Mabel Velloso

Hoje é aniversário de Mabel Velloso, minha irmã, minha madrinha, professora de vocação, poeta por necessidade. Ela deve fazer o quê? 84, 85 anos? Está na letra de Jenipapo Absoluto. Todos os seus ex-alunos a adoram. E eu sempre a adorei. Suas filhas e seus netos são queridos nossos. Felicidades e alegrias para Mabel.

Caetano Veloso, 14/02/2018. 

Hoje é aniversário de minha irmã e madrinha Mabel. Ela foi professora motivada e motivadora ao longo dos anos. Ela é professora. E poeta. Há um poema seu, "DNA", sobre nossos pais, cujo último verso diz "A felicidade não é hereditária". Me faz chorar. Mas, ela nos seus 80 e eu perto de chegar lá, vemos que, de todo modo, é possível experimentar - e produzir - felicidade. Sei que ela sabe disso. Beijo para ela - e desejo de mais e mais felicidade conseguida.

Caetano Veloso, 14/02/2021.

Hoje é aniversário de minha irmã Mabel. Mabel foi, entre todos os meus irmãos, quem mais me influenciou intelectualmente em minha meninice. Eu me sentia parecido com ela. Morenos escuros ou mulatos de cabelo mole, ela e eu éramos como que geneticamente mais próximos de meu pai. E ela teve sempre a excitação mental que a levava para as letras e para ambições teóricas. Mabel queria aprender a ensinar: reunia os temas dos outros mestres num projeto lúcido. Eu era mais ela. Tudo o que sei comecei a aprender com Mabel.

Caetano Veloso, 14/02/2023.

Mabel faz 90 anos hoje. Ela é minha madrinha de apresentação (me carregou no dia do batismo). É, dos meus irmãos aquela com quem mais me pareço. Somos os dois mais escuros. Estou na Bahia relendo seu livro "Janelas" e me emocionando muito. Que sua lucidez nas conversas e sua animação nas festas e procissões se reafirmem na nova década que começa. Beijo, dinha, com muito amor.

Caetano Veloso, 14/02/2024.

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)