Pardo (Caetano Veloso)

Nêgo,
Seu rosa é mais rosa que o rosa da mais rosa rosa
Veio um beijo preto
Sangue sob a pétala
Veio um papo reto
Língua sobre a úvula

Nêgo,
Nenhum orixá poderá desmanchar o que houve lá
Pra que me quereres?
Homens e mulheres há
Por que tanto queres
Não me querer, querer?

Sou pardo e não tardo a sentir me crescer o pretume
Sou pardo e me ardo de amores por ti sem ciúme
Sou pardo e não tardo a sentir me crescer o pretume
Sou pardo e me ardo de amores por ti sem ciúme de amores,
Nêgo.

© 2019 Som Livre - Álbum APKÁ! - Céu. Participação de Seu Jorge (backing vocal). Gravada por Caetano Veloso no álbum "Meu Coco" em 2021.

Comentário do autor: "Sou pardo. Hoje se usa muito esta palavra. Quando criança, ouvia minha mãe rir por terem posto em não sei que documento dela a caracterização: "Cor: Parda". Ela parecia uma indiana clara. Meu pai é que era mulato. Amor com um homem preto. Escrevi para Céu cantar. Mas achei bonita pra caramba." (Caetano Veloso para o storyline do Spotify, 2021).

"A Céu me pediu uma canção, e eu fiz essa pra ela cantar. Eu imaginei por causa da palavra "pardo", que vem sendo muito usada e que, na verdade, eu conhecia de casa. Porque eu sou pardo, né? Meu pai era mulato e minha mãe parecia uma indiana. E ela até foi registrada oficialmente, "cor parda", e ela ria disso um pouco. Hoje, se usa muito: "negros e pardos". Então, eu visualizei uma cena de amor de um pardo com um homem negro e fiz a letra. O Letieres é uma maravilha. Quando a gente concluiu a base toda - com Marcelo Costa fazendo a percussão, ele sozinho fazendo um Olodum inteiro -, depois de tudo pronto, aí a gente mandou pra Letieres. E Letieres, na Bahia, fez os arranjos com metais. Evidentemente ficou lindo, né?". (Caetano Veloso para a Revista Noize, 2023).

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)