Shy Moon (Caetano Veloso)

Shy Moon
Hiding in the haze 
I can see your white face
Hope you can hear my tune
Shy Moon 
Why didn't you stop her 
Don't you know I suffer
And you'll watch me cry soon 
Shy Moon 
Glow through the pollution 
Find me a solution 
I'll wait on the high dune 
Shy Moon 

© 1984 Ed. Gapa / Warner Chappell - Álbum Velô - Caetano Veloso. 

Comentário do autor"Uma surpresa igual a essa eu acho que não tem no disco não, de eu ter feito uma coisa que eu não esperava, como o fato de ter feito essa canção em inglês. Porque eu tinha realmente me prometido nunca mais fazer nenhuma canção em inglês. Mas aí eu fiz essa em Salvador não profissionalmente. Não foi uma canção que eu fiz pra uso profissional. Eu fiz pensando que nunca iria nem gravá-la ou cantá-la em show, nem utilizá-la como canção pra valer. Mas, o Vinícius Cantuária, que tem muita intimidade comigo, foi a Salvador passar uns dias no verão, ouviu eu cantando essa música e achou linda. Ficou tão entusiasmado, que eu falei, pois é, eu fiz, mas eu não me interesso em cantar isso, porque eu não quero mais lançar nenhuma canção em inglês. Eu fiz canções em inglês quando eu estava em Londres. Fora Nine Out of Ten eu acho que nenhuma tem realmente uma beleza que justifique. Também não tem necessidade de fazer. A língua inglesa tem milhões de canções maravilhosas, não precisa de mim. E eu não preciso da língua inglesa, porque eu tenho a língua portuguesa, que eu trato bem o quanto posso. Mas acontece que ele foi ficando tão entusiasmado, falando que a música era tão linda, que acabou me convencendo a cantá-la no show, E o pessoal da banda também adorou, mas eu ainda não tinha certeza de que iria gravar no disco. Quem me deu certeza de que eu iria gravar no disco foi o Ritchie. Ele foi assistir ao show em São Paulo e ele é inglês. Ele viu o show uma vez e adorou, sobretudo essa canção, achou a letra linda e foi ver uma segunda vez e me disse: "é realmente genial" e quis gravar comigo. Eu convidei ele pra gravar no disco e ele gravou a canção comigo. De modo que uma das vezes quem canta é o Ritchie. A canção vai três vezes cantada inteira no disco e a segunda vez quem canta é o Ritchie sozinho. Isso é lindo. Ele é um músico maravilhoso, um compositor muito bom, maravilhoso, está no Brasil, é inglês, tá fazendo sucesso cantando na minha língua e achou que o que eu compus na língua dele está muito bem composta. Então eu achei que estava liberado para gravar a canção e gravei." (Caetano Veloso. Disco-Entrevista sobre o lançamento do Lp Velô, 1984).

“Shy Moon (“pensei que nunca fosse escrever uma canção em inglês, pois me envergonho das que fiz em Londres, exceto talvez Nine out of tem”) já foi uma queixa. Mas não é mais, diz Caetano. E só foi escrita em inglês por isso. Ele estava sentindo-se muito sozinho e queria queixar-se sem se comunicar com quem lhe causara o sofrimento: “ela não sabe inglês”.” (Jornal do Brasil, 1984)


Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)