Funk Melódico (Caetano Veloso)

Não aprendi nada com aquela sentimental canção
Nada pra alertar meu coração
Mulher indigesta, você só merece mesmo o céu
Como está no samba de Noel

Você produz raiva, confusão, tristeza e dor
Prova que o ciúme é só o estrume do amor

Vá numa sessão de descarrego ou num médico
Meu amor tem preço módico
Não tenho um tijolo nem um paralelepípedo
Só resta o funk melódico

(Não abrace abraçace essa letra-tijolo
Esse papo de céu
Foi só pelo Noel.
Nem com cheiro de flor
Bateria em você.
Não sou bravo nem forte
Nem mesmo do Norte
Sem canto de morte
No meu HD.
O paralelepípedo
É um jeito de verso
Que quer dizer raiva
E mais raiva e mais raiva
Raiva e desprezo e terror,
Desamor.
O tijolo é gritar:
Você me exasperou
Que você me exasperou
Você me exasperou
Você me exasperou
Você me exasperou)

© 2012 Uns Produções (Warner Chappell) - Álbum Abraçaço - Caetano Veloso. 

Comentário do autor: "Gosto muito [de funk]. Eu ouço rádio, eu ouço FM O Dia no carro, de tarde toca muito funk, e às vezes na internet, mas eu ouço mais no rádio mesmo. Eu gosto de ouvir música no rádio porque você não sabe o que vai tocar, não é você que escolhe, vem por acaso. E eu gosto do funk desde que apareceu. Principalmente desde que começou a ter essa batida que vem muito de maculelê: "tum da da tum tum da". Isso é uma beleza e tem o uso curioso e inventivo de sons eletrônicos. Tem umas letras obscenas que, às vezes, não é tão legal mas é legal. É um obsceno com uma beleza na malícia. O fenômeno em geral eu acho muito forte, muito criativo. É um negócio que veio das áreas de favela e das áreas de periferia das cidades grandes brasileiras... o Rio de Janeiro, principalmente. Era o funk carioca e hoje cresceu em São Paulo. No princípio parecia que ia ser só imitação da música americana e depois foi começando a ter esse negocinho "tum da da tum tum da" que começou com uma tumbadorazinha. Depois isso tomou conta e agora em São Paulo dão uns vazios... tem coisas muito lindas. Eu fiz funk brincando, uma referência ao funk. Funk Melódico é o nome da faixa. Eu mesmo fiz o "tum da da tum tum da", gravei em casa no Garageband e depois Kassin usou na mixagem da final da faixa." (Caetano Veloso para o Popline, 2018). 

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)