Samba em Paz (Caetano Veloso)

O samba vai vencer
Quando o povo perceber
Que é o dono da jogada

O samba vai crescer
Pelas ruas vai correr
Uma grande batucada

Samba não vai chorar mais
Toda gente vai cantar
O mundo vai mudar
E o povo vai cantar
Um grande samba em paz

© 1965 RCA Victor - Compacto simples - Caetano Veloso. 

Comentário do autor"Quando eu era aluno da Universidade da Bahia, alguns colegas, que eram militantes políticos, jovens de esquerda, me pediram para fazer um samba para ser cantado por eles em um grupo militante de carnaval. Eu simpatizava com as pessoas de esquerda, mas não pertencia a nenhum partido político. Eu compus o samba que se chamava "Samba em paz" e dizia coisas como: "O samba vai vencer/ Quando o povo perceber / Que é o dono da jogada / O samba vai crescer / Pelas ruas vai correr uma grande batucada". Isso em 1963, eu acho. Anos depois, Elis Regina gravou. Bem, é claro que senti que as canções poderiam aprofundar a percepção da vida em sociedade. Eu ainda acredito seja assim. Mas isso ocorre de forma mais misteriosa, não são as frases de propaganda que produzem movimentos profundos na mente de uma população". (Caetano Veloso para o El País, 2023).


Postagens mais visitadas deste blog

O Leãozinho (Caetano Veloso)

Os Argonautas (Caetano Veloso)

Nicinha (Caetano Veloso)