Quero Ir A Cuba (Caetano Veloso)

Mamãe eu quero ir à Cuba
Quero ver a vida lá
La sueño una perla encendida
Sobre la mar
Mamãe eu quero amar
A ilha de Xangô e de Yemanjá
Yorubá igual a Bahia
Desde Célia Cruz
Cuando yo era un niño de Jesus
E a revolução
Que também tocou meu coração
Cuba seja aqui
É só ouvir dos lábios de Peti
Desde o cha-cha-cha
Mamãe eu quero ir a cuba
E quero voltar
Mamãe eu quero ir à Cuba
Quero ver a vida lá
La sueño una perla encendida
Sobre la mar
Mamãe eu quero amar
A ilha de Xangô e de Yemanjá
Yorubá igual a Bahia
Desde Célia Cruz
Cuando yo era un niño de Jesus
E a revolução
Que também tocou meu coração
Cuba seja aqui
É só ouvir dos lábios de Peti
Desde o cha-cha-cha
Mamãe eu quero ir à Cuba
E quero voltar

© 1983 Ed. Gapa / Warner Chappell - Álbum Uns - Caetano Veloso. 

Comentário do autor: "Desde menino desejo ir à Cuba e deixei de ir o ano passado com o Djavan e Chico por cansaço de tanta viagem e medo de desconforto nos voos. Metade da banda ficou frustrada, metade aliviada. Eu fiz a música e estava contando isso ao Djavan quando Peti, o menino do Rio, que ouvia a conversa falou "Cuba seja aqui" e eu e o Djavan ficamos emocionados e aí meti a frase na canção do disco. Os anticubanos e anticomunistas devem reagir mal a simples menção do nome daquela ilha. Por outro lado, os cubanos podem não gostar da homenagem a Célia Cruz, "gussana", hoje vivendo e cantando nos U.S.A. E, por fim os comunistas e esquerdistas em geral deverão odiar essa ousadia de colocar a revolução como uma expressão entre outras do povo cubano, talvez abaixo da Célia Cruz no meu coração." Quero Ir A Cuba é uma canção tola e livre, pedindo com pureza d'alma a volta das relações diplomáticas Brasil-Cuba." (Caetano Veloso para o Diário de Pernambuco, 1983).

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)