Enzo Gabriel (Caetano Veloso)

Enzo Gabriel,
Qual será teu papel
Na salvação do mundo?
Olha para o céu
Não faças só como eu
E o meu coração vagabundo.

Um menino guenzo 
Ou um gigante negro de olho azul
Ianomâmi, luso, banto: Sul.

Eu, teu pai, te benzo e espero
Ver teu gesto pontual
Viramundo desde a cuia austral.

Enzo Gabriel
Sei que a luz é sutil
Mas já verás o que é nasceres no Brasil.

© 2021 Uns Produções / Sony Music - Álbum Meu Coco - Caetano Veloso.

Comentário do autor: "Em 2018 e 2019, o nome mais escolhido por pais em todo o país foi o composto Enzo Gabriel. Li matéria sobre isso nos jornais e fiquei obcecado. Quis cantar o novo nome e pensar nos milhões de brasileiros que foram registrados assim." (Caetano Veloso para o storyline do Spotify, 2021).

"Foram batizados muitos milhares de brasileiros com esse nome ‘Enzo Gabriel’. Então eu pergunto qual será o seu papel na salvação do mundo? A gente está passando por um período difícil, que nega muito tudo o que pode ser bonito numa canção ou na vida. E, quando a pergunta vem, é feita por um eu lírico que ainda está ligado à ideia de missão salvacionista do Brasil." (Caetano Veloso para a Folha de S.Paulo, 2021).

"Gabriel sempre foi um nome comum e popular no Brasil. Enzo é um nome italiano, começou a ser conhecido depois que uma estrela da televisão deu o nome Enzo a seu filho, há uns 20 anos. A combinação de Enzo com Gabriel é nova. E fiquei surpreso como este nome composto foi o mais popular em 2018 e 2019 no Brasil." (Caetano Veloso para a AFP, 2021).

"Essa pergunta, com um compromisso salvacionista, é feita num tom de melancolia que só não é irônica por causa do tom grave e enfático da sanfona de Mestrinho no solo. É uma pergunta mesmo. O que fará daqui a 18 anos um bando de meninos que receberam esse nome agora? O que fará um ou o que farão uns dentre eles?" (Caetano Veloso para o UOL, 2021).

"Eu vi nos jornais que foi o nome mais escolhido, aí fiz uma canção me dirigindo a qualquer um deles ou a todos. Falo que a figura pode ser Yanomami, luso, banto, um negro de olho azul, guenzo. Eu gosto que tem "guenzo", uma expressão que se usa em Pernambuco e na Bahia, que é o menino fraquinho. A pergunta a todos e a cada um deles é: qual será o seu papel na salvação do mundo? Gosto muito dessa canção, e entrou a sanfona do Mestrinho deslumbrantemente. Quando entra no meio solando, pra mim, arrebata o coração." (Caetano Veloso para a Revista Noize, 2023).

"Quando a música Meu Coco ficou pronta, li em um jornal que o nome mais escolhido para os recém-nascidos brasileiros naquele ano havia sido Enzo Gabriel. Assim, um nome composto, colocado em milhares de crianças em todo o país. Isso mexeu comigo. Eu queria fazer uma música com esse tema. E deixei essa pergunta para aquela geração que estava vindo. O Brasil foi chamado de "País do Futuro" por Stefan Zweig, que vivia no Rio de Janeiro fugindo do nazifascismo europeu. No Rio, Zweig se suicidou, junto com a mulher, em 1942, ano do meu nascimento. Na música está aquela pergunta entre esperançosa e angustiada sobre o futuro do Brasil". (Caetano Veloso para El Observador, 2023). 

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)