Autoacalanto (Caetano Veloso)

O autoacalanto de Benjamim
Que, por enquanto, é o caçula de mim
É um deslumbramento
Ele emula o canto de um querubim-curumim
O que é mesmo que isso me ensina,
Um ser que si mesmo se nina?
Um quase lamento já é nota de tom
E tem cor de jasmim.
Eu nunca tinha visto nada assim.

© 2021 Uns Produções / Sony Music  - Álbum Meu Coco - Caetano Veloso.

Comentário do autor: "Ninei três filhos. Sempre cantando. O filho do meu mais novo (o único que não gostava de que eu cantasse para niná-lo) gemia em notas, repetindo padrões quase-melódicos, para fazer-se adormecer. Uma tarde, maratonei com ele no carrinho de bebê e ele cantou até adormecer. Maravilhado, fiz essa canção. Quando digo, no final da canção, que "eu nunca tinha visto nada assim", é a pura verdade." (Caetano Veloso para o storyline do Spotify, 2021).

"Fiz essa canção para o Benjamim porque ele canta pra se ninar. Vi agora, lá em Portugal (durante turnê na Europa) que o filhinho da Carminho (cantora) também faz isso. As amigas da Jasmine, mulher de Tom (pai de Benjamim), dizem que acontece isso com os filhos delas também. Nunca tinha visto. Acho que é um fenômeno geracional. Os meninos que estão nascendo agora sabem cantar para si mesmos na hora de dormir. Fiquei aqui, próximo do pessoal da família, Tom ficou muito em casa porque Benjamim nasceu. Essas coisas me animam, mexem com o meu afeto. Eu adoro meus filhos, e um dele teve um filho, que fica perto de mim. Moreno tem dois filhos, mas Rosa já tem 15 anos, e José, 12. Então, é diferente, é um neném muito perto, em casa, a gente vendo crescer... Tudo isso estimula, me estimulou a fazer canções, a continuar fazendo o disco. Porque dá gosto de vida, dá felicidade, aí sou mais capaz". (Caetano Veloso para o Jornal O Globo, 2021).

"É, ao meu netinho mais novo, o Benjamim, filho de Tom, que cantava muito. Agora acho que já não canta, já está muito grande pra fazer isso, não sei. Ele dava um gemidinho repetitivo, e já meio melódico, pra se fazer dormir. E eu fiquei muito impressionado. Porque já criei três filhos, eu ninava todos eles e cantava, mas nenhum deles cantava. Nunca vi isso. E o Benjamim fazia até dormir. Aí fiz uma música sobre isso, Autoacalanto." (Caetano Veloso para a Revista Noize, 2023).

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)