Caetano e Banda Cê tocam "Incompatibilidade de Gênios" (2/07/2008)

Caetano e Banda  tocam “Incompatibilidade de  Gênios”

2/07/2008 11:38 am

 

Caetano Veloso e Banda  tocam uma versão em progresso para o samba (transamba!) “Incompatibilidade de Gênios” de João Bosco e Aldir Blanc.

 

17 comentários » | Assuntos: Aldir Blanc, Incompatibilidade de Gênios, João Bosco, transamba 

 

 

17 Comentários sobre o Post “Caetano e Banda  tocam “Incompatibilidade de Gênios””

 

 

1.        nelson disse:

Julho 2nd, 2008 at 3:50 pm

 

só tem genios :cae aldir e joão nenhuma incompabilidade !

 

alias hermano  alguma composição e parceria aldir e cae?se ainda não existe ja é hora de promover este encontro!

 

quem sou eu mas acho que o baixo nesta canção deve marcar a tensão da letra e não a guitarra, esta poderia ser mais fluida mais encorpada e um “rife” mais melodioso e um tamborim deveria ou poderia estar presente fazendo o contraponto com a guitarra…ou quem aabe um berimbau e um tamborim dialogando.

 

enfim milhoes de posibilidades sonoras…

 

ou quem sabe uma levada blues neste samba com a guitarra solando a cada estrofe em sua tensão?

 

abraços hermano informação é tudo e valeu pela dica do risério e axial.

 

afrossamba e orikis poderiam ser sampleados em algumas canções de acordo com a pertinencia tematica, o que vc e caetano acham?

 

2.        saulo fernandes disse: Julho 2nd, 2008 at 4:43 pm

 

adorei a versão de Caetano!

O Joao Bosco gravou em 1976!

 

 

3.        tyrone medeiros disse:

Julho 3rd, 2008 at 3:17 am

 

nelson, Caetano nunca compos com Aldir, nem com Joao.

 

Curiosidade: em 1982, Caetano fez uma canção com Dona Ivone Lara, chamada “A força da imaginação” - nunca gravada pelo Caetano.

 

4.        Felipe Grimaldi disse:

Julho 3rd, 2008 at 7:20 am

 

Pois se Vinícius é o branco mais preto, na linha direta de Xangô, Joao Bosco e Aldir Blanc o sao com a mesma propriedade, talvez na linha de direta de outro Orixá! Lindo é sentir como pode ser


livre, leve e surpreendente a nossa linha evolutiva… Me pareceu interessante justamente a ausência da marcaçao forte e hipnótica do baixo e bateria (ou percussao), característicos do samba, e em seu lugar uma guitarra um tanto rasgada e propositalmente econômica… Fora a interpretaçao de Caê sempre maravilhosa, valorizando a palavra. Maravilha!

Caetano é a liberdade propositiva pulsante! E esta, caso imaginemos uma, talvez seja a funçao social do artista: ser livre.

 

Vida longa e criativa à música popular brasileira! Abraços, Felipe Grimaldi.

5.        Exequiela disse:

Julho 3rd, 2008 at 7:57 am

 

Adoro a Banda CE pero en esta cancion me parece que el sonido de la guitarra de Pedrinho es un poco monotono.

 

6.        Virgílio Neto disse:

Julho 4th, 2008 at 4:42 pm

 

e essa coisa

da música poder ser mais matéria pra música

é pura complexidade e beleza. cês sabem disso bem…

7.        Beni Borja disse:

Julho 5th, 2008 at 12:46 pm

 

O mais legal é que o desdobramento do ritmo dá mais força a letra do que na versão originaldo João Bosco.

 

Falando em feitiço,o bruxo da Muda é super-extra-mega-foda.

 

Note-se que o vascaíno Aldir abre a sua obra prima com - “jogava o Flamengo eu queria escutar” .

 

 

8.        nelson disse:

Julho 8th, 2008 at 12:55 am

 

permita-me discordar do felipe mais o baixo não precisaria ser exatamente forte ou hipnótico e sim rico e complexo em contraponto á guitarra que não precisaria ser exatamente “economica” mas não exatamente monotona como achou exequiela….

 

acho ,salvo melhor juizo, que o baixo encorpado e melodioso complexo quase jazzy em contraponto á guitarra solando en cada fim de estrofe mas um solo suave cairia melhor em termos de sonoridade ….e obrigatoriamente um instrumento de percussão que deveria fazer o contraponto com o baixo e não com a guitarra seria bacana pacas….transsamba é isso…..variações sobre um mesmo tema … a questão se resume a compexidade de cada tema….by the way onde estara caetano?onde estara wally heheheheheheeheh?

 

hermanoirmãobrother….

 

joguava o flamengo eu queria escutar …caramba que frase linda….só o vascaino do aldir para fazer


esta mega super hiper homenagem ao nosso mengão…. parafraseando….

jogava o obina eu queria sambar rsrsrsrsrs

 

 

9.        nelson disse:

Julho 8th, 2008 at 12:59 am

 

correções

 

“complexidade de cada tema” “jogava o flamengo”

 

seria bacana assim: jogava o zico eu queria escutar….. só tamborim e guitarra o que vc acha felipe?

10.     Lucas Dutra disse:

Julho 11th, 2008 at 8:13 pm

 

O arranjo está repetitivo e bobo igual as músicas do Cê.. acabou com a música, ainda prefiro o João Bosco tocando com o violão dele..

 

11.     Antonio Braz Spolti disse: Julho 16th, 2008 at 1:51 pm

 

É que com o João é outra “incompatibilidade” e é claro que é genial; fico perturbado, porém, com o comentário que as músicas do Cê são bobas; há nelas, um “padrão” sonoro evidente, uma marca registrada da banda Cê, que a meu ver é o toque novo ao som do Caetano, os tipos de letras sem uma preocupação linear, longe, muito longe de ser bobo,é bom, puro deleite, mucosas de prazer, coxas, apolos, afrodites e dionísios sonoros presentes em cada acorde, em cada pronúncia, belos e belas como um serafim… os deuses estão soltos, a vir; estou a vir…

 

12.     PAULO SÉRGIO CAMILO disse: Agosto 6th, 2008 at 9:54 pm

 

Conheci recentemente o blog e gosto dos comentários exatamente por não representarem nem discurso de  incondicional e nem afetação de “entendidos em tudo”. Mas a referência a Caetano usando Caê soa como pretensão de quem quer parecer íntimo demais pra ser questionado.

 

13.     ronaldo valentim disse: Agosto 11th, 2008 at 1:05 am

 

adorei incompatibilidade de gênios. Caetano  é foda!

 

 

14.     Maria Magalhães disse: Setembro 7th, 2008 at 1:26 pm

 

Acho que a letra versa sobre uma espera que nunca alcança, a igualdade e a fraternidade da pátria amada que por ela em si  haveria condições suficientes de se suster, e fala também do consumo e do idealismo que não se espera, ou de quando as melhores intensões não são as melhores para se desenvolver uma espera, ou se preparar uma meta que atinja o maior numero de seres viventes e


suas esperanças.

 

 

15.     Felipe Zúñiga disse:

Setembro 9th, 2008 at 12:37 pm

 

Pedro  é o melhor guitarrista da atualidade.

Fico sempre impressionado com a beleza das texturas que cria com essa guitarra meio percussiva meio minimal.

com algum “overdrive”, eventualmente um wha-wha ou um tremolo mas sem excesso, um timbre limpo que corta o silencio se integra com o baixo e bateria criando um som tão forte que é capaz de colocar no chinelo desde os pós-rockers do Tortoise, Sea-Cake até os veteranos do avant-guarde jazz ou jazz rock.

Curioso pensar que Pedro  é a seqüência ou melhor dizendo o descendente direto do trabalho de guitarra de Perinho.

Pedro re-afirma esse “piano on guitar” ou esse clima “Cantar” da Gal.

Sempre que ouço ele me lembro da musica “até quem sabe” com Gal, ou das guitarras de Perinho no disco “Qualquer Coisa”. É canhestro!

 

Achei a versão de “incompatibilidade de gênios” a definitiva.

Gostei principalmente por desautorizar a musica original sem perder o mérito de samba-canhestro- eixo/minas-rio/naturalista.

As respirações entre cada instrumento, a voz de Caetano…tudo esta numa harmonia absurda. Nada bate o processo de amadurecimento de um som.Acho esta musica marca um período em que (com consciência) Caetano e banda Cê evoluíram muito.Isso fica evidente na força que as musicas(deles ou não) ganham quando são executadas.

Sinto um entrosamento gigante, uma percepção do que esta além, e esse olhar treinado  se obtém com o exercício com o tempo e com foco.

Daqui a pouco tempo a Banda  será a mais cobiçada, a mais procurada.

Isso me lembra bem outro trio muito cobiçado na época que era liderado por um certo Luiz Eça…não estou sugerindo nada, estou afirmando.

 

16.     Florentino Ariza disse:

Outubro 11th, 2008 at 10:47 am

 

Sei não  Ficou bonito demais. Fiquei doido ou percebi uma aproximação com o maracatu?

 

 

17.     JEFF disse:

Janeiro 17th, 2009 at 1:59 pm

 

Concordo que o Pedro é o melhor quitarrista da atualidade. Sê samba, prefiro a mão direita do João.

 Caetano, Cae está se reiventando maravilhosamente, como sempre.

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