Vultos (Caetano Veloso)

Era Popó
Quem de manhã
Abria a rua
No trole aberto
Ele era rua
Em tom maior
Trazia o Sol
Guardava a Lua
Seu assovio
Desenhava minha rua
Num traço só

Aprender a ler
Para ensinar meus camaradas...

© Trecho de uma das primeiras composições de Caetano, nunca gravada, feita em homenagem a Paulino Aluísio de Andrade, mais conhecido como Mestre Popó do Maculelê. Sem data.

Comentário de Caetano: "Eu adorava quando, na festa de fevereiro, a gente ia pra frente do adro da Igreja da Purificação ver Popó e a turma dele. Ele, que era o líder do maculelê… os filhos dele e os discípulos dele lutando maculelê é lindo porque é como capoeira, meio dança, meio luta. Então, aqueles caras com aquelas duas madeiras na mão que batem... o som é muito bonito daquela batida de madeira. Eu adorava. É lindo. O refrão ("aprender a ler...") eu aprendi no Vale do Iguape, que fica entre Santo Amaro e Cachoeira, ou seja, no coração do recôncavo". (Depoimento para o documentário "Recôncavo na palma da mão" (1998), produzido pela TVE da Bahia. 


Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)