Neguinho (Caetano Veloso)

Neguinho não lê, neguinho não vê, não crê, pra quê?
Neguinho nem quer saber
O que afinal define a vida de neguinho
Neguinho compra o jornal, neguinho fura o sinal
Nem bem nem mal, prazer
Votou, chorou, gozou: o que importa, neguinho?

Rei, rei, neguinho rei
Sim, sei: neguinho
Rei, rei, neguinho é rei
Sei não, neguinho

Se o nego acha que é difícil, fácil, tocar bem esse país
Só pensa em se dar bem – neguinho também se acha
Neguinho compra 3 TVs de plasma, um carro GPS e acha que é feliz
Neguinho também só quer saber de filme em shopping

Rei, rei, neguinho rei
Sim, sei: neguinho
Rei, rei, neguinho é rei
Sei não, neguinho

Se o mar do Rio tá gelado
Só se vê neguinho entrar e sair correndo azul
Já na Bahia nego fica den’dum útero
Neguinho vai pra Europa, States, Disney e volta cheio de si
Neguinho cata lixo no Jardim Gramacho
Neguinho quer justiça e harmonia para se possível todo mundo
Mas a neurose de neguinho vem e estraga tudo
Nego abre banco, igreja, sauna, escola
Nego abre os braços e a voz
Talvez seja sua vez:
Neguinho que eu falo é nós

Rei, rei, neguinho rei
Sim, sei: neguinho
Rei, rei, neguinho é rei
Sei não, neguinho

© 2011 - Álbum Recanto - Gal Costa.

Comentário do autor: "Essa canção se insinuou, veio de fora. Ela poderia ser a única parceria do disco porque ela poderia ser uma canção minha e do Zeca, meu filho de dezenove anos, porque a programação ele fez... Ele estava com essa programação, esse ritmo e essas harmonias e eu disse: 'meu filho, isso é tão bonito, dá vontade de fazer um negócio em cima pra Gal cantar.' Ele falou: 'não, pai. Isso aqui não. Isso eu estou fazendo para a música de uns franceses, é um remix para o meu gosto. Mas eu faço um negócio parecido com esse, talvez num andamento um pouco mais baixo, que vai ficar melhor pra Gal'. E aí, uns três dias depois, ele me apresentou essa base que está no disco. Foi se insinuando a partir dessa base que o Zeca me apresentou. Eu estava na Cidade do México quando me veio a ideia do que dizer. Na verdade, começou a melodia. Fui botando a melodia de meio tom, intervalo de segunda menor, e me veio esse negócio da expressão 'neguinho' que a gente usa. 'Neguinho' significa todo mundo. É uma coisa que o Brasil pode se orgulhar, que na nossa língua a gente use a palavra 'neguinho' não só como uma palavra maneira carinhosa como se dirigir a uma segunda pessoa, mas também como uma maneira genérica de se dirigir às terceiras pessoas em geral. Neguinho é todo mundo. O brasileiro sabe que ele todo é neguinho." (Caetano Veloso em entrevista no lançamento do disco Recanto, 2011). 

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)