Carta sobre reedição do Araçá Azul (1987)
1 - Há muito tempo que venho pedindo uma reedição do Araçá Azul. Você me deu uma ótima notícia. Muita gente, em toda parte, me pede pistas de onde encontrar um exemplar e nem mesmo eu tenho um. Você viu ontem a menina que toca flauta e percussão com Sara Gonzalez perguntando pelo "disco difícil de achar e que tem Tu Me Acostumbraste". Quando esse disco saiu, fizeram uma tiragem grande pra a época. O público procurou (era meu 1º LP brasileiro depois da volta de Londres, seguindo-se a "Transa" e saiu quase ao mesmo tempo que o "Juntos e ao vivo" com Chico Buarque - ambos de enorme sucesso), mas o número de pessoas que, depois de tentar ouvir a 1° faixa do lado A, voltava às lojas para devolver foi tão grande que as lojas convenceram a própria gravadora a aceitar as devoluções. Eu pensei que todos esses discos devolvidos ficariam guardados, arquivados, com capa e tudo, esperando um tempo de aceitação. Mas não. O que será que eles fazem com os discos? Derretem para fazer outros? E as capas? Queimam? Veja a minha alienação. Não sei. De todo modo, dá um certo orgulho de ter batido o record de devoluções.
2 - Acho que, com a reedição de "Araçá Azul", deve-se pensar na reedição do 1° disco do Walter Franco, aquele que tem uma mosca na capa branca.
3 - Fiz esse disco em uma semana. Mesmo uma canção como "Julia/ Moreno" foi composta durante a semana de gravação. O mesmo para "Épico". Saí de Salvador e fui pra São Paulo apenas com uma ideia: desenvolver o que tinha esboçado na trilha do filme "São Bernardo" de Leon Hirshman - improvisar superpondo vozes, usando o sistema de vários canais. O resto apareceu na hora. Trabalhei com o técnico Marcus Vinicius, por quem até hoje tenho enorme carinho. Toquei prato, violão, percussão e ocarinas. Assoviei. Chamei Tutti Moreno e Moacir Albuquerque e Lannie pra tocarem comigo.
4 - Prefiro o "Ben" do Jorge Ben, ? mesma época, mas adoro o "Araçá Azul".
5 - "O Cinema Falado" é o "Araçá Azul" do cinema.
Caetano Veloso.