Caetano canta Cajuína em homenagem a Violeta Arraes (20/06/2008)

Caetano canta Cajuína em homenagem a Violeta Arraes

20/06/2008 2:09 pm

 

Caetano Veloso canta Cajuína em homenagem à memória de Violeta Arraes e afirma que “o Brasil inteiro pode e deve fazer a mesma coisa.”

“Violeta Arraes tem sido, em suas atividades politicas e culturais, assim como em sua vida pessoal, um modelo de solução dos problemas estéticos, éticos e identitários do homem brasileiro. É que nela o movimento de desprovincianização se dá junto com o aprofundamento da identidade regional. O homem cariri afirma-se como homem brasileiro que, por sua vez, se afirma como homem do mundo.

Entre os últimos anos da década de 1960 e os primeiros da década de 1970, a casa de Violeta em Paris era como que uma embaixada do Brasil profundo na Europa. Os exilados pelo regime militar ali encontravam carinho e ensinamentos. Dos livros, filmes, peças bailes que eram recomendados aos modos a um tempo despojado e elegantíssimo que ela e seu marido Pierre Gervaiseau exibiam, tudo ali contribuía para a regeneração dos espíritos dilacerados pela infelicidade histórica.

Quando, depois da anistia,Violeta voltou ao Brasil, foi seu trabalho na Secretaria de Cultura do estado do Ceará que deu continuidade a esse gesto generoso, ampliando sua envergadura, pois tratava-se de oferecer a mesma acolhida aqueles que estão desde sempre exilados dentro do território nacional: os sertanejos, os esquecidos.

Violeta é uma cearense do Cariri que, ao lado de seu irmão Miguel Arraes, marcou a história de Pernambuco na primeira metade dos anos 1960; conheceu de perto o sofrimento dos primeiros expatriados da ditadura; acompanhou com cuidados maternais a segunda leva de exilados, a de depois de 1968; e voltou para orientar a participação do estado no desenvolvimento cultural da sua região. Em todos esses momentos ela foi um exemplo de dignidade. E segue nos ensinando,com conversas, com gestos, com as roupas que escolhe para vestir - e esperamos que outra vez também com poderes oficiais - como se faz para dignificar o ser cariri, o ser nordestino, o ser brasileiro, o ser humano.”

 

Caetano Veloso

 

 


 

21 comentários » | Assuntos: caetano veloso, Cajuína, Ceará, homenagem, lágrima nordestina, obra em progresso, Pernambuco, Violeta Arraes




1.        Junia Maria disse:

Junho 20th, 2008 at 2:21 pm

 

Caro Caetano

Parabéns pelo dom de DEUS em sua vida. Você é maravilhoso como artista. Infelizmente, houve um tempo na história desse país em que a esquerda arrebatou muita gente, inclusive os artistas bem intencionados. Ainda hoje isso é refletido nos discursos dos jovens, nas universidades. Parece que tomamos “soma” por muito tempo e, enquanto isso, eles ( os companheiros) construíam um país à parte…

 

2.        tyrone medeiros disse: Junho 20th, 2008 at 2:55 pm

 

“Cajuína” fazia parte, às vezes, do bis da turnê CÊ. E sempre nos shows com Jorge Maunter, em


2002, e sempre na ótima turnê “Noites do Norte”, de 2001 a 2003.

 

Cajuína é do excelente dico “Cinema Transcendental”, lançado em novembro de 1979.

 

 

3.        nelson disse:

Junho 21st, 2008 at 1:20 am

 

engraçado!

 

eu sei a historia desta música e não conhecia a historia desta brasileira fenomenal. justa a homenagem.

detalhe sempre pensei esta canção como o roteiro de um curta metragem. mas ao mesmo tempo me parecia ininteligivel ate saber da historia que a motivou e que é de uma BELEZA PURA.

 

CAETANO, TORQUATO, SUCO DE CAJU, TERESINA,

MAS a estrofe que mais me deixa perplexo em sua realidade de sempre é a seguinte:

 

.. tão pouco turva-se a lagrima nordestina apenas a matéria viva era tão fina.

 

beleza impar!

 

nordestino nunca se curva nunca se turva nunca chora a não ser entre os seus e no fundo do quarto porque a vida é um dom que se perfaz e que por si é motivo de celebração

 

4.        ninfa leonardi disse:

Junho 21st, 2008 at 5:11 am

 

Grazie Caetano per la Tua musica e la Tua poesia, Grazie per avermi fatto conoscere il Brasile, Salvador,Santo Amaro.

La mia scoperta del Brasile, letteratura, musica, arte, cucina, natura, parte da Te e da Cajuina. Obrigada muitissimo

 

5.        salete maria disse:

Junho 21st, 2008 at 11:23 am

 

Caetano é maravilhoso! Justa homenagem a Violeta, esta pessoa “absoluta” que Deus pôs em nossos caminhos para que a música e a poesia tivessem mais sentido ainda. Assim como Caetano, mas de forma bem modesta, fiz, em 2004, um cordel para homenagear Violeta, intitulado VIOLETA,CARPINTEIRA DA CULTURA.

Eis alguns fragmentos.

 

“De Violeta se diz: É flor, é cor, é odor

Sendo “rosa de Paris” No Crato ramificou Faz parte do Cariri Qual uma flor de pequi Que neste solo brotou (…)

Donde vem tua energia Teu bom humor, tua luz tua elegância e magia O sonho que te conduz De tudo que tu encerras O povo de tua terra D’alguma forma faz jus


(…)

Musa no superlativo Se chama agora teatro Simples em definitivo Imensa rosa do Crato Mocinha sai do sertão

De pau-de-arara a avião Eis o teu primeiro ato (…)

Secretária da Cultura Psicóloga, professora Pelejante criatura Viajante, opositora Tens espírito solidário Vida é teu vocabulário

Reinas, sendo ou nao reitora (…)

Viola ou Violeta

Em Gil, Betania e Caetano A poesia te espreita

Por tudo que é humano Vixe Maria, mulé

És maior que tua

És com Deus, o Soberano!

 

 

6.        Dedé disse:

Junho 21st, 2008 at 3:14 pm

 

Agradeço a Deus por ter conhecido essa mulher maravilhosa. Trabalhei com ela desde 1996 quando assumiu a reitoria URCA.Ela me ensinou como ser um cidadão, me educou e a ver o mundo e as pessoas com outro olhar.Parabéns caetano por essa justa homenagem a D. Violeta.Madame, como eu carinhosamente a chamava. A senhora não morreu, apenas voltou o seu foco de luz para o outro lado da vida.Obrigado por tudo!!!

 

7.        JOSÉ BOAVENTURA FILHO disse: Junho 23rd, 2008 at 10:22 am

 

Também sei Caetano. E tenho muita dó de que o Brasil todo não saiba. E de alguns que sabem e não reconhecem.

VIVA VIOLETA!

VIVA O POETA!

 

 

8.        Fábia disse:

Junho 23rd, 2008 at 1:12 pm

 

Caetano e a homenagem no show me levaram à ela. É um contantemento descobrir pessoas bacanas,ainda que na hora da partida.Torcida para que o mundo se povoe delas e a gente deixe de ver absurdos como o da Providência, também muito bem lembrado durante o Show.. Tudo de bom Caetano.. Vontade de ver/ouvir você sempre..

 

9.        Fábia disse:

Junho 23rd, 2008 at 1:23 pm levaram ela, sem crase, né?

10.     Angela Avelar Falcão disse:


Junho 24th, 2008 at 8:15 am

 

Sinto-me gratificada por ter conhecido e convivido com D.Violeta. Sei da importância de obra para o Crato, para o Ceará e para o Brasil. Caetano Veloso bem disse, todos devem homenagea-la.

 

Angela Avelar

 

 

11.     MAZÉ RATTS disse:

Junho 24th, 2008 at 8:24 am

 

DE FLOR VIOLETA PARA ANJO…FOI MUITO GRATIFICANTE TER TRABALHADO COM ELA E TER PRESENCIADO TUDO QUE ELA FEZ PELA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA EM CRATO, E EM TODO BRASIL.

 

CRATO,CE 23/06/2008

 

 

12.     ROSY BEZERRA MOURA disse: Junho 24th, 2008 at 8:27 am

 

D. Violeta, significa para mim determinação, luta, garra…Foi uma grande mulher tanto na área cultural, moral e social.

Que os anjos dos Céu acolham nos braços de Jesus.

 

 

13.     FRANCY MAGALHÃES LOBO-SETOR PESSOAL DA URCA disse: Junho 24th, 2008 at 8:56 am

 

Com o jeito sincero e honesto de mulher íntegra, aprendi várias lições com D.Violeta, determinada, impunha respeito e autoridade sem hostilizar nem desprezar ninguém. É uma pena que tenha cumprido sua missão tão cedo! Obrigada D.Violeta, por tudo que fez pela URCA, por esta região etc.

 

14.     MAZÉ RATTS disse:

Junho 24th, 2008 at 10:04 am

 

O CRATO-CE AGRADECE A TODOS QUE ESTÃO HOMENAGEANDO D.VIOLETA ARRAES. A FLOR DO CARIRI.ESPECIAL A CAETANO QUE É LINDO E NÓS O AMAMOS BJOS

 

15.     Cristiano Cardoso disse: Junho 25th, 2008 at 9:11 am

 

É sem dúvidas uma justa homenagem. Violeta continuará em nossas mentes como um exemplo de simplicidade, ética e vigor. Violeta é o tipo de pessoa que não morre, encanta-se, ou seja, a flor encantou, encantou-se e encantará muitas gerações.

 

16.     Luciana Lacerda disse: Junho 27th, 2008 at 11:56 am

 

Sou fruto de uma universidade construída por ela, não desmerecendo antigos reitores que lá passaram anteriormente, mas hoje a nossa querida URCA deve muito ao olhar, a singeleza, a arte, a cultura e a identidade regional da Violeta Arraes. Identidade essa, que apesar de ser uma cidadã do mundo, não foi esquecida e muito menos deixou de ser enaltecida e vivenciada por ela. Hoje depois de alguns anos, na URCA, mas não mais como uma estudante sonhadora, mas ainda cheia de ideais, sinto a URCA de ontem e a URCA de hoje, vejo que a diplomacia da violeta, deixou um legado à URCA que por mais que os “estrangeiros do Cariri” tentem, não consegue abalar. A diplomacia de violeta, até nos momentos mais difíceis, de vivencias políticas aqui no Cariri, e na


nossa querida Universidade Regional, tem transbordado pela história e pelo tempo! Viva a menina Cariri! que hora virou mulher e hoje transcende o corpo e alma.

 

17.     fabricio disse:

Junho 27th, 2008 at 12:17 pm

 

bom mesmo era caetano cantando “cajuina” no show noites do norte… quase que um baiao- progressivo…. arranjo com o morelembaum.

 

18.     Raimundo lonato disse: Agosto 29th, 2008 at 1:10 pm

 

Cantar Cajuína é mergulhar na essência da alma nordestina.É nordestinar no mar da poesia e sonhar nos grotões mais profundo dos Brasil.

 

19.     Francisco Carlos disse: Agosto 29th, 2008 at 7:42 pm

 

Concordo com todos voces e cantar cajuina na voz do inigualavel caetano veloso e algo maravilhoso de se escutar, pena que nem todos sabem dar valor a cultura do nosso pais. “Pois cultura e o pilar de sustentação do conhecimento e da sabedoria”. abraço a todos.

 

20.     emidio cavalcanti disse: Dezembro 27th, 2008 at 11:58 pm

 

Viva Violeta Arraes!Viva Miguel Arraes!Viva Caetano Veloso!

 

 

21.     ju disse:

Janeiro 5th, 2009 at 7:56 pm

 

depois de voce, antes de voce, durante… saudade: de luiz gonzaga

considero delicada a confianca que voce propoe:

mas mesmo assim. escuto de novo - é quase um reviver.


Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Milagres do Povo (Caetano Veloso)