A Outra Banda da Terra (Caetano Veloso)

Amar
Dar tudo
Não ter medo
Tocar
Cantar
No mundo
Pôr o dedo
No lá
Lugar
Ligar gente

Lançar sentido
Onda branda da guerra
Beira do ar
Serra, vale, mar
Nossa banda da terra é outra
E não erra quem anda
Nessa terra da banda
Face oculta, azul do araçá

Falar verdade
Ter vontade
Topar
Entrar
Na vida
Com a música
Obá
Olá
Brasil
Tá que o pariu
Que gente!

Cantuária e Holanda
Maputo, Rio
Luanda, lua
Nossa banda da terra é outra
Canadá, Mexicuba
Muitas gatas na tuba
Dos rapazes da banda cá
Gozar
A lida
Indefinidamente
Amar

© 1983 Ed. Gapa/Warner Chappell - Álbum Uns - Caetano Veloso. 

Comentário do autor: "Essa canção eu fiz em homenagem a essa banda que somos nós, que viemos tocando juntos há alguns anos. A canção foi feita para expressar o amor que a banda sente por si mesma porque é uma banda narcisista, autoerótica. Por isso que a gente se beija." (Caetano Veloso durante show em Itabuna, na Bahia, em 1983). 

"Essa batidinha assim... quando eu inventei - quer dizer, não inventei. Isso é um negócio que tem, né? Sei lá, em galope. Mas eu botei de um jeito, numa música que foi São João, Xangô Menino e aí Gil apelidou de 'marcha caetaneada'. E eu fiz isso, principalmente, com A Outra Banda da Terra que era composta por Arnaldo Brandão, Vinicius Cantuária, Tomás Improta, Perinho Santana, Bolão, Bira da Silva e Marcos Amma. Foi um período tão bom que eu fiz uma canção chamada A Outra Banda da Terra que eu gravei no último disco que eu fiz com essa banda. E eu fiz a canção porque a gente tinha feito uma turnê pelas cidades do interior de São Paulo que era apelidada de 'turnê universitária' porque das cidades do interior de São Paulo muitas tem universidades. E a gente encontrou tantas meninas bonitas e elas todas falavam 'porrrta', 'esforrrço' que eu fiz a canção chamada A Outra Banda da Terra e a primeira estrofe eu cantava toda pronunciando os erres em homenagem às meninas que encontramos lá em São Paulo e hoje esse erre, que é chamado 'retroflexo', é muito frequente. A gente ouve na televisão analistas, pessoas entrevistadas, músicos... figuras importantes da música, outras da política usando esse erre. E ele é muito mais espalhado pelo Brasil do que se pensava antes. E fico orgulhoso assim de que isso aconteça e de que eu tenha feito uma música tantos anos atrás usando isso. E a música foi em homenagem às meninas de São Paulo, ao erre retroflexo e à própria A Outra Banda da Terra." (Caetano Veloso durante o show Meu Coco, 2022). 

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)