Comeu (Caetano Veloso)

Ela comeu meu coração
Trincou
Mordeu
Mastigou
Engoliu
Comeu
O meu

Ela comeu meu coração
Mascou
Moeu
Triturou
Deglutiu
Comeu
O meu

Ela comeu meu coraçãozinho de galinha num xinxim
Ai de mim
Ela comeu meu coraçãozão de leão naquele sonho medonho
E ainda me disse que é assim
Que se faz
Um grande poeta
Uma loura tem que comer seu coração
Não
Eu só quero ser um campeão da canção
Um ídolo, um pateta, um mito da multidão
Mas ela não entendeu minha intenção

Tragou
Sorveu
Degustou
Ingeriu
Comeu
O meu

© 1984 Gapa /Saturno - Álbum Buraco Negro - Erasmo Carlos. Gravada também em Velô (1984) de Caetano Veloso.

Comentário do autor: "Comeu eu não queria incluir, porque achei que não iria dar e era uma canção que me interessava menos. Mas depois eu achei que ficou bonita a gravação e na verdade eu gosto da canção, mas não sei. Se tivesse que tirar uma, eu tiraria essa." (Caetano Veloso. Disco-Entrevista sobre o lançamento do Lp Velô, 1984).

"Sua história começa com um soneto de Dante Alighieri, em que o poeta narra um sonho em que a menina que ele amava comia seu coração. Durante as férias na Bahia, Caetano teve um sonho semelhante. No dia seguinte, na festa de aniversário de um amigo, comendo xinxim de galinha, uma menina pegou um coração e lhe disse: "vou comer seu coração". E assim surgiu: "ela comeu meu coração trincou/mordeu/mastigou/engoliu/comeu/ o meu..." e mais adiante: "eu só quero ser um campeão da canção/um ídolo/um pateta, um mito da multidão". “Que melhor exemplo de um grande poeta do que Dante? E minha música é uma musiquinha. Um comer cômico”, esclarece Caetano." (Jornal do Brasil, 1984)

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)