Rei, reis (04/10/2008)
REI, REIS |
4/10/2008 6:57 pm |
Roberto Carlos não é o primeiro rei brasileiro. Não falo dos de Orleans e Bragança, que foram imperadores. Mas de Francisco Alves, o rei da voz. Luiz Gonzaga, o rei do baião. Sem falar nas rainhas (anuais) do rádio. Carlos Imperial esteve por trás do Roberto bossa nova do primeiro disco e também por perto no início da fase pop rock. Mas os epítetos da Jovem Guarda (Ternurinha, Tremendão e Rei) devem ter sido forjados por Magaldi & Maia, a dupla de publicitários (o segundo, um homem que se notabilizou por suas posições de esquerda) que, se não me engano, orientava a criação da imagem do programa e do grupo. Os da Rádio Nacional eram sempre criados por César Ladeira, se não me falha a memória (e nos últimos anos ela tem falhado à beça): Francisco Alves, o rei da voz; Orlando Silva, o cantor das multidões; Aracy de Almeida, o samba em pessoa… Em todos os casos, tratava-se do embrião do que hoje você chama de marketing. Luiz Gonzaga cantou (e eu me abstive de repetir): “se mereci minha coroa de rei, essa sempre honrei: é a minha obrigação”. De Londres escrevi para o Pasquim que, tal como Gozaga, Roberto merecera sua coroa de rei – e a honrava. Eu estava profundamente emocionado pela audição em primeira mão de “Curvas da Estrada de Santos”, com Roberto sozinho ao violão na sala de minha casa no exílio. Anos depois, quando, no show “Circuladô”, quis contar que ele tinha escrito “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos” para mim, como um desagravo por ter percebido que o exílio era um castigo pesado demais, eu frisei que “é bom que a gente saiba quem é que a gente chama de rei”. Os esboços de marketeiros não enfiaram esse título pela goela dos brasileiros abaixo: como nos casos de Chico Alves e Gonzaga, eles captaram o que a voz do povo queria articular. Se não fosse assim, eu não estaria nervoso por dividir o palco com Roberto. E, se parte do meu nervosismo se devia à grandeza de Tom e à musicalidade de Jaquinho e dos músicos com quem eu estava trabalhando, parte maior ainda se devia à importância que dou a Roberto Carlos. Mas devo lembrar que a emoção boa, pura, de estar ouvindo coisas grandiosas – e que estão ligadas a toda a minha vida – na voz de um personagem tão significativo (o que me fez chorar todas as noites em que nos apresentamos) também contribuiu para a impressão de que meu terno estava apertado. Okay, Exequiela, not ALL but MOST long English vowels are in fact diphthongs. Still I hear two vowels in all those “oos” you mentioned. Well, maybe not in “goose”… A friend of mine told me I sound pedantic when I start talking about all this grammar and phonetics business. I had thought I sounded sexy. It’s because I find theory very sexy. Mostly when it’s obvious I have no scholarship whatsoever in the matters. Gabeira vai ser o rei do Rio. Vocês vão ver. Vi o debate entre Biden e Palin (nomes feitos de bons ditongos ingleses). Foi mais agradável do que o de Obama e McCain. Pelo menos eles se olhavam. E dessa vez foi a republicana quem se apressou em pedir permissão para chamar o senador de Joe. A pressa mostrou que isso estava no script com a função de criar a intimidade que Obama, também jovem, não conseguiu com McCain, e de mostrar-se mais educada do que o preto, que acabou sendo tratado como “boy” pelo experiente McCain. Este repetiu mil vezes “senator Obama doesn’t seem to understand”. Biden procurou não dizer coisas semelhantes sobre Palin pois esta já era uma piada mundial com as burrices que disse em entrevistas. Ela se recuperou, vê-se que com o treinamento. Mas as piscadelas de olho, os “Áiracs”, “Áirans” e “Núkelars” que ela emitia com orgulho – além de seus acenos de mão e trejeitos juvenis de eterna cheer-leader – faziam com que seu corpo de gostosa provocasse repulsa em mim. Ela parece essas mães ainda jovens e bonitas que fazem cara de secundaristas e deixam os filhos embaraçados. Eu odiaria ser filho dela. Biden não foi canastrão quando falou sobre a morte da mulher e da filha. Mas ele tem um amendoado irregular nos olhos ou aquilo é uma plástica mal feita? Já estava bom da gripe quando fui gravar e notei que a seqüela do som de nariz tapado só aparecia quando ouvíamos a voz gravada. Adiamos e, em duas noites, botei voz em “A cor amarela”, “Base de Guantánamo”, “Perdeu” e “Tarado ni você”. Pedro Sá levou uma câmera que parecia um objeto soviético. Era. Diz que é máquina vintage russa que dá imagens fantásticas. Tomara que ele apresente fotos boas de nós no estúdio. Gravamos também os coros de “Base de Guantânamo” e as palmas de “A cor amarela”: foi festa no estúdio pois Ricardo e Marcelo vieram para isso. Tony Vanzolini andou filmando umas noites lá (quando gravávamos “Menina da Ria”) mas até hoje não pintou nada aqui no blog. Perguntemos a Hermano. Também não depende de mim o tamanho das letras. Perguntemos a Hermano. Li a palavra “blogosfera” justamente em Portugal (aqui também se usa), quando visitei um blog muito legal de um português que alguém me indicou em Lisboa. Mas não sou muito de ler blogs (leio pouco mais do que e-mails na internet). Então nem sei se o tamanho das letras aqui está longe do padrão, se é que há um padrão. Só tenho é a idéia de lançar aqui duas versões da gravação de “Incompatibilidade de gênios” que fizemos. Uma com um solo de guitarra e um violão base que corresponde às intenções do solo, outra com uns efeitos de guitarra com um violão regular. Ambas são lindas e escolhemos provisoriamente a dos efeitos. Mas eu queria ouvir a opinião (e contar os votos) dos visitantes aqui do obraemprogresso. |
caetano menos rapaz menos hehehehehehe
rei do rio é meio forte….
realmente a sara é muito gostosa não tinha ainda visto as pernas dela…..não sabia que o alaska produzia pernas assim heheehehe.ela me pareceu aquela americana “travada” mas que em quatro paredes hehehehehehe.foi exatamente o corpo dela talvez a aunica coisa que não causou repulsa em mim rsrsrs.
coloca uma camera no estudio em tempo real com o blog….seria demais!
acho que incompatibilidade de genios deveria ter um tamborim, um triangulo, uma guitarra absolutamente distorcida e suingada de pedro sá mas não exatamente monocórdica como mostrado no blog seu violão minimalista e o baixo.
acho que a guitarra deveria dialogar com o triangulo assim como o tamborim com seu violão cabendo ao contrabaixo a tensão da letra …o que vc acha?
que letra é essa menina da ria?
a teoria nunca é sexy…. é a mensagem subliminar da teoria é que se mostra sexy…. assim como a prática que se revela sempre absolutamente nua…
segue do youtube :
http://br.youtube.com/watch?v=squiRA0RPw0
e o sorriso de caetano e as palavrras do rei tudo muito lindo tudo muito verdadeiro…
é só uma questão de vc vestir uma bata africana da proxima vez que cantar ao lado do rei alias devo confidenciar que vc não combina com terno caetano ….não sei quem escolhe seu figurino mas diz á moça que vc não combina com terno.terno é estruturado é monocromatico é sinonimo de poder e vc é um artista um poeta um cantor e o terno é a antitiese de seu pensamento e atitude.
Parece ridículo meu comentário, mas é uma questão de saúde para os meus olhos um tanto cansados:alguém pediu pra que as letras do blog sejam aumentadas. Tomara atenderem.
Quero as duas, mas se tiver que escolher que seja a versão com uns efeitos de guitarra com um violao regular…
Bjs.
os vídeos do estúdio: realmente estamos devendo: é que a equipe do Toni está correndo para terminar a edição do DVD, que tem prazo apertado de entrega… por isso ninguém teve tempo de editar para o blog… peço desculpas
o tamanho das letras: vou ver com o pessoal que diagramou o blog se é possível aumentar: mas enquanto isso não acontece: em todos os browsers há um zoom, que aumenta as letras e imagens de qualquer site - no firefox que estou usando é preciso clicar em view e depois em zoom in - para quem ainda usa o internet explorer é preciso clicar em página e depois em zoom - é bem fácil
quanto à idéia da eleição entre as incompatibilidades: acho ótima idéia: e só me passar o áudio que eu publico aqui - o Pedro Sá também pode fazer isso (aliás, tô esperando um texto dele por aqui, assim como do Ricardo, do Marcelo, do Moreno…) - o problema é que acho que não temos por aqui uma ferramenta de votação… mas isso se resolve com as pessoas votando nos comentários - acho que nesse caso o voto não precisa ser secreto - e poderemos inventar algum presente para a melhor justificativa de voto!
Caetano,
Pegando o gancho do Rei e dos ancestrais monárquicos brasileiros, o que me pergunto é qual a origem desta necessidade (muito brasileira, mas não só - a grande motivação dos Beatles era serem maiores do que Elvis!) de endeusamento de uma única figura.
Ainda hoje (e desde sempre, you know), nas mesas dos bares, longos e acalorados debates são travados (com absolutamente nenhum êxito) sobre a questão: quem é melhor, Chico ou Caetano? Chico em letra e Caetano em música? Ou seria o contrário? Falam que Drummond é o maior (num país que deu ao mundo João Cabral ou mesmo Bruno Tolentino entre tantos outros); falam de Saramago e jamais de José Cardoso Pires (entre tantos outros); falam de João Gilberto e ignoram Johnny Alf (em minha modesta opinião este é tão importante quanto João quando se fala em Bossa Nova - embora eu ame igual e muito particularmente cada um deles) - a lista seria interminável. É o país do “Rei do Cachorro-Quente”, “Rei dos Amortecedores”, “Rei da Moqueca”, “Rei da Feijoada”, “Rainha dos Baixinhos” etc.
A ênfase cheia de sentimento na candidatura do Gabeira (em quem eu votaria, se votasse no Rio) atesta esta necessidade de unificação em torno de figuras públicas, embora todos saibamos que ele sozinho seja apenas uma parte do corpo político - e diante do tamanho da empreitada o quão valioso é todo o corpo político!
Talvez essa adoração pela figura única (paterna/materna? Seria o Brasil uma terra de órfãos?) seja a melhor explicação para a “aprovação recorde” de Lula após tantas cabeças terem rolado em seu Governo, diante do seu nariz - sem que ele nunca soubesse…
Enfim, Piquet sempre foi mais piloto que Senna, Canhoteiro deixava Zagallo no chinelo, novela boa era de Janete Clair, Fernanda Montenegro é melhor do que Marília Pêra…zzzzz….zzzzzzzz.zzzzzzzzz…. ronc!
abraços a todos.
Quiero ver las fotitos!
Muy buena la idea de Incompatibilidade…
Yo también ODIE esos guiños de ojos… y la forma de dirigirse a la cámara: parecía un típico discurso de vendedor de biblias pero dijo lo que el estadounidense medio quiere escuchar. Qué curioso que te causara rechazo la belleza de la cheerleader… Pienso que la apariencia que vende es lo que fascina a muchos (sobre todo a los moralistas de EEUU?): mezcla de mujer fuerte (pero con licencia para ser ignorante) con ama de casa devota a su familia. Para muchos hombres (y mujeres): la mujer ideal. Y ser linda es por lo general una ventaja, no se puede negar. Además, qué mejor que una brutita para que ponga la cara y diga cosas como que Obama apoya a los terroristas. McKain no lo dice pero ella tiene un permiso especial para hacerlo. Parecía como que Palin le hablaba al tìpico estadounidense inocente y Biden al estadounidense realista. En fin… ojalà que esta crisis económica sirva para que no gane otro republicano, aunque tampoco creo que Obama sea MUY diferente. Igual.. peor que Bush no puede haber.
PD: Si tienen el tìpico formato para escribir blogs, pueden cambiar el tamaño de las letras en la barra superior de la ventana donde se escribe el post. Quizàs tenga un icono q represente a una letra o quizás dice: font, fuente, fonte (?). O los lectores pueden ir a la barra superior del browser, hacer clic en Ver y luego en Tamaño de texto y Aumentar (no sè cómo será en browsers en portugués)
Contraposições da expressão a República ou ligações com a monarquia já não fazem o menor sentido…. Basta dizer que nos Estados Unidos, republicanos por natureza (também não contraponham com “democratas”) utilizam a expressão “king of…” com habitualidade. Acho até que se pode dizer que americanos são reis em usar “king of…”
Quanto a quem não gosta de ver Roberto Carlos chamado de “Rei”, só lamento! Acho que o título vem da aclamação popular, independentemente do gosto individual das pessoas. E nesse sentido, não quem negue o fenômeno de massas que é Roberto Carlos nem quem, mesmo não gostando dele, não saiba cantar muitas de suas músicas ou não se identifique com, pelo menos, uma delas. E por isso, Roberto Carlos é rei e é bom saber quem a gente chama de rei.
caetano, me perdoe, mas independetemente de marketeiros quaisquer ou da vontade do povo, roberto carlos ser chamado de rei é ruim para o brasil e para ele.
lamento sua fala naquele bonito album - circuladô vivo - e lamento que aqui você (re)valide isso. o brasil precisa de muitas coisas, não de reis (& rainhas).
sobre esse seu interesse recorrente nas eleições dos u.s.a., e isso não é (bem) uma crítica, dá vontade de, lhe parafraseando, lembrar que:
“americanos representam grande parte da tristeza existente neste mundo”.
por fim, marcos bagno tem um livrinho muito bacanudo chamado “preconceito lingüístico - o que é, como se faz” que lhe indicaria para ler.
acho que alguns de seus comentários anteriores poderiam ser repensados se você tivesse algumas informações defendidas ali - e não, aquele não é um livro (e nem de um) demagogo.
e não digo isso como quem diz “porra, maluco, se liga”. digo algo como “ô, amadinho, tás precisando dar um up”.
Muito bacana a idéia do VOTO aqui nesse ambiente. Seria a primeira experiência de democracia fonográfica na carreira do Caetano. Essa semana estreou o filme com a história dos meus queridos amigos Titãs e lá há o momento divertido e um tanto tenso em que os caras votam no repertório a ser gravado no disco “A Melhor Banda dos Últimos Tempos…” Perguntei essa semana ao Paulo Miklos se essa prática ainda existe. E ele me disse que há alguns dias eles haviam feito a votação de uma primeira lista. Acho que de 22 músicas eles já diminuiram pra 16.
Nos POSTS mais recentes do Caetano (não sei se ele notou) tenho percebido uma maior intimidade com os malucos que o visitam por aqui. O tom do texto está cada vez menos literário e cada vez mais bloguístico.
Daqui a pouco, acho que vai chegar a hora dele fazer COMENTS também, além dos POSTS oficiais.
A letra pequena não é padrão não. No meu blog faço questão de usar a ARIAL 18 pra que todos metam os olhos sem esforço.
Actually, Dear Caetano, I find your english very, very sexy, but the sexiest ONE is from a mysterious semi-GOD.
I take number 43 as the ONE! For the light of the sun, the power of the sea and the highness of the sky.
Oh, I would never forget the moon!
Por que diabos Roberto ser chamado de rei é ruim para o Brasil? Por que Luiz Gonzaga ser chamado de rei era ruim? Ou Chico Alves? Ou D. Pedro II (que era chamado de imperador)? Para que esses faniquitos antimonarquistas anacrônicos? Orgulho-me de ter dito o que disse no show Circuladô. No mais, vou ler o livrinho do Bagno. Mas o que escrevi sobre ele foi motivado pela leitura de uma entrevista à Caros Amigos, onde os argumentos me pareceram demagógicos e de visão curta. Continuo pensando assim.
A necessidade de endeusar uma única figura foi ultrapassada em 1967. Adeus. Kaput. Veio a variedade e a pluralidade. Hoje há quem se queixe do caos, da atomização dos ineteresses. Eu gosto. Lutei por isso. Mas a piada de “rei” é legal. Não necessita da manutenção do elenco pequeno. Aquilo era conseqüência da pobreza. Em 67 intuímos a superação da pobreza. Estamos no processo. Não sei se a Inglaterra possuir uma rainha Elizabeth ajuda ou atrapalha no desenvolvimento daquele país. Nem nas conquistas das liberdades liberais. Joaquim Nabuco conta que o grande André Rebouças escreveu que a República foi proclamada “CONTRA O 13 DE MAIO”. Pense nisso.
Quanto a mim, detesto até a mania de se dizer que Machado de Assis é o único escritor brasileiro. Gosto de Euclides da Cunha, “Iracema” de Alencar, “O Ateneu” de Pompéia, É claro que, se se trata de bossa nova, João Gilberto é o evento nuclear, e não Jonny Alf. João Gilberto é único, mas não é O único. Jobim é maior o compositor do período (seguido de Lyra) e um dos maiores de todos os tempos brasileiros (e não só tempos brasileiros). Alf é precursor de muito da bossa nova - e grande compositor.
A votação para escolha da versão de “Incompatibilidade” será através dos comentários mesmo, Hermano. Foi assim que eu pensei. Obrigado a quem desenhou um arranjo com triângulo etc.: nossa versão é radicalmente monónota e sua beleza possível vem daí. Isso não vamos mudar. Incrivelmente Rafael já votou. Sem ouvir.
Caetano, coloque a versao de INCOMPATIBILIDADE DE GENIOS com outra efeitos de guitarra com um violão regular !
É bacana essa versao ser o totalmente o oposto das versoes existentes… conheço duas: a do joao, e uma que Chico Buarque fez no SONGBOOK do bosco…
FICA A DICA!
Caetano:
Ah! você fica muito elegante com o terno (aparentemente)”apertado”.
Falo disto porque me lembrou ao comentario de “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos”, (muito linda)te confesso que gosto mais da tua versao, quela do Roberto Carlos, claro! com todo o respeito que o “REI” me merece.
Que bom que você melhorou da gripe, agora, fico tranqüila. Estou gostando muito das músicas novas, “A cor amarela” me leva o astral sobre tudo pela manhâ, a gente comença o dia com muito “swing”, mais alegre , imaginando-se a belas praias do Río de Janeiro e com muito axê!. (com muita onda e!que onda, que onda, que onda, que daaaaa!, literalmente).
Me deixas con bastante ansiedade, por ver fotos e filme do estúdio (a festa)de gravaçao.
Vamos Hermano, pra quando?, publica!,prontamente que deseja-mos ver á “cozinha, o “MESTRE” com seus “ingredientes”(todos), com a massa nas maos e seu fermentos”, por favor!.
Com respeto ao tamanho das letras ¡gente!, utilicen a LUPA (zoom) que está sobre da barra, abaixo do seu navegador (Internet Explorer).
Ate mais, desculpa meu portugués, (é que tenho meu teclado configurado em espanhol, mais aproveito para praticar (o portugués)que é uma das línguas que eu mais gosto.
Beijos carinhosinhos no seu coraçao. Vero.
PS: Esquece, que tamben tenha uma “swing· bateda de percusao.
caetano:
coloque seu nome.
Caetano Emanuel Viana Teles Veloso.
E mail não precisa ja que poetas não precisam de e mail.
Teu website :acho que é caetano veloso ,alias ta precisando e não digo isso como quem diz “porra, maluco, se liga”. digo algo como “ô, amadinho, tás precisando dar um up créditos ao mafra..
ou ainda :polemista brasileiro de santo amaro da purificação
ou ainda: pai de moreno zeca e tom
ou ainda:tropicalista posso dizer convicto?ou a pós modernidade e atomização dos interesses te fez repensar uma postura tropicalista?
ou ainda:um cara em progresso
ou ainda:o cara que escreveu “e eu menos estrangeiro que no lugar que no momento…”
ou ainda:o cara que escreveu “enquanto os homens exercem seus podres poderes”
ainda:”só tenho inveja da longevidade de dos orgasmos multiplos”
ou ainda:uma mulher uma beleza que me aconteceu, e iris cor de mel”
ou ainda:
ps 1: há caetano e ia me esquecendo teu my space é inexistente rapaz….um artista como vc não pode deixar de ter um my space bacana…..convergencia,acessibilidade, sinergia,disponibilidade just in time esse é o presente.
ps2:fala com ela(não o filme do almodovar) rsrsrsrsrs pra elaborar um projeto de my space bacana pra ti vc merece e nós que gostamos da tua arte também.
abraços
Que monarquía extensa tienen uds!!!
Y reinas… o princesas? Hablá de ellas Leozinho.
Perdón… lo último. Cuál es la diferencia entre guitarra y violao?
Caetano, querido, sem querer ser chato — e já sendo –, acredito que faltou um elemento aí para entender o can I call you Joe? com o qual a Palin adentrou o palco. Acho que não era exatamente para criar intimidade, mas para preparar uma outra linha que ela trouxe decorada e que foi usada no meio do debate: say it ain’t so, Joe!, exclamação com a qual ela tentou desqualificar uma posição de Biden. Para qualquer americano familiarizado com o beisebol (um público alvo dos Republicanos), a frase say it ain’t so, Joe evoca os escândalos de corrupção que ficaram conhecidos como “Black Sox Scandal”, no qual vários jogadores da equipe de Chicago — terra de Obama — entregaram partidas em troca de dinheiro. Um deles se chamava Joe Jackson (daí a frase). Sem o pedido de permissão no começo do debate, essa linha seria facilmente interpretável como desrespeitosa. Ou seja, é mais um dado para reforçar o que você diz sobre ela: impostação e artificialidade pura. Forte abraço do seu fã.
1- o comente do Nelson: concordo plenamente com você que embora o Caetano sempre apareça em seus shows com uma elegância impecável, o terno realmente fica um pouco pesado, ainda mais escuro, ficou monocromático no sentido lato da palavra, prefiro mais quando ele aparece vestido sem paletó, ate porque o Caetano, com muita simpatia gesticula muito quando canta (dança gesticulando) e com os braços livres a sensação talvez fosse outra. Agora da onde você tirou esta idéia de bata africana? Desculpe-me mais na minha opinião não tem nada com Caetano, prefiro mesmo o elegante “normal”, acho que qualquer outra forma o despersonaliza.
2- boa dica esta do “livrinho” que o mafra indicou, achei aqui uma versão em e-book e vou dar uma boa lida, parece bem interessante.
Primeiro gostaria de falar que a sua interação no blog como você fez postando um coment foi super legal, deu mais dinamismo, porque normalmente a gente tem que ficar esperando um novo post que as vezes demora alguns dias para ver sua opinião dentro do tema e sem contar que o tema se alonga muito assim acho que fica mais direto e sentimos você mais presente também.
Assisti ao show “Circuladô”, para mim foi marcante por varias razões, uma delas a presença dos percursionistas que eram um show a parte, depois Caetano cantando Jokerman de Bob Dylan, que me emocionou porque esta é uma das canções que mais gosto de Dylan, e tantas outras musicas que você cantou e encantou nesse show, mais, eu que estava lá e vi e ouvi você cantar “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos” posso dizer que foi quase uma solenidade, foi uma homenagem que você fez ali naquele momento ao Roberto, que ao meu entender foi mais que valida em toda sua imensidão, foi muito, muito emocionante. “Manipulator of crowds, you’re a dream twister”.
Veja bem, poucas pessoas sabem desta visita que o Roberto Carlos te fez no exílio, e também não levam em consideração o fato dele, que não era um cantor político, ou ainda, que não fazia parte de manifestações políticas, ter feito uma canção para um musico que estava exilado por razões políticas, demonstrando solidariedade, carinho e muito respeito não somente ao artista Caetano exilado mais a pessoa Caetano exilada, isso que é legal, esta honestidade, esta coisa meio singela que, para mim é uma característica de Roberto Carlos.
Vejo que muita gente tem um grande preconceito com relação ao Roberto Carlos, e não é somente com Roberto não. Penso que o preconceito musical segue uma linha que esta voltada ao preconceito social, ou seja: quem gosta de fulano? Hum então ele é bom, ou então ele é brega, dependendo sempre dessa questão social. Veja bem dentro disso, acredito que muitas pessoas que tem este preconceito de Roberto escutaram e cantaram suas musicas quando foi gravado pela Maria Bethânia, mas, jamais dariam a chance de escuta-las gravadas pelo próprio Roberto. Realmente não da para entender, talvez este titulo de “rei” tenha alguma coisa com isso, pode ser, vejo que tem gente que se importa muito com isso, também não entendo porque as pessoas se incomodam tanto com este fato, uma que ninguém vai mudar isso mesmo ele é considerado rei e vai ser rei na posteridade, da mesma forma de Luiz Gonzaga é e será sempre o rei do baião.
Falando de Joaquim Nabuco uma vez numa entrevista você o citou e me lembro que estava relendo Machado de Assis e foi muito interessante porque busquei algumas biografias sobre Nabuco e vi que eles se conheciam, e isso mudou um pouco minha visão, acho mesmo que ampliei a minha visão, passei observar mais outras questões que circundam as suas vidas e isso me deu uma compreensão mais aprofundada das suas obras.
Bob Dylan disse que o fato dele ir a um museu apreciar telas de Van Gogh não o dá o direito de se achar semelhante ao genial artista holandês. Dá o que pensar.
Não sei se estamos preparados para tanta liberdade. Vejo crianças educadas por babás, televisão, internet e colegas ou vizinhos - a participação dos pais é cada vez menor e a compensação se dá através de presentes (quem pode oferecê-los) ou da mentira chamada “investimento para dar um futuro melhor”, mentira que sepulta o automaticamente o presente de pessoas sem bom caráter.
A geração de Caetano, Gil, Chico ou Milton conhece profundamente seu ofício, coisa cada vez mais rara hoje em dia. O individualismo está no seu apogeu e realmente não sei onde tudo isso vai dar - porque a desierarquização e a despriorização tornam tudo supostamente igual, anônimos e famosos. Isto tem muita importância e ela não é só positiva.
Gosto de pensar em caras como Djavan (que não tinha sequer rádio de pilha em casa quando criança, tamanha a pobreza em que vivia) ou Zé Ramalho, cujos talentos venceram tantas adversidades. Ou mesmo o Caetano (nunca entendi as espetadas de Belchior com as lamúrias “Veloso, o sol não é tão bonito para quem veio do norte” etc - como se a vida de Caetano tivesse sido sempre a de um milionário e como se a beleza do sol dependesse das condições econômicas; mas enfim, gosto de Belchior e gosto mais ainda desses recados entre artistas, já que Raul Seixas também dava suas espetadas no bardo cearense). Sem educação e sem religiosidade (sim, talvez a humanidade não sobreviva sem ela), estamos no vinagre. Hoje todo mundo sabe tudo superficialmente e ninguém conhece nada em profundidade. Não deixa de ser um fruto das pluralidades, mas me pergunto se não houve um sério erro de rota aí pelo caminho.
E viva o Rei.
O título não tem importancia…
O importante é o que sentimos ao ouvi-lo.
Não acho que o principal objetivo da música seja enobrecer o cantor.
A maioria das músicas produzidas na voz do Roberto Carlos - mais evidentemente ainda se forem músicas como as de Tom Jobim -, é um carinho na alma pelos ouvidos da gente.
Sendo assim, melhor do que Rei, Roberto Carlos é um grande acariciador. Caetano também. Dos melhores que há. Quase tão bons quanto João Gilberto. Esses caras fazem Amor conosco pelos ouvidos…
Roberto e Caetano, VOCÊS SÃO MESMO FODA - uma bela foda!
Só mais uma coisa: lembro da Emilinha Borba quando alguns meses antes de falecer a encontrei vendendo seus cds no Largo do Machado. Comprei um e pedi para que autografasse, ela me olhou nos olhos emocionada, a abracei e recebi doi beijos - um em cada bochecha.
Bjs.
aceito teu comentario…bata africana foi o que me ocorreu…. eu que nada entendo de moda no sentido de deixar caetano mais á vontade…. foi uma grande brincadeira tipo stand up comedy….
suas referencias são bacanas mas os contextos diversos me fazem pensar que caetano não combina com terno ….o proprio joão em um video diz que caetano é o futuro e terno definitivamente não é o futuro…dai concordo com maria lucia que não é a do faroeste cabloco mas é super hype e que concorda comigo…
agora a citação do ex marido da luciana é um pouco demais …não sei se vc sabe mas ele faz parte do jet set internacional a muito tempo e acho que ele está certissimo diante da grana que tem e merecida por sinal dai porque vc tem razão ele combina com terno sim …..
já tom combina com qualquer coisa porque tom é o alter ego de um homem além do seu tempo , homem de wave de ligia de praias desertas assim tom combina com terno com chinelo com camisa com charuto e com amor incondicional á mulher…
Adorei! É isso aí, Caetano! Comentar é o grande lance! Assim você não precisa citar tantos coments no POST, embora também goste muito desse seu estilo de amarrar vários comentários, dando liga aos participantes.
Mas o seu coment no meio do papo ajuda e qualifica o fluxo da conversa. Espero que isso se torne uma prática corriqueira.
Esse blog tá melhorando muito.
Quanto à Incompatibilidade, estranhei-a na primeira audição justamente pela monocordia do arranjo e o ostinato da guitarra. Na terceira audição já estava gostando. Difícil tirar a voz de Clementina da cabeça. Ela interpretou Incompatibilidade com fúria e se sobrepôs ao excelente original de Bosco.
Mas a sua interpretação é anti-clementina e por isso mesmo dá um novo tom para a letra. Talvez menos humorado. Do jeito que você cantou no show a canção me remeteu à Cotidano e Você Não Entende Nada cantadas em Salvador com o Chico.
Pelo que entendi as 2 versões que você pretende disponibilizar para o cyber-voto são parecidas. Apenas sutis diferenças. Não é isso?
Completando.
Seria divertido se você postasse as duas versões. E em cada uma escrevesse um textinho a defendendo. Isso iria acirrar a votação e torná-la mais disputada.
Vocês viram como Caetano é o máximo mesmo?!!! Saiu do palco principal deste blog e desceu até aqui na platéia dos comentaristas pra também fazer seu comentário. E vejam q sutileza, real sutileza, realeza mesmo dele ao lembrar que “a necessidade de endeusar uma única figura foi ultrapassada em 1967. (…) Veio a variedade e a pluralidade. (…)Lutei por isso”. Sessenta e sete é o quê? É a Revolução da Tropicália. E quem foi seu principal líder, sem desmerecer nem diminuir a importância de todos os demais tropicalistas? Foi Caetano, evidentemente. E ele poderia dizer “eu fiz e aconteci”. Mas não, como grande líder ele exalta o resultado da vitória conquistada. Em outro post, eu disse que este blog é a nossa nação e que lendo/relendo/vendo/revendo/ouvindo/reouvindo tudo que tem neste blog minha cabeça vai a mil, cheia de idéias, mas na verdade quis dizer que o que mais baixa em mim viajando neste blog são emoções. Volto a insistir: todos nós aqui, além de testemunhas oculares da História acontecendo, somos participantes dela, graças à generosidade e sabedoria deste grande ser humano que é Caetano Veloso. E faço questão de manifestar-me assim, todo devoto, porque, hoje do alto dos meus 60 anos de idade completados em abril, como jornalista profissional que se cansou, durante 40 anos de profissão, de ouvir e ver tantas manifestações preconceituosas e reacionárias em relação a Caetano e os tropicalistas, que agora, com este blog, os tradicionais desentendimentos entre Caetano e a imprensa têm uma referência segura sobre o real pensamento dele, pensamento que é um verdadeiro alimento cultural, antropológico e político para todos os utopistas que vêem o Brasil como o instrumento/arma para transformar este mundo em festa, trabalho e pão! Beijos tropicalistas, Jary
o verdadeiro transsamba de incompatibilidade de genios não reside em nenhuma das duas versões.
mas se tiver que votar ja que caetano disse que não vai mudar o carater monocordico da canção eu voto na guitarra distircida em forma de samba que pra mim parece ser a tonica deste projeto digo a essencia deste projeto.
tenho uma dúvida: em que medida uma visão tropicalista do mundo não seria exatamente uma afirmação da globalização em seu aspecto mais negativo.
Vamos ver se agora meu coment vai em meu nome. Só quero lembrar que usar terno com camisa de gola rulê em vez do então obrigatório smoking foi escândalo em “Alegria, Alegria”; que no ano seguinte (algumas djelabs africanos e casacos de general depois) uma roupa de plástico verde e preta foi escândalo maior ainda em “É proibido proibir”; que, ao voltar de Londres, a combinação de claça jeans, tamancos holandeses vermelhos e bata de ebome de camndomblé (com barriga de fora) não causou escândalo mas dúvidas sexuais; que Gil e eu pusemos um pareô sobre o smoking numa premiação e o cara do New York Times escreveu que costumávamos ir a eventos sociais usando vestidos (o que me levou a protestar mas meus amigos americanos acharam que o movimento gay lá não ia gostar disso, eu não liguei a mínima para o o que pensasse o movimento gay americano e gritei greitei gritei no Jô, já que o New York Times não publicou minha carta de protesto - mas não era o mesmo correspondente que disse que Lula bebe - e, nesso caso, quem pagou mico foi o governo Lula, tentando expulsar o jornalista daqui); que usei roupas hilárias (alguma bonitas) na excursão dos Doces Bárbaros (que foi uma idéia de Bethânia); que usei terno de estilista japonês no “Estrangeiro”; que usei calça vermelha larguíssima (que às vezes eu puxava até a virilha) em “Circuladô”; que usei terno escuro sem gravata em “Fina Estampa”; que usei terno com gravata em “Livro Vivo” (que virou “Prenda Minha” no CD e no DVD), o que levou Xexéo a encher o saco, como se eu não tivesse usado terno nunca, e um espectador, no Canecão, a gritar “tira essa gravata” e ouvir um grito muito mais irado meu (no microfone): “A GRAVATA É MINHA”; que fiz “Cê” todo de jeans; enfim, pulando mil detalhes, que minhas relações com o traje são muito complexas e mesmo confusas mas têm uma história (traje foi um dos temas centrais do tropicalismo e de seus desdobramentos). E dizer a Nelson que quem faz meu figurino não é uma moça mas um moço, chamado Felipe Veloso (não é meu parente), aliás sempre creditado. Isso agora. Antes foi um moço chamado Cao. Antes teve outros e outras (inclusive Regina Boni - com Dedé - no tropicalismo). Sempre a partir de decisões minhas. Pessoalmente, achei meu terno no show com Roberto muito bonito e chique, com a camisa rosa etc. O do Roberto eu não gostei muito. O tom do azul, a camisa com a gola aberta por cima da gola do paletó… Enfim, ele canta muito mais do que eu mas minha roupa era mais bonita. E era certo estar de terno numa apresentação de gala. Era parte da graça da coisa.
Caetano,
Melhorastes da gripe?
Um cheiro, Aline.
Está aí um texto que fiz há alguns anos sobre o show “Circuladô”. Tem tudo a ver com os comentários postados aqui a propósito do Rei. E fala de Caetano, Roberto e Tom.
in “Meio Bossa Nova, Meio Rock’n’ Roll” (Sílvio Osias/Edição do autor, 2001).
oi Jary - o comentário do Caetano continua lá - é o comentário de número 18 - abraços
Pois é Caetano exatamente este foi o problema, pelo que vi em alguns vídeos no youtube, você estava com um terno lindíssimo, num tom um clássico, muito chique mesmo, e o Roberto com o terno azul royal, que é a marca registrada dele nos últimos anos, sem duvida a coisa ficou meio cheio de graça mesmo. E este estilo diferente que vocês têm, não somente no vestuário, é que creio que as pessoas andaram questionando. Penso mesmo que o show ao vivo tem muitas mágicas que se perdem quando vemos na tv ou em vídeos. Por exemplo, falei do show do Circuladô que tiveram momentos incríveis, mais me lembro também de um outro show teu e do Gil no Palace em São Paulo que coincidiu com a morte de Tom Jobim e vocês abalados com a noticia improvisaram uma homenagem e foi bárbaro, tua emoção, a voz que engasgava, a tristeza que pairou sobre o ar, a atmosfera ficou mais melancólica, mais foi muito bonito, e isso daí tudo foi apenas para quem estava lá naquele momento. Estas seriam algumas nuances do show ao vivo, se tem que viver e pronto.
galeraaaaaaaaaaaaaa
será que o gil do comentario 8 é o ex ministro?
a escrita do escriba ta parecendo que é ele!
alo alo realengo aquele abraço alo torcida do flamengo aquele abraço!
é isso ai gente é pra luzir ….não pra morrer de fome…
ok caetano mas diz pro moço então que a tua historia não combina com terno
GABEIRAAAAAAAAAAA
Hermano, esse meu post de número 41 ficou sem sentido depois da retirada do post de Caetano que havia entrado como comentário e assinado à revelia dele – como ele mesmo observou num post curto - como Obra em Progresso e não como Caetano. Era um belo comentário de Caetano que me levou a observar que era como se ele tivesse descido do palco até a platéia. Mas o belo comentário sumiu da área da “platéia” e também não apareceu no “palco”. E nesse meu post de número 41 até cito entre aspas algumas coisas que “Obra em Progresso” postou. Para quem não chegou a ver essa intervenção de Caetano, o meu post nº41 fica sem sentido. Acredito que você deve estar tomando alguma providência, pois um outro post meu manifestando estranheza com o ocorrido ficou na moderação um tempo e também desapareceu do ar. Fiquei imaginando que apareceria alguma explicação para isso tudo, mas até agora nada. Se bem que não tenho pressa nenhuma…
Lembro de um show que o Roberto Carlos fez em Cabo Frio (24/03/2001), na Praia do Forte - eu, adolescente na época. Era tanta gente, tanta gente…! A multidão ia até Arraial do Cabo. Imaginem! Muita gente não viu nada, muito mal escutou, amontoavam-se por sobre as dunas ou qualquer canto possível. Mas o fato de estar ali, compactuando com aquele momento, sentido o mesmo vento que vinha do palco… Foi inesquecível!
Para mim, é impossível pensar em Roberto sem o Rei. Eu acordava para a escola ao som do programa “Momentos do Rei”.
Bjs.
é bom saber mais de algumas coisas.
um míssil? falei em indústria bélica e…de repente…uma ogiva…paz e amor combina também…vamos de paz e amor e caetano usa o que ele quiser e bem entender mas de preferência de terno que a gente é bacana pra chuchu também meu cumpadre…sem muitas explicações…vamos fluindo na onda do acontecimento cultural do ano, o blog do caetano…vai eleger até o prefeito…maurício valadares hoje de manhã na riolisboa deve ter mudado o voto…aperta verde e confirma…como é mesmo o vereador? ele perguntou…123…ei! vc aí! me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí…foi só uma interjeição pra mandar o pitaco, não tô nem aí se vc acha que deve ser de outro jeito…vai ver que é mesmo…paz e amor…e viva gilberto gil!
Leozinho: Claro que era mucho más bonita tu ropa que la de Roberto!!!. Muy formal pero acorde a la situación. Todos los atuendos han sido adecuados para los discos… Muy interesante ese aborde integral, casi fílmico. Para mi gusto estabas punto caramelo en Fina Estampa, Noites do Norte, Prenda Minha y Ce (será que el paso de los años te sienta bien). Pero el atuendo para el nuevo CD está en progreso, no? No va a ser como los conciertos de Rio por favor… mucho no me gusta esa ropa.
Y si votamos también para la ropa de Transamba (o el q sea el nombre)? O ya sería demasiado? Es que nos vamos a volver cada vez más pedigüeños en este blog.
Parabéns, Gabeira derrotou Crivella e foi para o segundo turno!
Gabeira prefeito do Rio 2009! Acorda Rio!
Concordo com o Bruno, no comentário 7. Aquele especial comemorativo aos teus 50anos exibido em uma semana pela TV Manchete, não pode ficar perdido. É um documentário histórico não só seu, mas de toda nossa Música Popular.
Isso precisa ser resgatado e com certeza será sucesso novamente, como o resgate da novela Pantanal pelo Silvio Santos rsrrrsrss.
Nós da área de Turismo, continuamos aguardando seu post sobre RJ/SP.
Grande abraço!!!
João Henrique mudou mesmo a calçada da Barra??
sim, bruno, o documentario da tv manchete! seria excelente poder ve-lo novamente. bem lembrado…
Qué tendencia que tenemos a agrupar y clasificar: Homo-sexual…Bi-sexual…Hetero-sexual… Tran-sexual…
Y Poli-sexual? O simplemente Sexual?
Recomiendo la película XXY que trata de un adolescente hermafrodita y describe lo difícil que se torna la con-vivencia o inserción en la sociedad cuando la sexualidad de una persona no puede ser etiquetada en casillas convencionales.
Não imaginei que minha emoção me fizesse escrever com tantos errinhos. Juro, sou melhor que isso!
e caetano li na revista de domingo do O globo uma materia deliciosa sobre um livro com receitas de sua mãe …..e realmente sua mãe é uma senhora distintissima…detalhe na materia a reporter diz que sua mãe tava meio aperreada pelo fato de vc não ter mandado o show com o rei pra ela mas que UM AMIGO ja estava providenciando….
detalhe falaram na materia que vc é o unico da familia que não cozinha ….que teu negocio é lavar louça rsrsrsrsrrs e que vc era chato á beça pra comer ….conta ai pra gente um pouco da tua infancia e desta figura maravilhosa que é sua mãe..detalhe na materia ela diz que prefere outros reis
Caetano,
ã!!!! ah!! ha!!!!
Sí Laureano Gracias!!!! Será que pensaba en una mezcla de Leo + Leao. Desde ahora lo voy a escribir bien.
Vejo que cheguei um pouco tarde por aqui. Sempre gosto de comentar ainda no início,mas hoje foram 79 cometários antes deste, que nem sei se irá ao ar, mas se não for, tudo bem.
Caetano,
Exequiela e Laureano: o certo é ‘Leãozinho”. E eu não entendo nada de música, só gosto, mas ‘guitarra’ é sempre elétrica, e ‘violão’ é o que o Caetano usa para nos deixar embasbacados com o som e a voz. Entenderam? E adoro ler os comentários nessa língua tão bonita que eu não falo…Besitos para ustedes.
Caetano, em seu próximo show oficial, você poderia voltar a esse lance de figurinos menos comuns.
Era bacana o estilo feito na turne NOITES DO NORTE, em 2001 / 2003.
Ou do Estrangeiro…ou Circuladô.
Mas não repita o estilo de CÊ, FINA ESTAMPA, LIVRO, A FOREIGN SOUND…
O público quer te ver exotico. É nitido isso.
A propósito, apesar das “reiteradas estocadas (às vezes bem violentas e injustas) de Millor Fernandes”, Machado de Assis, creia, tinha uma levada muito semelhante em suas crônicas: leves e alegres, espirituosas e críticas (tendo um tempinho, visite e confira o nosso http://blogdomachadodeassis.wordpress.com).
Navegando de um assunto a outro e, sempre com muita sensibilidade, chegando a “Obra em Progresso”, que afinal é o mote do blog, circular, como a própria blogosfera.
O tamanho das letras me parece perfeito, como aliás, todo o resto. Parabéns a você, Caetano, e a todos os integrantes do projeto. Obra em progresso é especial, mais, essencial!
Forte abraço!
Tita Principe,
Vixe, então não adiantou de nada a mudança da calçada. Diziam que queriam mudar pq as pessoas tropeçavam nas pedras portuguesas. Pelo visto não tropeçam mais, escorregam na areia que acumula na calçada-laje. Continuam caindo do mesmo jeito.
Maldita reforma esta, já não bastava terem derrubado as amendoeiras?
“Pense no absurdo, acontece na Bahia” (Octávio Mangabeira).
Caetano,
I suspect that there are plenty of people out there who find theorizing very sexy. Unfortunately, abstract thinkers are a minority everywhere.
And I confess that I am not one of them. On your recommendation, I got a copy of “What Should the Left Propose” through my library. I really struggled with it and finally gave up after a few chapters. Mangabeira laid the groundwork in the opening chapters – presumably, I should say, since I didn’t read the whole thing – for the recommendations he was going to make later. But I couldn’t tell whether I agreed with his premises or not, because he didn’t offer concrete examples of what he was talking about. I kept thinking, “Gee, Caetano was so enthusiastic about this book. He must have a vastly greater capacity for abstract thought than I have.” I can’t make head or tails of this. I finally gave up and returned the book. Sorry.
As for the font of the blog, it’s a little small but doable. My problem (and it is probably only my problem) is that I have trouble reading very long paragraphs in Portuguese. Portuguese is difficult for me, anyway, and the long paragraphs of text are just about unreadable for me. A friend of mine used to work in a literacy program for people with learning disabilities, such as dyslexia. She told me that they are much more able to read when there’s more white space on the page. So I guess that I have a reading disability, but only in Portuguese!
Anyway, I enjoy reading the comments I can understand. Carry on!
Heloisa,
você disse que ia esclarecer de uma vez por todas o lance dos ditongos, mas o que você disse não ficou muito claro. Okay, assuming there are only 8 diphthongs in English, my point was exactly that (most) long vowels in English are diphthongs. What must have bothered you was my including hidden diphthongs (like long “us”, as in “fool”, or long “is” as in “deep”), which aren’t “official” dipfthongs but I hear as such everytime they are pronounced by English-speaking people. In England, ordinary people tend to pronounce words like “deep” with an “ei” (as if it were spelled “dayp”) etc.; upper-class people tend to pronounce the long “os” as if they were “eus”, saying “greus” instead of “grous” in “grows” etc. again. These are things I notice myself and tell my friends. All these long vowels (which are pronounced as real diphthongs in England) are pronounced as hidden diphthongs in the USA: that’s where I took the idea of “íi” and “úu”. You may call the whole thing off. But you must keep in mind that “diphthongs” ARE double vowels. You utter two vowels when you say “ai”, even if you write just one letter (”i”); you do when you say “ei” or “ou” even if you only write “a” or “o”. I think it’s sexy.
Marcio,
uma coisa liga em outra.
No Noites do Norte… em “Gatas Extraordinárias”… era bacana a levantada de camisa preta, mostrando a camisa branca por baixo…que tambem era uma direta pra tematica do espetaculo.
Caetano sempre tentou dialogar a estetica do show com a musicalidade do mesmo.
Entao, ao contrario de Chico Buarque, a arte de Caetano necessita muito de sua presença para poder ser melhor explicada e entendida.
Caetano tem que ser mais artista que Chico, por exemplo.
ciao !!!
caramba. mui comments, inclusive do mr. poster. o figurino de circuladô, o roteiro de circuladô, as músicas de circuladô, o cenário de circuladô, o baixo de dadi, a guitarra de brasil, os arranjos do jaquinho - enfim, caetano em seu momento pleno. e (a versão de) jokerman, insisto, é a melhor coisa que caetano já produziu. aqueles tamborins mexem comigo até hoje, viceralmente.
de fato o figurino da época tropicalista foi um dos fudundamentos do movimento. o procedimento cafona, muito bem abordado por celso favoretto, em tropicália: alegria, alegoria, nos revela as latências de toda uma geração.
se o assunto é sexy, vamos por aí um poquinho…que tal as páginas dos jornais com gabeira sainda da piscina rubronegra, ou de pernas abertas nas dunas de antigamente…aquela voz do Gabeira é sexy gente, falando sério, quem tem aquele tom no dia a dia? só a moça do aeroporto que cá entre nós já parece um pouquinho demasiado, é meio esquisito ser chamado para o vôo daquela maneira, ah pára com isso ( com um risinho no canto)…mas “você não foi viril”é uma daquelas frases antológicas, um drible do garrincha, totalmente inesperado para a ocasião…quem xingaria alguém com tanta elegância e contundência? talvez “uma chuva de leite bom na cara” seja outra com conotações pornográficas e violentas atiradas de um contexto…inesperado. sexy hot total. mas ficar de sexo com os ditongos da língua inglesa é muito sofisticado, fala sério…é língua pra e língua pra cá…min ha pátria é minha língua ( Lêdo diz que não).
Ah bueno! Yo habia sido una chica obediente y no seguí con el tema pero ya que siguen…
Yo pienso que tenés razón LeAozinho, pero en lo que me parece que te equivocás es que por ejemplo en fool, cómo sabemos que estamos pronunciando una, dos “u” o cuatro “u”? Si son más de dos vocales ya no es diptongo. Y si… es sexy… depende de quién teorice y de quién te diga “fool”.
1B!
Heloisa: Gracias por la aclaración de guitarra vs. violao. No lo sabía.!
Y en Goose sí está tu “diptongo”: guuuuus
Helena, acho penso que você foi exigente demais com a Exequiela e Laureano querendo que eles escrevam leãozinho, não sei se você sabe mais os teclados usados nos computadores nem sempre tem o ~. Também tem ai a questão de como o estrangeiro (que as vezes somos nós quando estamos em outro país) elabora o som dentro daquilo que ele conhece como realidade de pronuncia do mesmo, me recordo que teve um post em que o Caetano justamente se referia a isso com relação ao inglês, isso sem contar que penso que a pronuncia ou a fala é singular, aqui no Brasil por exemplo a maneira de falar difere muito de uma região para outra, isso inclusive dentro de um mesmo Estado. Meu companheiro que é italiano sempre falou e fala suadades, mesmo ate escrevendo saudades e não tem jeito, tem outras palavras também em que a pronuncia para ele é muito difícil, da mesma forma que o italiano por vezes tem algumas palavras em que engasgo e que ele também acha graça. Leve em consideração que em espanhol seria león, e, tomando como parâmetro parentes que tenho na Argentina e na Espanha, quando eles tentam falar o tal leão nosso eles acabam dizendo leAo o que ate acho bonitinho, creio que temos que ser um pouco mais elásticos. E como disse o Caetano mais “sensual”. Desculpe-me.
Queria dizer Heloisa, vai saber de onde veio este Helena, desculpe-me mais uma vez.
A majestade de Roberto se manifesta na distância, que ele mantém das querelas políticas do dia, na sua instância como um compositor que fala sempre de coisas com que qualquer um pode se identificar, na maneira parcimoniosa expôe suas opiniões e especialmente nos gestos de grandeza como a visita ao Caetano no exílio e o abraço no MC. Leozinho no seu especial de TV.
RC reveste todas as suas atitudes públicas de majestade e por isso é rei, de fato e de direito.
Falando na Sarah…
http://subsom.wordpress.com/2008/10/07/madonna-bane-sarah-palin-de-sua-turne
Vale a pena dar uma olhada no link para ver as fotos que ilustram a matéria.
Acho que estou gostando mais de postar comentários do que textos no cabeçalho. Mas já já volto lá. Agora quero só dizer que o artigo de Osias (que já me agradou quando saiu logo) é, lido hoje, maravilhoso. E agradecer a Heloisa por ter explicado a Exequiela o que é, pra nós, guitarra e o que é violão. E ainda celebrar o avanço do papo sobre sons da língua inglesa. O espanhol é mil vezes mais regular do que o português (ou o francês ou o catalão, e é até mesmo um pouco mais do que o italiano) quando se trata da correspondência entre escrita e pronúncia: o oposto do inglês. Contam que Bernard Shaw perguntou como se pronunciaria, em inglês, a palavra GHOT. Derrubando todas as hipóteses, ele próprio respondeu: FISH. GH como em “cough”; O como em “women”; e T como em “nation”.
A caixa “Todo Caetano” (a grandona, as desmembradas eu não conheço - não confundir com uma outra “Todo Caetano” com os discos em capinhas de papel, sem remasterização e sem nenhum atrativo) vale cada centavo.
Alguns discos dão mesmo a impressão de novidade completa, como “Bicho” - o trabalho do Charles Gavin foi não menos que excepcional. Quem é fã não pode deixar de ter, apesar do preço - a capa do “Transa”, original com o poliedro e tudo (eu sempre tive curiosidade em saber se as cores da capa do Transa eram uma homenagem a “O Vermelho e o Negro”, do Stendhal, paixão confessa do Caetano), o belo libreto com declarações sobre boa parte dos seus discos, capas originais, com encartes e mesmo os selos originais preservados, enfim: delícia pura.
Caetano,
According to the American Heritage Dictionary, ‘diphthong is a complex speech sound or glide that begins with ONE vowel and gradually changes to ANOTHER vowel within the same syllable’. That said, long vowels could never be diphthongs, because the two sounds we utter express the same vowel, right? When I mentioned double vowels I meant the same vowels, which can’t be diphthongs. I’ve checked this matter in British, American, and Canadian pronunciation: they may vary, as well as in upper-class and ordinary British people, as you properly emphasized. Also, they may be eight or nine, as far as I know, but they NEVER have two equal phonetic symbols. If it wasn’t so hard to type those little magic symbols here I’d show you that everything I said is true. I’d be glad to do that if you ever promised me you’d record ‘Diamante Verdadeiro’… That would be a really sexy thing!
Ô Hermano, vai ver era uma boa criar um espaço no formato de fórum, além do blog, no obraemprogresso. Pras discussões não morrerem de um post pro outro (por exemplo, hoje eu tive uma vontade imensa de comentar uma coisa sobre aquilo ainda de lingüistas, mas já não tem mais nada a ver) e concentrar melhor os temas de discussão. Canalizaria melhor também essa coisa meio “mesa redonda” que rola por aqui, e o blog ficaria mais voltado pro making of do disco.
E outra coisa: é engraçado ver que, por mais inovadora que tenha sido a interação criada entre Caetano e os leitores através do blog, o fato de ele pular do post pros comentários ainda teve um efeito de artista que inesperadamente pula do palco pro meio da platéia - ainda tinha essa distanciazinha que ninguém tinha reparado, e ele vai quebrando de uma por uma. Num fórum, ele já começaria a participar a partir do meio, como num espaço só de comentários sem post. Pro tipo de debate que acontece aqui, seria até mais democrático.
Mas a minha segunda intenção mesmo é que o blog fique mais livre do toma-lá-dá-cá que tá reinando. Caetano é massa demais pra gente se contentar só com debate, com eu acho isso versus você acha aquilo. Tão bom ele contando de um abandono gostoso de corpo que ele às vezes sente e de repente se surpreende ou se assusta percebendo que se refere à sensação que tinha na prisão, e da nostalgia que ele tem de lá. Ou contando da chatice de dormir - não citando apenas, mas contando demorado. Ou simplesmente explicando mais uma vez o que é tão bom em João Gilberto - sem tom de réplica a alguém que ache João Gilberto um saco, mas mais como quem fala a pessoas que ele está certo de que também gostam do que ele fala com gosto (ou seja, mais como uma comunhão que como um debate). Eu sinto falta desse Caetano desopiniado. Não que eu não goste do “opiniâtre” - do que é que eu não gosto em você? Mas que uma preguiça de discutir, misturada com um carinho fácil, é luxo só, isso é.
Caetanooooooooo !!!!!!!!!!
precioso falar contigo………saudades mil………
estou a adorar o teu blog……entro sempre……
o meu é bem mais solitário…….rsrssrs
http://poportugal.blogs.sapo.pt
recebeste o demo “you dont know me” ?????? …..eu nasci lá em Lisboa, de escritora com escritor, o meu pai lançava chamas, minha mãe chamava amor………
Vai para o novo disco em inglês………com part especial da minha filha Ana Mariana, tb te mandei o demo dela cantando, tão lindinha……
bsjsjs mil gggggggggggg
Esse negócio de Caetano ter que ser mais artista do que chico…
Não concordo… Caetano é Caetano e Chico Buarque é Chico Buarque…
e Nenhum deixa a dever com nenhum outro artista no mundo
E além disso cada espetáculo esteve bem representado quanto ao figurino com o seu contexto
Também adoro o circuladô vivo como todos os outros dirigidos pelo Jaquinho (no caso de noites do norte junto com Caetano)Mas não sou saudosista ao ponto de dizer que o Caetano estava pleno naquela época e não agora…
Ele se inova de novo mais uma vez e sempre e isso é o grande diferencial do mestre e o que me faz ficar cada vez mais tarado na música do Caetano
acho o comentario de C em 108 absolutamnte pertinente.
acho que o blog me perdoe hermano, esta bacanerrimo, mas está lento na realização de mostrar o progresso da obra o que quero dizer é que os fatos e impressões das pessoas assim como das respectivas sugestões até mesmo do proprio caetano estão ficando em segundo plano e portanto não estão tendo o feedback no tempo que a web demanda.
hermano irmão brother eu sei que o desafio é grande porque caetano por si só é grande e a web é um desafio ainda em construção….vc mesmo disse que o blog estava em construção quando começou esta jornada e o barato da construção é o mesmo barato da vida que no fundo é uma grande invenção.
caetano vc com este gesto simples de descer e comentar com a gente mostrou que vc é mesmo um artista de verdade e que nada substitui o prazer do artista de estar ao lado de seu publico…
alias me parece que o grande defeito de varios artistas é esquecer que é seu publico seu grande e unico motivo de ser e de estar….
a industria cultural mormente a de financiamento de cultura precisa começar a enxergar este fato…e o que não dizer das gravadoras….
abraços e o boneco homem deu um banho no preto.
Caetano, estava naquele show no Canecão quando o cara falou para você tirar a gravata. Se não me engano, você cantava Drão, mas não esqueço da sensação de interrupção do clima e da emoção do momento. Percebo então, que muitas pessoas se ligam nos detalhes e que o visual, iluminação, cenário são parte do show. Mas o que conta mesmo é a presença do artista. E a sua é luminosa. Então pode vir vestido como quiser, que vamos adorar.
“Com Que Roupa” de Noel já colocava a questão do figurino nessa história de música popular. E não acho que o Chico seja menos criterioso com o que veste. Ele está sempre com o manequim correto.
E por falar em manequim, vocês viram as fotos da Marta Suplicy nos jornais cumprimentando um manequim de loja. São imagens bem engraçadas e emblemáticas. A ex-sexóloga já não fareja o odor dos hormônios humanos. Cumprimenta seres de madeira, relaxa e não goza. Finge.
Sei que parece leviano e um tanto indelicado. Mas a Marta me parece uma mulher distante dos orgasmos múltiplos que Caetano inveja. Está esturricada pelo botox e com menos expressão de que um Muppet. Quando cumprimentou a manequim, cumprimentou uma semelhante. Foi muito pedagógico!
Caetano, li hoje uma entrevista do Jaime Lerner (http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3237679-EI6578,00-Jaime+Lerner+O+futuro+esta+na+superficie.html) sobre cidades. Traz algumas reflexões pertinentes a textos aqui publicados, na sua fase urbano-reflexiva. Vale destacar uma ligação sutil com o que você e Mangabeira falam da energia humana desperdiçada no Brasil. Lerner cita a capacidade de coexistência do carioca como uma das coisas que podem transformar as favelas. Ele também defende os centros históricos diante do avanço predatório de governos e imobiliárias. Acho que devemos discutir mais cidades, principalmente com a ida de Gabeira pro segundo turno do nosso querido Rio. Pra Lerner, o futuro tá na superfície. Vamovê.
[Bruno, sei que não foi para desmerecer (eu não tinha entendido dessa maneira) e concordo que os discos deveriam ser vendidos separadamente (em alguns lugares é possível encontrá-los, como em sebos e em sites de compra e venda etc)].
Rosana Tibúrcio
Olha vou dar uma sugestão, voce pode tomar “emprestado” o texto do blog e colar ele no Word e ali você aumenta a letra, eu faço sempre isso, uma que ate mesmo para contestar acho melhor.
Pode ser que voce saiba como se faz, mesmo assim te dou a dica, ok?
1- Abra o teu editor de texto (exp Word)
2- No blog marque o texto de seu interesse, arrastando o mouse com o botão esquerdo apetado do ponto onde voce quer iniciar a copiar ate onde voce deseja copiar.
Agora que você tem o texto no teu editor pode aumentar a letra de acordo com que voce achar legal.
Espero ter ajudado Miriam
PS: Hermano e Caetano espero que vocês não se importem que a gente empreste um pouco o texto do blog!
Miriam, não quis ser exigente. É claro que sei a respeito dos teclados e dos obstáculos de cada língua para um estrangeiro, pois em todas encontramos sons estranhos ao português também (afinal, somos todos estrangeiros). Eu só queria mostrar a grafia correta da palavra, nada mais. E aproveito para dizer que gosto muito dos seus comments.
Aos de língua espanhola: foi um prazer explicar suas dúvidas. Yo lo siento no poder explicar en espãnol, ya que mis conocimientos dejan mucho que desear.
Ghot o Ghost? Igualmente no entendí lo de FISH, etc….
Y para seguir con el papo… les paso un poema gracioso sobre la pronunciación en inglés. Hay varios pero encontré este rápidamente:
Um professor russo pôs um ponto final nessa discussão sobre os ditongos. Confiram o brilhantismo:
“Независимо от того, какой все словари говорят, diphthong которому в португалке пишут «ai», в английском написан с как раз одним vowel. Когда я скажу I, как здесь, я пророню плавное движение которое идет от «a» «я» (я использую португальское значение звука vowels по мере того как я не имею фонетические символы). Мы как раз идем вокруг слов. Когда я говорю «длинние vowels» я значьте длинний звук пем которые нет consonants: a, e, I, o, u. В английском, только одно из тех нет официального diphthong: E. Это, конечно, в их длинней форме. В их укороченнаяой форма они меняют, «u» часто звучая как «â», «o» как очень открытое «ó» (в США, милом близко к «a “), «я» как что-то между «мной» и «ê», etc. конечно если вы идете от «u» к «u» это, то нет. Я шальное одно кто слышит «спрятанный» в поговоренных «oos» и «ees». Я слышу тот вид: плавное движение от «í» «я» прежде чем «u» - который, конечно, как окончательный «o» звучает, если вы нет от Рио Гранде, то делает). Я призвал великобританское «í» как «ei» потому что я думаю что он показывает его в духе языка”.
Miriam Lucia
Eu tenho feito assim como você sugeriu. Sou uma blogueira antiga, vira e mexe há blogs com letrinhas miudinhas. De qualquer forma, obrigada. Se eu já não fizesse como sugeriu, faria…pode acreditar.
Caetano,
You claim that you know what a diphthong is, but I think Exequiela was right when she made the delicious comment ‘No se te amontonan un poco las ideas?’. You say that all long vowels but ‘e’ are offical diphthongs (where did you get this weird information from?). Long vowels are not diphthongs at all! Then you say ‘Of course if you go from “u” to “u” this is not a diphthong.’, and that is quite the opposite of what you said before, right? Isn’t a long vowel exactly a sound that goes from one vowel to the very same vowel? So, how could that be a diphthong? I just saw a kind of game at British Yahoo where people are asked to answer the question ‘Can you contradict yourself in one sentence?’. I see you can do that in a paragraph, at least. But you’re not crazy for hearing the sounds you said, as they really exist. You’re just sort of stubborn (but a sweet and sexy one!), as you keep calling them diphthongs, or false diphthongs. As you said, we’re just going round the words. And please, please, please, if you’re going to take a long time to record the song, couldn’t you at least sing it on your next show?
Exequiela, the word is really ‘GHOT’, but I don’t think there is such word, actually. I guess Bernard Shaw only wanted to show how strange the English language can be. And, if you pay attention to the words Caetano wrote, you’ll certainly get the point.
Caetano,
não é a sua praia, mas pra falar de rei no Brasil, rei e Brasil, ou apenas Brasil, não tem como não lembrar de Pelé, “nossa” majestade.
Mwsmo com estas “nano” letras, que dificultam a leitura desta turma que já fez 40, este blog é O Blog.
Obrigadíssima!
Lilu
Exequiela,
Con respecto a las regionalidades tienes razón: tengo familiares argentinos, y diferimos en palabras y en la particularidades de inflexiones de voz( me refiero al acento). Te mando un abrazo. Vero.
PS 2: mas acho que o Bruno se referiu foi aos CDs bônus das caixas que ainda estão sendo editadas, com a obra separada por décadas, não foi? Esses , realmente, deve demorar pra gravadora disponibiilzar avulsos. Uma pena, mesmo. Aliás, o Mauro Ferreira, jornalista que escreve sobre música no jornal O DIA, costuma criticar o hábito das gravadoras incluírem faixas bônus apenas em segundas edições dos discos, como recurso para aquecer as vendas. Ele entende que isso prejudica aqueles que realmente são fãs do artista e que compram os CDs assim que são lançados. Concordo.
ai ai caramba, estou escrevendo mais que Shakeaspeare, aqui e em outros blogs, devo estar maluco, de fato. mas fui e fomos sabatinados; “a internet é o paraíso dos malucos e os blogs são os jardins do paraíso”, perfeito. andiamo, vamos escrever então, em português, em inglês, espanhol, italiano, russo..gosto de palavras e há palavras de sobra em qualquer dicionário.
sobre o rei roberto. olha, acho que ele canta melhor que o joão gilberto. da mesma forma que acho coração vagabundo melhor que chega de saudade. da mesma forma que prefiro a geração pós bossa. não vejo tudo isso que as pessoas vêem em jobim. e inclusive acho aguas de março um saco. de repente como maestro ele era isso ou aquilo, não seiavaliar. mas apenas como um inculto ouvinte, acho que canção é uma combinação entre letra e música. e jobim deixa muito a desejar nas suas letras, ou mesmo na festejada parceria com vinicius. à exceção de eu sei que vou te amar, que acho, hm… interessante, o resto tem o seu devido ugar na história do século XX. respeito mas não curto. mas a canção ainda traz mistérios: como aquelas coisas no renato russo. lendo as letras, poucas se salvam, mas as ouvindo por ele cantadas, viram canções. é impressionante. cazuza não precisava desse artifício. pega-se a letra e logo conclui-se poeta. o mesmo de chico - que às vezes a música é fraquinha mas a letra é um tapa na pantera. hehehehe e caetano, no meu modo de vista (como dizia minha babá) possui na mpb um dos melhores amalgamas entre letra e música. por isso sempre curti e curto cousas até hoje. e nesse aspecto o acho melhor que chico e todos os outros de sua geração, mas acho chico mais poeta. enfim, depois do reinado de roberto, veio a república tropicante. e viva cássia eller, cujo disco mtv ao vivo, é uma das melhores lembranças que trago do século xx.
Nobile José, que poesia há nos trechos acima? Nenhuma. Você aparentemente confunde poesia ou poema com letra de música. Uma letra de música pode ser uma poesia - mas não tem esta obrigação.
Há uma diferença entre poesia formal e imagem poética - que é o que a maioria das (boas) canções evoca. Cazuza era um poeta pela força das imagens que conseguia transmitir através de suas canções - o que não quer dizer que ele fosse um poeta, literariamente falando.
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Caetano aqui na “pipoca” é realmente algo fantástico!
Ay Heloisa… me está dando lástima agarrar al LeaAozinho de a dos. Además, si él escucha un diptongo, por qué sacarle la ilusión?
Vero: Sí. Lo de la facilidad de pronunciación debe depender del idioma que hable el que lo está aprendiendo.. e incluso, si es hipanoparlante, de qué país proviene porque las vocales por ejemplo tienen distintas sonoridades dependiendo del país.
Obrigada teteco dos anjos!
Beijos……….
nobile
jobim é um grande letrista. suas canções são muitas vezss compostas por rigorosas repetições de frases como em Águas de Março ou Samba de Uma Nota Só (experimente assobiá-las). Para que a harmonia veleje soberana, o parâmetro melodia parece ter que parar no ar. Do lado oposto, as maravilhosas canções de Jorge Ben são compostas de melodias caóticas derivadas da fala. O desejo do verso se impõe ao canto. Letrar uma canção de Jobim é um exercício joãocabraliano. Encontrar a palavra e a sílaba certa para cada nota de Jobim é tarefa pra poucos como Chico, Vinícius ou Newton Mendonça.
Mas Tom, num certo momento de sua carreira começou a se arriscar a ser seu próprio parceiro. O resultado é colossal. De águas de Março nem vou falar, porque já vi que você não embarcou. A letra é indiscutivelmente uma das melhores da história da nossa canção.
Mas experimente escutar essas aqui:
São as canções de JOBIM que JOBIM letrou. Não é possível que você não considere que por aqui há uma infinidade de obras-primas no quesito letra.
abçs
Fernando
Mas, na verdade, entrei aqui para dizer que estou adorando essa discussão sobre os ditongos da língua inglesa. Vou imprimir tudo e levar para a minha professora esta semana. Ela que fala “ânsar” , para dizer: answer, vai adorar toda essa discussão, que me levou a estudar mais um pouco sobre fonética inglesa.
Maria
Heloisa juro que tentei ser delicada com você, tanto que ate me desculpei no final, foi somente uma observação. Acompanhando ai este debate de vocês e vejo que o assunto é bem interessante, não sei inglês suficiente para entrar em discussão, mas tenho aprendido e me divertido muito; estou adorando!
Rosana isso ai é mania de quem já deu muita aula de informática para leigos, sou mesmo uma apaixonada pela tecnologia, dentro disso, meu maior prazer é passar meus poucos conhecimentos adiante, e minha maior satisfação é ver pessoas também se apaixonarem pela tecnologia, talvez me defina como um cupido da tecnologia. Rs
C. disse: Ô Hermano, vai ver era uma boa criar um espaço no formato de fórum, além do blog, no obraemprogresso. Pras discussões não morrerem de um post pro outro…
Por um lado talvez essa fosse mesmo uma idéia interessante porque assim os assuntos não se misturavam tanto. Por outro lado é bem interessante assim também, porque fica menos formal, parecendo uma grande reunião de amigos onde as pessoas conversam sobre diferentes assuntos ao mesmo tempo, tem uma dinâmica um pouco confusa, mais bem próxima da realidade, é super legal, vejo que as pessoas estão ate se familiarizando entre elas, talvez uma saída para isso seja a gente citar o caput do post e daí dar a opinião porque as pessoas que estão aqui faz tempo penso que saberão do que se trata e aquelas que não sabem podem ler o post para entenderem.
Para Caetano e Hermano: temos 2 assuntos pendentes por aqui: 1- talvez fosse interessante abrir um “post especial” sobre o trabalho musical atual, onde me parece que ate foi proposto ai uma votação sobre Incompatibilidade de Gênios. 2- Caetano: você que está ai no Rio comentasse um pouco sobre essa virada do Gabeira na reta final e as expectativas para o 2° turno, não sei se é impressão minha porque não acompanhei ou acompanho de perto, somente através da midia, mais tenho a impressão de que o Gabeira estava mais sereno no 1° turno, na tua opinião você não pensa que ele teria que manter esta linha serena, já que também isso contribuiu para que ele fosse para o 2° turno? Inclusive achei legal que aqui na Itália também se falou positivamente sobre este resultado do Rio.
Beijos a todos!
E a Menina da Ria? Será que ela curte o kuduro do Buraka? Ou Chico & Caetano nos Phados de Lula Pena? Quem é aquela mulher?
Caetano, espero estar errado, mas perdemos as eleições. Acabo de ver o Datafolha, e, pelo menos, estamos em empate técnico. Mas por enquanto. Tem lido os jornais? Não o faça, vai se aborrecer. Não consigo entender, mas a mobilização é contra Gabeira. O Globo incluso. Meu Deus (mesmo ateu, não consigo evitar a força de expressão), o que foi colocar uma foto com Gabeira de sunga e Eduardo Paes de terno, abraçando eleitores, na capa? Por que ignorar o FATO de que, resultados tabulados, Gabeira atravessou sim o Rebouças e GANHOU, inclusive, em muitos bairros da Zona Norte? Com os apoios girando ao redor de Paes, não creio que Gabeira possa vencer.Vladimir Palmeira declarou apio a Paes. Que país é este? Como é possível que um revolucionário liberto por uma ação perpetrada inclusive por Gabeira pode fazer isso? E, ainda por cima, afirmar que Paes tem história? Pelo menos enxotamos Crivella. Mias um evangélico no poder e eu me mudo dessa cidade. Ou então piro e me integro a algum movimento pela desfusão outra vez…
fernado. vi seu blog. gostei. gosto de arte e acho que jobim cumpriu seu papel. ao comentar nesse blog, tenho de ser rápido, pois geralmente tenho pouco tempo, já que escrevo e faço mil outras coisas ao mesmo tempo. e tem essa coisa da palavra escrita que perde muito dapalavra falada. não só pelas entonações etc etc mas ainda pq as vezes conversando as coisas vão se aclarando a gente até muda de opinião. não sei … ontem me deu vontade de escrever aquilo e escrevi o que estava pensando. acho que totens do século xx ainda serão repaginados. por exemplo, acho murilo mendes muito melhor que drummond e bandeira juntos. o tempo nos vai dando uma melhor dimensão do passado à medida que le se distancia. por exemplo: pois há menos peixinhos a nadar no mar do que os beijinhos que dari na sua booooooca” acho esse verso do vinicius, bobo. pra encaixar na música. e poesia, música, arte em geral, é muito intimista. tanto que só me manifestei acerco do meu achismo. pra esse tipo de coisa não existe regra geral. qyer ver outro exemplo: festejam muito cecília meireles, clarice lispector e tal. tá, gosto das duas como gosto de jobim, mas prefiro ana c. acho ana muito superior às duas. apenas acho. e conhço quase todas as letras que vc listou. são bonitas e tal. mas acho que já rompemos com esses dogmas do seculo xx. feliz ou infelizmente, não sei. acho jobim romântico demais - e romantismo não é minha praia. acho coração vagabundo mais irônica com esse romantismo. enfim, as canções mexem com a gente em momentos e de formas distintas. pode ser que daqui há alguns anos eu volte a ouvir jobim, ou bach, ou beethoven. mas hoje fico de mozart, los hermanos, dri calcanhoto que vai lançar livro e eu vou ler, e antônio cícero, cuja maresia reinscreve a importância da poesia na canção. às vezes entendo um pouco a naftalina citada por alguns dos críticos do show caê/rei. racionais já disse: quem vive de passado é memória, museu. valeu!!!!!!
Eu voto pelo Violão correspondendo ao solo de guitarra, por que eu acho que fica bonito, até por que o Caetano ja fez isso em varias outras músicas e ficou legal..
Olha estava ate agora vendo o debate no site da globo pq estou na Italia, entao quero retirar o que eu disse da serenidade dele, nossa ele esta super sereno e disparado na frente do Paes no debate, la na pesquisa instantanea do site sempre mantendo os 83,5% (aproveitei pra votar nele ja que nao posso estar ai fisicamente pelo menos dei minha contribuiçao, foi assim que pensei) entao, vi tambem no site do Yahoo que as pesquisas apontam Gaveira na frente…. muito bom, como ja falei antes acho que ele merece este reconhecimento.
Beijos
LeAo… es que soy un poco lenta a veces…sobre todo para los chistes. Después lo leí en wikipedia y lo entendí.
Desasname: cómo es eso de que el español tiene sólo 5 vocales? Querés decir 5 sonidos de vocales?
Algum dia eu vou escriver em portugues…. mais sempre estou apurada.. (Não sei se preguiçoso ou se covarde..)
Li ontem a última edição da Caros Amigos… Até eu que sou preto fiquei vermelho com a lavada que o Caetano levou!
Leia-se trecho da crítica de Marcos Bagno: ” Não tenho como debater todas as bobagens que ele escreveu e que as caetanetes se apressaram, gotejantes, em elogiar”. Gotejantes?! Numa discussão/debate que se pretende séria e acadêmica, seria necessário descer a esse nível de linguagem? Não se trata de falso puritanismo, nem de longe me enquadraria nesse grupo, mas o que pretende esse sujeito? tenho pavor a esses ataques descompensados, cheios de vulgaridade gratuita… Onde cessa a razão, começa o grito!