Marinheiro Só (Domínio Público, Adaptação e arranjo de Caetano Veloso)

Eu não sou daqui
Marinheiro só
Eu não tenho amor
Marinheiro só
Eu sou da bahia
Marinheiro só
De são salvador
Marinheiro só

Ô, marinheiro marinheiro
Marinheiro só
Ô, quem te ensinou a nadar
Marinheiro só
Ou foi o tombo do navio
Marinheiro só
Ou foi o balanço do mar
Marinheiro só

Lá vem, lá vem
Marinheiro só
Como ele vem faceiro
Marinheiro só
Vem todo de branco
Marinheiro só
Com o seu bonezinho
Marinheiro só

© 1969 Ed. Gapa / Warner Chappell - Álbum Caetano Veloso - Caetano Veloso.

Comentário de Caetano"'Marinheiro só' é folclore, domínio público. Acho que saiu em algum disco como de minha autoria. Há a tradição de dar autoria automática a quem “adapta” a obra (vem da música clássica). Mas, em casos como esse, sou contra. Miles Davis botou 'Prenda minha' como sendo de sua autoria. Pode pôr em qualquer lugar que 'Marinheiro só' não é minha. Não é não." 
À época, houve uma polêmica em torno desta música, pois Caetano foi acusado por um compositor pernambucano de plagiar a sua canção "Marinheiro, marinheiro" de 1956. Para o O Globo, em 1971, Caetano disse: "Só mesmo rindo, quando se ouve uma história dessas que você está me contando. Nunca disse a ninguém, e muito menos fiz estampar no rótulo do disco que a música "Marinheiro Só" era da minha autoria. É um samba folclórico muito antigo que minha mãe conhecia e me cantou e que eu gostei muito, fazendo dele um arranjo. É a primeira vez que ouço falar; através de vocês dessa acusação ridícula, e repito: não afirmei nunca e muito menos mandei botar no disco que seria eu o autor do samba antigo da Bahia "Marinheiro só". Veja o disco e poderá ler: arranjo de Caetano Veloso".

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)