Cinco voltas na Bahia e um beijo para Caetano Veloso (2019) - Alexandra Lucas Coelho


Cinco voltas na Bahia e um beijo para Caetano Veloso foi lançado em 2019 pela Editora Bazar do Tempo. O livro é resultado de um desafio feito por Caetano para a escritora portuguesa Alexandra Lucas Coelho: dedicar um livro à Bahia. 

Texto da editora: O terceiro livro dedicado ao Brasil da premiada escritora e jornalista portuguesa Alexandra Lucas Coelho parte de uma provocação de Caetano Veloso. Ao elogiar, em ocasião do lançamento da edição brasileira do romance Deus-dará, em 2019, os livros da autora, o compositor baiano declarou: “falta Bahia”. Alexandra concordou e resolveu mergulhar nas suas experiências em terras baianas para escrever este novo livro, uma combinação de ensaio, reportagem e crônica. A partir das viagens realizadas em épocas distintas (primeira volta: 1997, segunda volta: 2016, terceira volta: 2017, quarta volta: 2019 e quinta volta: promessa), a escritora constrói um vivo retrato da Bahia, primeiro ponto de contato entre Brasil e Portugal, tendo em foco a história, a cultura popular, a religiosidade, os personagens e as heranças da colonização portuguesa, que fazem da Bahia um recanto singular. Tudo costurado com olhar atento e crítico, uma marca da autora, e com música, naturalmente. Afinal, mais que uma inspiração, Caetano Veloso é também personagem desse périplo engajado e amoroso pela Bahia de todos os santos, todas as cores, todos os sons e tempos.

Textos da contracapa: “Seria difícil parar o som do neto de Carlos Marighella. Dançar era tudo o que havia a pensar ali. Todo o mundo colado, se rebolando, os derrubados do impeachment, as namoradas feministas, as portuguesas com o sobrenome do primeiro português que esta terra viu, os netos do guerrilheiro descendente de imigrantes e escravizados, e todos os seus convidados, no Verão que já era de golpe mas ainda não era de guerrilha, e onde a Cidade do Salvador, por vezes dita apenas Bahia, dava vontade de dizer, roubando o verso que Caetano escreveu para outra (São Paulo? Rio?, e daí, quem sabe, ele não nomeia, então cada um pode dizer a qualquer momento), que naquele momento a gente estava, sim, na melhor cidade da América do Sul. Da América do Sul."

“Estranho prazer o de ser guiado em minha terra pelos olhos alertas e críticos, inteligência aguda e sensível, texto engenhoso e envolvente da escritora portuguesa Alexandra Lucas Coelho. Já aguardo suas impressões da sexta, sétima, décima, muitas voltas à alegremente triste Bahia." João José Reis, historiador, Bahia.

“Nunca li nada escrito por um português com um conhecimento tão profundo da Bahia e do seu jeito, nela encontrando feridas da dominação colonial. É excelente o modo como cruza a história, a música, a literatura, as pessoas e os lugares. Transmite a ideia de que estava há muito a fervilhar, e saiu quase naturalmente." Pedro Cardim, historiador, Lisboa.

Referência bibliográfica: Coelho, Alexandra Lucas. Cinco voltas na Bahia e um beijo para Caetano Veloso / Alexandra Lucas Coelho. 1ª ed., Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. 

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Milagres do Povo (Caetano Veloso)