Como Dois e Dois (Caetano Veloso)

Quando você me ouvir cantar
Venha não creia eu não corro perigo
Digo, não digo, não ligo, deixo no ar
Eu sigo apenas porque eu gosto de cantar
Tudo vai mal, tudo
Tudo é igual quando eu canto e sou mudo
Mas eu não minto, não minto
Estou longe e perto
Sinto alegrias tristezas e brinco
Meu amor
Tudo em volta está deserto tudo certo
Tudo certo como dois e dois são cinco

Quando você me ouvir chorar
Tente, não cante, não conte comigo
Falo, não calo, não falo, deixo sangrar
Algumas lágrimas bastam pra consolar
Tudo vai mal, tudo
Tudo mudou, não me iludo e contudo
A mesma porta sem trinco, o mesmo teto
E a mesma lua a furar nosso zinco
Meu amor
Tudo em volta está deserto tudo certo
Tudo certo como dois e dois são cinco

© 1971 Ed. Gapa / Saturno - Álbum "Roberto Carlos" (Detalhes) - Roberto Carlos.

Trechos da entrevista de Caetano e Roberto para Nelson Motta. Veiculada na Globonews em 2009

Nelson: Como surgiu Como Dois e Dois? Você pediu ao Caetano? Como foi?

Roberto: Eu pedi a ele pra fazer uma música para mim. Não falei nada, fiquei quieto.

Caetano: Na letra, ela tem muito a ver com o clima daquele período da ditadura e eu gostava muito de poder pôr alguma coisa relativa àquela situação na voz de Roberto Carlos, que era verdadeiramente a voz do Brasil. E ele gravou. 

Nelson: E essa música é muito importante, até na história do Brasil mesmo porque nesse tempo, na ditadura, a repressão política estava fortíssima e, ao mesmo tempo, havia uma prosperidade, o milagre brasileiro. Então, o povo não estava nem ligando pr'aquilo ali. Quando surgiu essa música, foi um impacto enorme entre as pessoas porque não podia sair nada em jornal, não se sabia o que estava acontecendo. Quando veio essa canção com Roberto Carlos dizendo que tudo estava tudo certo como dois e dois são cinco, foi um impacto danado. 

Roberto: E sendo letra do Caetano, né, bicho? Música dele... Com certeza tinha um impacto muito maior. 

Nelson: Roberto, essa foi a primeira música de caráter político, de protesto com todas as sutilezas que tinha que ser na época. As pessoas entenderam o recado dessa música ou teve algum problema?

Roberto: Problema não, mas eu acho que entenderam sim, principalmente sendo feita por Caetano. Com certeza que entenderam muito bem. 

Nelson: Isso foi uma força enorme porque talvez se não fosse cantada por Roberto Carlos, a música não fosse nem gravada, nem deixassem gravar com você cantando, né? (aponta para Caetano). 

Caetano: Talvez tivesse outro caráter. Mas o fato é que eu não escreveria essa música se o Roberto não me tivesse pedido uma canção. Foi feita para ele mesmo. 

Roberto: Obrigado. Mais uma vez, obrigado. 

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)