Quase (Letra: Caetano Veloso, Música: Tom Veloso)

Até agora, foi revelada apenas a primeira estrofe da canção:

O Brasil
Quase viu
O real
Lula lá

Comentário do autorCara, tem uma música que quando a gente foi fazer o “Ofertório” eu compus com o Tom. Tom fez uma música que achei linda, aí eu botei a letra. E depois, já perto da estreia, o Tom disse: “Vamos tirar essa música, eu não quero não”. E aí eu falei com ele essa semana por causa do título, chama-se “Quase”. É o título de uma canção, de um samba-canção que foi um grande sucesso de Carmem Costa. E eu lembrei dele porque eu estava conversando com o Zeca sobre… Eu só tô falando dos meus filhos agora, mas porque também é “Ofertório”, essa história tem a ver. Mas eu estava conversando com o Zeca sobre Carmem Costa por causa da Marília Mendonça. O negócio da mulher falando como sujeito na história. Que tem um grande sucesso da Carmem Costa, de quando eu era menino, que se chama “Eu sou a outra”. Você se lembra? É incrível. E ela era mulher e preta, né? Carmem Costa era mulher e preta. E a música diz assim, na segunda parte: “Quem me condena/ Como se condena uma mulher perdida/ Só me vê na vida dele/ Mas não o vê na minha vida”. É muito perfeito! Nas atuais, não tem nenhuma que chegue com essa clareza, que chegue a essa clareza. Então eu estava falando isso, e me lembrei de uma outra canção. Aí mostrei a Zeca, pra ele ouvir. Porque Zeca gosta muito de ouvir canções, a gente às vezes se une pra ouvir coisas, que ele quer me mostrar, ou coisas que eu quero mostrar a ele, ou coisas que ele me pede pra esclarecer, aí eu mostro outros exemplos, enfim, coisas do passado. Aí mostrei esse samba-canção e me lembrei de um outro, que chama “Quase”. E que é um negócio romântico, que ela cantava também. Que fala “quase que eu disse agora o seu nome sem querer’. [...] Então! Aí eu, conversando sobre “Quase” com o Zeca, fiquei me lembrando. Disse assim: “O título é lindo, não é?”. E pensei: “Zeca, tô me lembrando, tem uma música, moderna, não sei de quem é, de hoje em dia, que tem esse título, ‘Quase’”. “É sua, pai”. “Minha”?” “É, sua e do Tom. Era do ‘Ofertório’, vocês tiraram do show”. Aí eu disse, “Cara, é mesmo!”. Aí fui me lembrar, não me lembrava a letra toda. Tom teve aqui ontem, eu pedi a ele pra ver se ele lembrava, ele lembrou a música, tocou, maravilhoso. Ela é em (compasso) 6/8. E ele tem uma linha de baixo, assim. Eu disse: “Cara, você devia gravar tocando violão, depois você bota um baixo, todo no 6/8”. Ele lembrou a música, mas só lembrava uns pedacinhos da letra. Aí ele foi procurar, e tinha um e-mail meu, de antes do “Ofertório”, que eu mandei a letra pra ele. Ele aí me mandou. E é sobre isso que estamos falando: “O Brasil/ Quase viu/ O real/ Lula lá”. A primeira estrofe é assim. (Caetano Veloso em entrevista para Acorde! Editorial, 2022). 

Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)