Sexo e Dinheiro (Caetano Veloso)

Sexo e dinheiro são
Metro do nosso egoísmo
Embora os dois tenham
Bem pouco mais em comum
Veja os que dizem ser
Guias espirituais
Usam nosso temor
Para ter um ou outro ou os dois
Dinheiro e sexo são
Mera ilusão para tais
Cães

Dinheiro e sexo são
Espíritos desiguais
Mas desempenham funções
Nos limites finais
No meio a vida se dá
Entre as coisas reais
Dinheiro e sexo não
Podem cruzar-se jamais
Sexo e dinheiro são
Formas de libertação
Mas...

Dinheiro é uma abstração
Sexo é uma concreção: luz
Instância díspar sem
Denominador comum
Mas ambos fazem-nos ser
Seres de base igual
Um no começo
E outro no fim: ninguém
É normal
Cantemos seus nomes
E nos livremos do seu
Mal

© 2011 - Álbum Recanto - Gal Costa.

Comentário do autor: "Quase é uma paródia de músicas de Gilberto Gil que pega temas e escreve como se fosse um pensador, são canções de sabedoria, de ensinamento, de reflexão ou alguma coisa assim. Eu comecei fazendo e é bem feita a reflexão, mas depois eu acho que me perdi. Do meio pro fim acho que é tudo interessante, sugestivo, mas não mantém aquela lógica que o Gil manteria até o fim porque eu não acredito muito em nada do que eu estou dizendo. Mas eu vejo que aquilo tudo sugere muitas coisas. Também não é feito Amor e Sexo do Jabour e da Rita Lee, não. Parece mais com metáfora, não sei. Aquelas músicas de Gil. Tem umas músicas que são explicativas. Tem uma melodia que não tem quase melodia nenhuma. Ela finge que é longa mas é curtíssima." (Caetano Veloso em entrevista de lançamento do disco Recanto, 2011). 

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)