Porquê? (Caetano Veloso)

Estou me a vir
E tu como é que te tens por dentro?
Porquê não te vens também?

© 2006 Uns Produções Artísticas Ltda. - Álbum Cê - Caetano Veloso.

Comentário do autor: "Ora, a canção é séria, sobre um assunto sério e, para mim, tem mais valor por causa da observação linguística. É que nós, brasileiros, usamos o verbo "gozar", assim como os franceses usam "jouir", com o significado de alcançar o orgasmo. Esses verbos se referem à curtição, à fruição do momento do orgasmo, enquanto que o equivalente inglês, "to come", parece o ponto final de alguma coisa, assim como o espanhol "acabar". Mas os portugueses dão a volta por cima nessa questão, pois usam o verbo "vir", na forma reflexiva: vir-se. A pessoa se vem. Acho isso muito bonito. E o tal crítico só pode ter pensado que se tratava de uma piada por supor que tudo o que se fala com sotaque lusitano é uma piada. É a interpretação mais vulgar que uma canção tão invulgar poderia ter encontrado. Um amigo meu, casado com uma portuguesa, ontem me telefonou para dizer que sua mulher achava Porquê? muito bonita, pois já tinha ouvido canções em inglês e em francês que se referiam a isso, mas nunca em português. [...] Para mim é importante que os brasileiros passem a conhecer a expressão portuguesa 'vir-se' e que os portugueses ouçam um brasileiro cantá-la." (Caetano Veloso para a Revista RG Vogue, 2006).

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)