Ivone Lara

Foi Beth Carvalho quem promoveu a parceria mais honrosa que eu poderia fazer: um samba com Dona Ivone Lara. Força da Imaginação. Em 1965, assisti, com Dedé, ao desfile das escolas de samba que celebrava o quarto centenário da cidade do Rio de Janeiro. Numa arquibancada armada na avenida Presidente Vargas, ouvi o samba enredo que é o meu preferido dentre todos, até hoje: Os Cinco Bailes Na História do Rio. Dona Ivone Lara era autora. Acreditar: samba deslumbrando o começo dos anos 1970 na voz de Roberto Ribeiro. Sonho Meu é uma das canções mais bonitas e inspiradas que já foram feitas neste país. As vozes em terça de Gal Costa e Bethânia chegaram ali ao seu auge de nobreza. Alguém me Avisou: Dona Ivone, cujo show no Vila Velha me instigou a passar anos sonhando em fazer como samba, no cinema, o que Saura fez com o flamenco - e ela, sem nem imaginar esses meus sonhos, escreveu o samba dos baianos chegados ao Rio. Dona Ivone Lara deu sentido à minha vida. Devagarinho. A cada gesto, a cada passo miudinho. Rainha eterna da cultura carioca. Estamos esmagados de saudade mas exaltados de encantamento pela beleza que a vida insiste em dizer que pode ter.

Caetano Veloso, 17/04/2018. 

Hoje se completam 3 anos sem a dama do samba. Dona Ivone Lara é o Rio profundo. Seus sambas, seu cavaquinho, sua dança (que eu passei anos sonhando em filmar para um estudo cinematográfico do samba carioca que nunca realizei) dizem tudo sobre a cultura da cidade que ainda é às vezes chamada de maravilhosa. Dona Ivone era maravilhosa. Ninguém como ela podia ser ao mesmo tempo tão densa e tão leve. Bethânia e Gal cantando "Sonho Meu" é um momento alto de afirmação da cultura brasileira. Isso levou Dona Ivone a escrever "Alguém me avisou", que Bethânia me chamou para cantar junto com ela e com Gal: a história do samba e do desenvolvimento da música popular brasileira está ali sintetizada. E "Os Cinco Bailes na História do Rio" foi (e é) meu samba-enredo preferido (e marcou a primeira vez em que assisti desfile de escolas de samba, ainda na Presidente Vargas). "Acreditar" é uma obra-prima que eu adoraria poder cantar bem. Além de tudo, "Sorriso Negro" se tornou uma marca apropriada pelo carnaval de rua de Salvador. Dona Ivone deu a volta completa.

Caetano Veloso, 16/04/2021. 

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)