Itapuã (Caetano Veloso)

Nosso amor resplandecia sobre as águas que se movem
Ela foi a minha guia quando eu era alegre e jovem
Nosso ritmo, nosso brilho, nosso fruto do futuro
Tudo estava de manhã
Nosso sexo, nosso estilo, nosso reflexo do mundo
Tudo esteve Itapuã

Itapuã,
Tuas luas cheias, tuas casas feias
Viram tudo, tudo
O inteiro de nós
Itapuã
Tuas lamas algas
Almas que amalgamas
Guardam todo todo
O cheiro de nós
Abaeté
Essa areia branca ninguém nos arranca
É o que em Deus nos fiz.
Nada estanca Itapuã,
Ainda sou feliz.

Itapuã
Quando tu me faltas, tuas palmas altas
Mandam um vento a mim
Assim: Caymmi

Itapuã
O teu sol me queima e o meu verso teima
Em cantar teu nome
Teu nome sem fim

Abaeté
Tudo meu e dela
A lagoa bela
Sabe, cala e diz
Eu cantar-te nos constela em ti
Eu sou feliz.

Ela foi a minha guia quando eu era alegre e jovem.

© 1991 Ed. Uns prod. - Álbum Circuladô - Caetano Veloso.

Comentário do autor: "É sobre mim e Dedé, por isso eu chamei Moreno pra cantar comigo na gravação. Essa música me emociona, muitas vezes eu cantava e chorava." (Caetano Veloso. Sobre as Letras. Companhia das Letras, 2003). 

"É uma canção sentimental, pessoal, autobiográfica, sobre coisas do meu passado e de como estas coisas estão no meu presente." (Caetano Veloso em depoimento para Marcia Cezimbra, 1991). 

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)