundo até que nem sô tão ruim assim! Beijim.
ROBERTO
A balalaica em esperanto é simplesmente indescritível! E obrigada - de novo - pelo elogio inusitado:’isso não é humano’ é intrigante e maravilhoso de se ler.
EVANGELINA
As fitinhas cassete são uma preciosidade. Obrigada!
EXEQUIELA
Mein lieber doppergänger, é um orgulho ser confundida com você. E obrigada pelas aulinhas de espanhol: lo poco que se, yo lo aprendi con nuestra querida Mafalda. Besitos.
NELSON
What kinda song is this? So sexy…Não sei, não, assim você…rsrs
Outubro 30th, 2008 at 5:21 am
Evangelina, devo tanto a você! E no entanto pergunto: posso pedir minha gravação de O Amor? Procurei aqui na época do show com Milton e não achei. Será que você já me deu e eu deixei escorrer pelo ralo da minha desorganização? Você pode me mandar em MP3?Me diga alguma coisa.
Um beijo.
Outubro 30th, 2008 at 5:23 am
Aliás, esse Solitude também poderia?
Outubro 30th, 2008 at 1:57 pm
Evangelina, que tesouro você tem! Parabéns! São gravações raríssimas! Vc chegou a transferir pra mp3?
Ouvi agora a gravação do Alceu, mas na peça era outra música, só uma vinheta mesmo…
Outubro 30th, 2008 at 2:53 pm
Caetano, sua obra tem mesmo anjos da guarda argentinos. Acabo de ver num antigo post do blog do A C Miguel que o Rodolfo Martin conseguiu incluir a gravação de “O Amor” num CD em que reuniu outras tantas raridades suas.
http://oglobo.globo.com/blogs/antonio/default.asp?a=2&periodo=200602
Um trechinho da entrevista, que vale a pena ler inteira.
” Essa coleção montada por você tem muitas gravações raras, algumas parecem tiradas de shows… Como você reuniu tanta raridade?
Rodolfo: Minha coleção de raridades do Caetano levou uns 25 anos. É difícil explicar como consegui tudo mas acho que foi com muita paciência. Andei muito pelos sebos de São Paulo, basicamante, e nos últimos seis ou sete anos, a ajuda da internet foi fundamental. Hoje é muito fácil comprar um disco que acaba de ser publicado no Japão e também é fácil achar uma raridade na eBay. A chave é paciência e saber compartir informação para conseguir mais informação. Tenho contactado pessoas muito generosas que não tiveram problema em copiar algum CD que não está nem em sebo. E outras, que aludindo razões de pirataria, não qiseram nem enviar um MP3 por email.
Minha coleção tem raridades de diferentes fontes classes. Tem aquelas coisas que ficaram esquecidas em vinil, nunca editadas em CD. Gravações de shows de Caetano tiradas de rádios americanas e da Europa, e tem algumas raridades de coisas que algum camelô vendeu para uma amiga numa praia em Salvador (como a versão do Caetano de “O amor”, possivelmente a que foi gravada para a peça “O percevejo”, no início dos 80, ou umas vinhetas de rádio para a Unicef que Caetano gravou possivelmente no início do 90). Tem também a versão de Caetano para “Brasil pandeiro” (de Assis Valente) que tirei de um programa de TV da França (esse programa passou quatro músicas do show “A foreign sound” com uma filmagem de superqualidade).
Acho que mexi cada esquina da internet. E te conto uma coisa curiosa, que mostra o quanto os brasileiros são gente boa e amáveis. Eu sabia que Caetano tinha gravado uma música no primeiro disco do guitarrista Toni Costa. Nunca vi esse disco à venda em internet, sebo, nem soube de alguém que tivesse. Comecei uma campanha para contactar o próprio Toni na internet para conseguir essa música. Encontrei o representante de Toni (Rafael, não me lembro do sobrenome) que me ajudou contactar o Toni. Finalmente, liguei para Toni, depois te ter feito contato por e-mail) e ele fez uma copia em CD desse disco (que não tem edição em CD). Foi minha dedicação, horas, noites inteiras, que fez que achasse coisas que nem sabia que existiam.”
Outubro 30th, 2008 at 5:22 pm
evangelina,
que bacana as fitinhas cassetes…obrigadissimo..
é curioso mas nós estamos abastecendo o blog rsrsrsrs…a difusão do conhecimento por pessoas com os mesmos interesses e sem a noção egoistica de que o bem cultural deve ser algo passivel de apropriação e ou mercantilização ou ainda palavrinha da moda “monetização” e nem sei se há um correspondente em portugues …heloisa socorro!rsrsrsrs….vou cometer um estrangeirismo ta certo estrangeirismo?…
caetano pediu e ele pode pedir claro mas eu vou cometer uma impertinencia aqui mas eu adoraria poder escutar aqui no blog solitude e o amor?
seria possivel evangelina?
bem vinda a naucaetana….
Outubro 30th, 2008 at 5:55 pm
heloisa,
“but this particular one looked like somethin’ from outer space”
rsrsrsrskkkkkkkkk
não sei, sim, assim vc….srsrsrsrs
Outubro 30th, 2008 at 7:54 pm
Heloisa,
não sei ,sim, pois não como sinonimo de pois sim,
assim vc ,rsrsrsrsrsrs….sempre assim sim vc
vc assim, sim assim pois sim
rsrsrsrrs.
Outubro 30th, 2008 at 8:17 pm
Oi Caetano,
Vi que voce pidiu para Evangelina uma copia da musica O Amor. Faz uns dois anos eu envieu com o Charles Gavin um monte de CDs para voce. Sei que ate voce viu algums deles mais nunca consegui saber, pelo Charles, sim todos os CDs chegaram a suas maos. Estarei feliz de te enviar novamente essos CDs (eram 14 CDs con todas as musicas alguma vez gravadas por voce fora de sua propria discografia, cada um com umas 20 musicas, musicas gravadas so por voce o outras convidado en discos de outros artistas). Me diga para onde, e eu envio sem problema.
Particularmente esa musica, O Amor, for a Evangelina que comprou de um camelo em Salvador. Evangelina e eu temos feito uma equipe de investigacao sobre sua obra. Evangelina sabe muito de tudo. Eu nao sei nada de nada. Eu so apenas un colecionista que un dia, faz muitos anos, percebeu que tinha muitos discos onde o voce cantava e comencei procurar outros: convites, tributos, coletaneas, etc. Sao mias o menos umas 250 gravacoes que eu juntei para meu prazer. Queria ter todo isso e alguma vez teve o sonho de entregar para voce uma copia. Apenas preparei copias para Evangelina, Antonio Carlos Miguel, Charles, e para voce (tal vez ainda durmendo na casa do Charles).
Quando foi seu show em Tampa, tentei chegar para voce a travez da Giovana e do tour manager (esqueci o nome agora). Tinha os email deles, Gioavana nem rspondeu e o tour manager, ententeu que eu queria te entrevistar. So queria evacuar algumas duvidas sobre gravacoes que voce tem (ou nao) feito. Será no teu proximo tour pelos USA o no proximo Julhio, que penso visitar Buenos Aires e o Rio. Quem sabe?
Um abraco
Rodolfo Martin
Jacksonville, Florida
Outubro 31st, 2008 at 8:31 am
Mano Caetano
Sei que nessa altura do campeonato,elogios pra voce além de desnecessários,serão sempre insuficientes.Conheci o blog essa semana vendo no youtube a entevista que voce deu ao Jo.Sem dúvida,voce é mesmo uma espécie de “Prometeu do Reconcavo”.Por onde passa acende a chama da inquietação artistica,a febre criativa,a busca incessante do conhecimento.E ainda por cima,reune em torno de si,uma legião de amigos,admiradores e colaboradores com a mesma tônica.To anotando todas as dicas de filmes(baixei o “Ensaio sobre a Cegueira”,mas botaram cadeado_DRM,nele)livros,e tantos MP3( Eno,Camelo,Gibbons,Moreno,…)que já deu até pra fazer um CDzinho,com o titulo “Obra em Progresso”(fica tranquilo que é só pra consumo interno).Tambem quero retribuir,passando dicas de sitios,livros e musicas(filmes eu entendo pouco,mas assisto muito)que enriqueceram a minha vida,e que eu espero,sejam úteis à todos os amigos do blog.
Valeu Cara !
Outubro 31st, 2008 at 12:56 pm
CAETANO, GRAVA QUALQUER COISA DO ITAMAR ASSUMPÇÃO DEVERÁ FICAR LINDO NA SUA VOZ.
DA MESMA FORMA, SINTO FALTA DE UM DISCO GRAVADO POR MILTON E NANA JUNTOS.
Novembro 10th, 2008 at 4:08 pm
Evangelina, preciso conseguir a versão de “CLEVER”; curioso que só em 1992 ele a tenha gravado. Obrigado pelas informações! Beijos.
Novembro 11th, 2008 at 1:58 am
Guido,
Lucesar postou Clever Boys Samba:
http://www.youtube.com/watch?v=8EOsOUQx7Yc