Saudosismo (Caetano Veloso)

Eu, você, nós dois
Já temos um passado, meu amor
Um violão guardado
Aquela flor
E outras mumunhas mais
Eu, você, João
Girando na vitrola sem parar
E o mundo dissonante que nós dois
Tentamos inventar tentamos inventar
Tentamos inventar tentamos

A felicidade a felicidade
A felicidade a felicidade
Eu, você, depois
Quarta-feira de cinzas no país
E as notas dissonantes se integraram
Ao som dos imbecis
Sim, você, nós dois
Já temos um passado, meu amor
A bossa, a fossa, a nossa grande dor
Como dois quadradões

Lobo, lobo bobo
Lobo, lobo bobo
Eu, você, João
Girando na vitrola sem parar
E eu fico comovido de lembrar
O tempo e o som
Ah! Como era bom
Mas chega de saudade
A realidade é que
Aprendemos com João
Pra sempre
A ser desafinados
Ser desafinados
Ser desafinados
Ser

Chega de saudade...

© 1968 Ed. Gapa / Saturno - Compacto duplo: Baby; A coisa mais linda que existe / Saudosismo; Mamãe Coragem - Gal Costa. Gravada por Caetano Veloso também em Compacto Duplo com Os Mutantes (1968).

Comentário do autor: "Compus Saudosismo em 1968 e ela foi gravada por Gal Costa na época. Era uma canção de um ex-aspirante a bossa-novista, como todos os meus colegas de geração." (Caetano  Veloso em entrevista a Luís Antonio Giron, s/d). 

"Bem do início do Tropicalismo, é uma das músicas que fiz logo que me mudei para São Paulo, depois de me casar. É tudo em torno de João Gilberto. É um acerto de contas com a Bossa Nova." (Caetano Veloso. Livro Sobre as letras. Companhia das Letras, 2003).

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)