Maria Bethânia

Bethânia, grande orgulho da minha vida, grande divindade da nossa música e dos palcos, faz aniversário hoje. Tudo megabom, gigabom, terabom para minha irmãzinha.

Caetano Veloso, 18/06/2013.

No dia 18 de junho nascia, há 72 anos, minha irmãzinha e eu, aos quase 4, escolhia para ela o nome Maria Bethânia, inspirado pela valsa de Capiba. Minha primeira e profunda comunicação com Pernambuco. O Brasil, o Palco, o Recôncavo, a Língua Portuguesa, a Canção, nossos corações e nossas medulas agradecem todos os dias pela existência de Bethânia.

Caetano Veloso, 18/06/2018.

Hoje é aniversário de minha irmã Maria Bethânia. Dia muito importante para mim sempre. Desde o dia mesmo em que ela nasceu, que a lembrança mais forte da minha infância: eu ia fazer 4 anos. E depois eu estou aqui por causa dela; canto profissionalmente e escrevo canções por causa dela; me tornei uma figura pública por causa dela. Todo 18 de junho eu penso muito fortemente em tudo isso. Que Nossa Senhora d Purificação e Nossa Senhora dos Humildes dêem firmeza à felicidade dela, luz a sua estética, intensidade a seus prazeres, paz a seus minutos. Como irmão, como colega e como brasileiro, celebro o nascimento de Maria Bethânia Vianna Telles Velloso. Geminiana de Iansã, um tesouro nosso.

Caetano Veloso, 18/06/2020.

Hoje é aniversário de Bethânia, Maria Bethânia, minha irmã que nasceu quase 4 anos depois de mim e que é uma das pessoas mais importantes da minha vida e uma das coisas mais lindas que o Brasil produziu. Pra mim é um presente permanente ter podido acompanhar o nascimento, crescimento e desenvolvimento de Bethânia e continuar acompanhando. E principalmente ver que o Brasil acompanha talvez até melhor que eu. Feliz aniversário Maria Bethânia!

Caetano Veloso, 18/06/2021.

Hoje é aniversário de minha irmã a quem, antes de completar meus 4 anos, dei o nome de Maria Bethânia, personagem da valsa pernambucana de Capiba. Sua voz e seu jeito abriu nova seara na mente brasileira. Sinto intenso orgulho quando a ouço, todos os dias, na abertura de Pantanal. Foi a primeira pessoa em quem pensei quando ouvi Que Tal Um Samba? de Chico Buarque. Chorei e pensei nela. Que tudo seja carinhoso com Maria Bethânia, em troca do bem que ela faz ao Brasil e à humanidade.

Caetano Veloso, 18/06/2022.

Hoje é aniversário de minha irmã Maria Bethânia. Suponho que a lembrança mais antiga que guardo de mim mesmo é a do dia de seu nascimento, quando escolhi seu nome. Ser ao mesmo tempo o irmão mais próximo e um admirador deslumbrado é uma posição peculiar. Tenho orgulho de tudo isso. Devo minha profissionalização na música popular à evidência espantosa de seu talento: os cuidados de meu pai exigiam que eu viesse com ela para o sudeste, quando ela foi convidada para substituir Nara num papel que parecia absolutamente insubstituível. Sigo aprendendo muito com ela e celebrando a luz que ela produz. Que os orixás e Nossa Senhora da Purificação a protejam sempre. Minha irmã me protege e me inspira.

Caetano Veloso, 18/06/2023.

Hoje é aniversário de minha irmã Bethânia. Por ela vim pro Rio. Por ela estou na música. Agora estamos nos preparando para uma turnê grande como nunca imaginei. Embora ela seja muito mais nova e eu tenha vindo para tomar conta dela, é ela quem me mostra os caminhos. Saúde, alegrias, felicidade para essa pessoa que encorpa o Brasil.

Caetano Veloso, 18/06/2024. 

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)