Não Vou Deixar (Caetano Veloso)

Não vou deixar, não vou, não vou deixar você esculachar 
Com a nossa história 
É muito amor, é muita luta, é muito gozo, é muita dor
E muita glória 
Não vou deixar, não vou deixar, não vou deixar porque eu sei cantar
E sei de alguns que sabem mais
(Muito mais!).

Não vou deixar, não vou deixar, não vou deixar, não vou deixar que se desminta
A nossa gana, a nossa fama de bacana, o nosso drama,
A nossa pinta
Não vou deixar, não vou deixar, não vou deixar porque eu sei cantar 
E sei de alguns que sabem mais
(Muito mais!).

Apesar de você dizer que acabou
Que o sonho não tem mais cor
Eu grito e repito eu não vou!
(O menino me ouviu e já comentou:
"O vovô tá nervoso", o vovô...)
Nervoso, teimoso, manhoso

É muito amor, é muita luta, é muito gozo, é muita dor
E muita lida
Não vou deixar, não vou, não vou deixar você esculachar
Com a nossa vida.

Não vou deixar, não vou deixar, não vou deixar
Porque eu sei cantar
E sei de alguns que sabem mais
(Muito mais!).

© 2021 Uns Produções / Sony Music - Álbum Meu Coco - Caetano Veloso.

Comentário do autor: "Uma recusa de submissão à opressão. Gostei quando "apesar de você" apareceu na letra. Quase escondida, essa frase me leva ao samba de Chico e sugere a dimensão política da canção. Fui gostando. Ficou sendo a minha preferida. Vai ouvindo devagar e deixa que o lance te arrebate." (Caetano Veloso para o storyline do Spotify, 2021).

"Foi o que eu disse diante da televisão quando Bolsonaro foi eleito" (Caetano Veloso para a AFP, 2021).

"O presidente que nós temos é o pior que poderíamos imaginar. Mas ele é parte da cãimbra que nosso corpo histórico-social sofre. Não vou deixar é o que diz a voz de pessoas como Fernanda Montenegro." (Caetano Veloso para o UOL, 2021).

"Nós estávamos vendo a contagem dos votos, e vendo que Bolsonaro estava ganhando, e muitas pessoas ficaram angustiadas. E eu disse: "Mas ele não vai fazer o que ele quer fazer com o Brasil porque eu não vou deixar!". Falei com muita veemência na hora, e aí botei na letra da música. Não Vou Deixar é como se fosse uma música de amor, mas na verdade tem uma motivação política. Por isso aparece a frase, quase escondida, "apesar de você", por causa do samba de Chico. Sinceramente? É a música que eu mais gosto no disco. [Por quê?] Porque adoro aquele riff de piano que o Lucas fez. E foi curioso, porque não é das coisas que ele mais gosta, mas ele terminou fazendo a meu pedido e fazendo melhor do que eu esperava. Depois, a gente pediu a Jaquinho [Jaques Morelenbaum] pra fazer um solo de cello, que ficou lindo. Tem algo de nordestino, mas também uma entrega na volta do canto. E, depois, entra um funk estilizado com o violãozinho, e eu faço: "Não vo-ou deei-xar!". Adoro essa faixa". (Caetano Veloso para a Revista Noize, 2023).

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)