Triste Bahia (Caetano Veloso, Poema de Gregório de Mattos)

Triste Bahia! Ó quão dessemelhante
Estás e estou do nosso antigo estado!
Pobre te vejo a ti, tu a mim empenhado,
Rica te vejo eu já, tu a mim abundante.
Triste Bahia! Ó quão dessemelhante
A ti tocou-te a máquina mercante,
Que em tua larga barra tem entrado,
A mim vem me trocando, e tem trocado,
Tanto negócio e tanto negociante.

Triste, ó quão dessemelhante, triste...
Pastinha já foi à África,
Pastinha já foi à África
Pra mostrar capoeira do Brasil.
Eu já vivo tão cansado
De viver aqui na Terra.

Minha mãe, eu vou pra Lua
Eu mais a minha mulher.
Vamo fazer um ranchinho,
Todo feito de sapê,
Minha mãe eu vou pra Lua
E seja o que Deus quiser.

Triste, ó quão dessemelhante,
Triiiiii... Ê, galo cantô
Ê galo cantou, camará
Ê, cocorocô, ô cocorocô, camará
Ê, vamo-nos embora,
Ê vamo-nos embora camará
Ê, pelo mundo afora,
Ê pelo mundo afora camará
Ê, triste Bahia,
Ê triste Bahia, camará
Bandeira branca enfiada em pau forte...

Bandeira branca
Bandeira branca enfiada em pau forte

Afoxé leí, leí, leô...

Bandeira branca,
Bandeira branca enfiada em pau forte...

O vapor da cachoeira não navega mais no mar...

Triste recôncavo, ó quão dessemelhante

Triste...

Maria pé no mato é hora,
Maria pé no mato é hora,
Arriba a saia e vamo-nos embora
Arriba a saia e vamo-nos embora
Maria pé no mato é hora,
Arriba a saia e vamo-nos embora
Arriba a saia e vamo-nos embora
Maria pé no mato é hora,
Arriba a saia e vamo-nos embora
Arriba a saia e vamo-nos embora
Arriba a saia e vamo-nos embora

Pé dentro, pé fora, quem tiver pé pequeno vai embora...

Oh, virgem mãe puríssima...

Bandeira branca enfiada em pau forte,
Bandeira branca enfiada em pau forte,
Trago no peito a estrela do norte,
Bandeira branca enfiada em pau forte...

Trago no peito a estrela do norte... 
Bandeira branca enfiada em pau forte...

Bandeira...

© 1972 Ed. Gapa / Warner Chappell - Álbum Transa - Caetano Veloso. 

Comentário do autor: "Triste Bahia talvez seja a faixa mais bonita do disco em termos de energia da banda soar. Ela tem um 'crescendo' de andamento por causa do entusiasmo, mas é um correr bonito. Quando é bonito quando uma banda corre, é porque tem vida. Quis fazer com aqueles berimbaus, com a banda fazendo uma levada de berimbau. Começa com Tuti Moreno fazendo três berimbaus afinados em terças. E depois a gente entra com a banda. É meio misturado, música de capoeira com a poesia barroca do Gregório de Mattos. Fica bonito, é uma faixa empolgante. E não é em inglês, é tudo em português." (Caetano Veloso em entrevista para um especial sobre seus 70 anos, 2012). 

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)