Lindeza (Caetano Veloso)

Coisa linda
É mais que uma ideia louca
Ver-te ao alcance da boca
Eu nem posso acreditar
Coisa linda
Minha humanidade cresce
Quando o mundo te oferece
E enfim te dás, tens lugar
Promessa de felicidade,
Festa da vontade
Nítido farol, sinal
Novo sob o sol,
Vida mais real
Coisa linda
Lua lua lua lua
Sol palavra dança nua
Pluma tela pétala
Coisa linda
Desejar-te desde sempre
Ter-te agora e o dia é sempre
Uma alegria pra sempre.

© 1991 Uns Prod. - Álbum Circuladô - Caetano Veloso. 

Comentário do autor: "Carlos André, eu botei “promessa de felicidade” em “Lindeza” porque adoro a frase de Stendhal. Li “Noites brancas” anos antes de escrever “Como dois e dois”, mas só vim a ler as “Notas do subsolo” bem depois. O “2+2=5” da minha música veio de George Orwell (mas, sinceramente, adorei quando li em Dostoiévski, pois nele a soma tem um sentido mais perto do que eu intuo na letra da minha música - embora ela fosse também de protesto contra a ditadura: Roberto me pediu uma canção e eu quis ouvir uma frase de protesto na voz dele." (Caetano Veloso no Blog Obra em Progresso, 2009. Disponível na Tese Um Ídolo, um Pateta, um Mito da Multidão: A Construção da Imagem de Caetano Veloso como Artista e Intelectual através da MídiaCarlos André Rodrigues de Carvalho. UFPE. Recife, 2015). 

"É uma canção sobre a beleza. Ia se chamar Coisa linda, mas este título eu já havia dado a outra música. Adoro esta canção. É um bolero cantado em bossa nova que eu quase gravei em bolero." (Caetano Veloso em depoimento a Marcia Cezimbra, 1991).

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)